18/08/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima; Vegetação e População.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Identificando os problemas ambientais presentes no mundo
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que trabalhem em dupla e através do laptop, interligado à internet assistam a um vídeo no youtube conforme mostra link e tela abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=uIet55fGW6Q&feature=related. Acessado em: 10/08/2011.
Após os alunos terem assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor um mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, tais como:
O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.
Ao término do debate o professor irá solicitar que cada dupla construa um texto sobre o assunto abordado, utilizando o Kword do laptop, salientando as questões colocadas no vídeo e no debate.
Atividade 2 – Uma abordagem sobre os desafios ambientais do século XXI
A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em seis grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com números maiores de grupos, mais sempre trabalhando com números pares para ter o mesmo número de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Após divisão dos grupos será trabalhado os seguintes temas:
O trabalho será divido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.
Para a apresentação os grupos irão fazer um vídeo, uma parodia e uma apresentação no Kpresenter, todos utilizando o laptop.
Explicações para a realização do trabalho
1° Passo: Configuração do som do laptop:
2° Passo: Gravando o vídeo
Sugestões de sítios para pesquisa
http://www.institutoaqualung.com.br/info_desafios42.html. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.dincao.com.br/noticias/2010/04/01/brasil-desafios-ambientais-do-seculo-xxi/. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.brasilescola.com/geografia/problemas-ambientais-dos-grandes-centros.htm. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm. Acessado em: 11/08/2011.
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.ecodebate.com.br/2008/05/16/estudo-mostra-relacao-de-causa-e-efeito-entre-acao-humana-e-mudancas-na-natureza/. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/acoes-do-homem-e-o-meio-ambiente1.html. Acessado em: 11/08/2011.
http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-a-escola.html. Acessado em: 11/08/2011.
Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Lembrando que cada grupo terá vinte minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.
Atividade 4 – Uma análise sobre o tema
Esta atividade será conduzida pelo professor, desta forma, após a turma ter apresentado os trabalhos, o professor irá, através de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte música “Poluição do Ar” e juntamente com os alunos apontar os problemas que a música apresenta. Este deverá ser um momento de troca onde todos deverão expor suas ideias a respeito do tema abordado.
Poluição do Ar (Rafael Sales / charrete)
Letra
Você já parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automóveis
A queima do lixo em incineradores
Dos hospitais
Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca
Tudo isso é combustão
E poluição do ar
A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gases que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição
Tudo isso é poluição
poluição do ar
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/charrete/965108/. Acessado em 13/08/2011.
Atividade 5 – Divulgação dos resultados
O professor irá solicitar aos grupos que construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula. Colocando o texto elaborado pelas duplas, o vídeo, a parodia, a apresentação do Kpresenter e sítios usados para pesquisa. Sendo que cada grupo irá construir um blog usando sua criatividade, este blog deverá ser divulgado por toda a escola para que todos tenham conhecimento do trabalho.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/08/2011.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.aquecimentoglobal.com.br/. Acessado em: 13/08/2011.
http://www.problemasambientais.com.br/. Acessado em: 13/08/2011.
http://www.webciencia.com/19_planeta.htm. Acessado em: 13/08/2011.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 13/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 11/08/2011. Sítio usado para elaborar o blog.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.mvbmusic.com.br/loja/samson-m-108.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, a divulgação dos trabalhos no blog, a forma com que os alunos irão construir o blog e como eles irão divulgar para os colegas para os blogs terem acesso.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!