Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desafios Ambientais do Século XXI – UCA.

 

18/08/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os problemas ambientais presentes no mundo;
  • Analisar quais são os impactos que esses problemas acarretam ao planeta;
  • Verificar quais medidas estão sendo tomadas para diminuir o problema.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima; Vegetação e População.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – Identificando os problemas ambientais presentes no mundo

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que trabalhem em dupla e através do laptop, interligado à internet assistam a um vídeo no youtube conforme mostra link e tela abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=uIet55fGW6Q&feature=related. Acessado em: 10/08/2011.

Tela do vídeo

 

Após os alunos terem assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor um mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, tais como:

  •  Qual função da camada de ozônio?
  • Quais as principais causas da poluição atmosférica?
  • Quais as consequências do aquecimento global?
  • Quais medidas estão sendo tomadas para diminuir o problema?
  • Qual será o poder do século XXI?

 

O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.

Ao término do debate o professor irá solicitar que cada dupla construa um texto sobre o assunto abordado, utilizando o Kword do laptop, salientando as questões colocadas no vídeo e no debate.

   Imagem para ilustração

  •  Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 2 – Uma abordagem sobre os desafios ambientais do século XXI

A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em seis grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com números maiores de grupos, mais sempre trabalhando com números pares para ter o mesmo número de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

Após divisão dos grupos será trabalhado os seguintes temas:

  •  Os efeitos da ação humana no ambiente;
  • Possíveis soluções para preservação e conservação do planeta.

 

O trabalho será divido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.

Para a apresentação os grupos irão fazer um vídeo, uma parodia e uma apresentação no Kpresenter, todos utilizando o laptop.

 

 Explicações para a realização do trabalho

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 1° Passo: Configuração do som do laptop:

  •  Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo. 

Camera ilustrativa

 

2° Passo: Gravando o vídeo

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

Sugestões de sítios para pesquisa

Menino ilustrativo

 

http://www.institutoaqualung.com.br/info_desafios42.html. Acessado em: 11/08/2011.

http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm. Acessado em: 11/08/2011. 

http://www.dincao.com.br/noticias/2010/04/01/brasil-desafios-ambientais-do-seculo-xxi/. Acessado em: 11/08/2011.

http://www.brasilescola.com/geografia/problemas-ambientais-dos-grandes-centros.htm. Acessado em: 11/08/2011.

http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm. Acessado em: 11/08/2011. 

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html. Acessado em: 11/08/2011.

http://www.ecodebate.com.br/2008/05/16/estudo-mostra-relacao-de-causa-e-efeito-entre-acao-humana-e-mudancas-na-natureza/. Acessado em: 11/08/2011. 

http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/acoes-do-homem-e-o-meio-ambiente1.html. Acessado em: 11/08/2011.

http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-a-escola.html. Acessado em: 11/08/2011.

 

Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo terá vinte minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Atividade 4 – Uma análise sobre o tema

Esta atividade será conduzida pelo professor, desta forma, após a turma ter apresentado os trabalhos, o professor irá, através de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte música “Poluição do Ar” e juntamente com os alunos apontar os problemas que a música apresenta. Este deverá ser um momento de troca onde todos deverão expor suas ideias a respeito do tema abordado.

 

Poluição do Ar (Rafael Sales / charrete)   

Violão  Microfone

Letra

Você já parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automóveis
 

A queima do lixo em incineradores
Dos hospitais

Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca

Tudo isso é combustão
E poluição do ar

A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gases que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição

Tudo isso é poluição
poluição do ar

Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/charrete/965108/. Acessado em 13/08/2011.

 

Atividade 5 – Divulgação dos resultados

O professor irá solicitar aos grupos que construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula. Colocando o texto elaborado pelas duplas, o vídeo, a parodia, a apresentação do Kpresenter e sítios usados para pesquisa. Sendo que cada grupo irá construir um blog usando sua criatividade, este blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento do trabalho.

  •  Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/08/2011.

Criar um blog

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.aquecimentoglobal.com.br/. Acessado em: 13/08/2011.

http://www.problemasambientais.com.br/. Acessado em: 13/08/2011.

http://www.webciencia.com/19_planeta.htm. Acessado em: 13/08/2011.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 13/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/08/2011. Sítio usado para elaborar o blog.

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, a divulgação dos trabalhos no blog, a forma com que os alunos irão construir o blog e como eles irão divulgar para os colegas para os blogs terem acesso.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.