Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver hábitos de higienização corporal com os alunos de forma lúdica? (UCA)

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver conhecimentos sobre as partes do corpo;
  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene corporal;
  • Evoluir no processo de leitura e escrita;
  • Construir um gráfico;
  • Classificar objetos de acordo com critérios;
  • Identificar a música enquanto um portador de texto;
  •  Representar uma ideia por meio de ilustração.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, e a Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: explorando nosso corpo

- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, convide o professor de Educação Física para realizar uma atividade em parceria com você.

- Em um dia de sol, convide seus alunos para irem ao pátio de sua escola. Peça para que eles levem seus laptops.

- Ao chegar ao pátio, solicite que se organizem em duplas. Entregue um giz para cada dupla e diga-lhes que irão brincar de desenhar a silhueta do colega seguindo a sombra de seu corpo. Oriente o aluno que será desenhado a ficar de pé, para que o sol forme sua sombra no chão. Para isso, escolha um horário mais ao final da tarde ou no início da manhã, para que a posição do sol projete uma sombra equivalente ao tamanho da criança.

- Os alunos deverão se revezar nessa brincadeira, de forma que, enquanto um serve de modelo o outro desenha, e vice-versa.

- Depois de cada aluno desenhar a silhueta de seu colega, ele deverá preenchê-la com as partes do corpo dele, colocando: olhos, boca, nariz, orelhas, umbigo, dentre outros.  Eles também poderão escrever o nome das partes do corpo e dos colegas no desenho realizado. Esse momento servirá para analisar os conhecimentos das crianças sobre o corpo e suas partes.

menina fimando

- Após realizar os desenhos as duplas poderão utilizar seus laptops para fotografar suas produções e também o colega que cada um desenhou, podendo assim comparar a fotografia do aluno com o desenho realizado. Para tanto eles deverão utilizar a Webcam, instalada na área de trabalho.

- Reúna as fotos dos alunos em um pen-drive e imprima para montar um painel na sala, ou então solicite que os alunos colem em seus cadernos.

- Lembre-se de dialogar com eles sobre a atividade realizada, as partes do corpo e a importância dos cuidados e respeito com seu corpo e dos colegas.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SENSIBILIZANDO SOBRE A HIGIENE CORPORAL: SUJO, EU?!

- Professor, para sensibilizar seus alunos sobre o tema "Higiene Corporal", utilize o livro “Sujo, eu?!” de David Roberts, da Companhia Editora Nacional. Realize a leitura da história com seus alunos.

 

sujo eu

Fonte: http://prevenindoamesmice.blogspot.com/2010/09/livro-sujo-eu-david-roberts.html

 

- Verifique se na biblioteca de sua escola tem esse livro, pois ele é de fácil acesso. Caso não encontre, no sítio http://prevenindoamesmice.blogspot.com/2010/09/livro-sujo-eu-david-roberts.html - consulta realizada em 11/08/2011, você encontra a história disponível para baixar em seu computador.

 

- O livro conta a história de Bebeto, um menino que tinha hábitos estranhos como: comer coisas que achava no chão, cutucar a meleca no nariz, lamber a cara do cãozinho, dentre outros. Convivendo com seus amigos e familiares o garoto foi aprendendo que essas coisa eram anti-higiênicas e podiam colocar sua saúde em risco.

  

- Após a contação de história, questione seus alunos sobre seus hábitos de higiene. Pergunte a eles:

 

  • O que vocês fazem para manter o corpo limpo?
  • Quem aqui gosta de tomar banho?
  • Quem não gosta?
  • Por que é importante manter hábitos de higiene corporal.

 

- Depois, converse com eles sobre como é importante praticar hábitos de higiene para manter nossa saúde, pois quando estamos sujos, vestimos roupas sujas, e comemos com as mãos sujas, por exemplo, entramos em contato com germes e bactérias que podem nos causar doenças.

 menina lapis

EXPLORANDO A HISTÓRIA CONTADA

- Professor, após a contação de história proponha como registro uma atividade no caderno de Ciências, solicitando que os alunos desenhem os hábitos de higiene corporal que eles praticam que contribuem para a manutenção da saúde.

- Para tanto, solicite que os alunos construam uma tabela no caderno, utilizando a régua, e desenhe de um lado o hábito praticado, e do outro lado, escreva sua opinião sobre as contribuições desse hábito para a saúde do corpo.

- Essa atividade também poderá ser realizada utilizando os laptops dos alunos. Para tanto, oriente-os a criarem uma tabela de cinco linhas e duas colunas pelo programa KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), e escrevam de um lado os hábitos e do outro lado seus benefícios para a saúde. Como no exemplo abaixo:

 

HÁBITOS DE HIGIENE

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO CORPO

TOMAR BANHO

 

MANTER O CORPO LIMPO E ELIMINAR CHEIROS RUINS, GERMES E BACTÉRIAS.

ESCOVAR OS DENTES

 

PREVINE AS CÁRIES NOS DENTES.

LAVAR AS MÃOS

 

EVITA O CONTÁGIO DE DOENÇAS COMO VERMES.

LAVAR OS CABELOS

 

PREVINE CONTRA PARASITAS COMO PIOLHOS.

 

-  Deixe que os alunos realizem suas hipóteses de escrita, depois corrija com eles individualmente para possibilitar a reconstrução da escrita e sua evolução.

 

PESQUISANDO COM A FAMÍLIA

  1. Professor, oriente seus alunos a levarem seus laptops para casa e realizar uma entrevista com um familiar perguntando sobre os hábitos de higiene que ele pratica. Para tanto, envie um roteiro que ele deve seguir com o entrevistado, como exemplo, sugerimos:
  2.  

 

menino tarefa 

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

NOME:________________________________________

IDADE:________________________________________

  1. QUAIS HÁBITOS DE HIGIENE VOCÊ PRATICA DIARIAMENTE?

  2. QUANTAS VEZES VOCÊ ESCOVA SEUS DENTES POR DIA?

  3. QUANTOS BANHOS VOCÊ TOMA POR DIA?

  4. COM QUAL FREQUÊNCIA VOCÊ CORTA SUAS UNHAS?

  5. EM SUA OPINIÃO POR QUE OS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO IMPORTANTES PARA NOSSA SAÚDE?

  6. FILME A ENTREVISTA UTILIZANDO A Webcam INSTALADA NA ÁREA DE TRABALHO DE SEU LAPTOP,OU ENTÃO DIGITE AS PERGUNTAS COM AS REPOSTAS DO ENTREVISTADO UTILIZANDO O KWord(metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), E SALVE EM UM ARQUIVO NO LAPTOP.

2) Após realizar a entrevista, oriente seus alunos:

 

menino tarefa 

PROCUREM EM CASA COM A AJUDA DE SEUS FAMILIARES, RÓTULOS DE PRODUTOS DE HIGIENE CORPORAL QUE ELES UTILIZAM NO COTIDIANO.

TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA.

 

 

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO AS ENTREVISTAS

- Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da entrevista realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar os vídeos produzidos por eles ou então ler as respostas que anotaram.

- Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre as descobertas realizadas pelos mesmos nas entrevistas com seus familiares, e reforce a importância dos hábitos de higiene para a saúde.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO RÓTULOS DE PRODUTOS DE HIGIENE CORPORAL

- Inicie essa atividade solicitando que os alunos acessem aos sítios abaixo, e assistam aos vídeos musicais indicados. Esses vídeos abordam hábitos de higiene, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos. Para isso, siga os passos: Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 

 

Sítio 1: http://youtu.be/-ALYQXC8SGY

ratinho 1

 

 

Sítio 2: http://youtu.be/z1AW2hj65Zc

ratinho 2

Sítio 3: http://youtu.be/STkpkJWMIxs

mão

- Depois de explorar os vídeos que são divertidos e educativos, organize os alunos em rodinha e peça para que eles tragam os rótulos de produtos de higiene que eles trouxeram de casa.

- Ainda em rodinha, explore com eles a leitura dos nomes dos produtos, observando as hipóteses de leitura das crianças. Depois, trabalhe a classificação de objetos, solicitando que separem os rótulos em grupos diferentes, como por exemplo:

 

  • produtos utilizados para a higiene dos cabelos
  • produtos utilizados para a higiene da boca / dentes
  • produtos utilizados para a higiene das orelhas

 

- Cole os produtos em um cartaz na sala de aula, separados de acordo com a sua utilização. Lembrando que há produtos que podem ser utilizados na higienização de diferentes partes do corpo: por exemplo, o sabonete, pode ser utilizado para a higienização dos pés, bem como para lavar as orelhas.

Exemplo de cartazes com rótulos de produtos de higiene, produzidos pelos alunos do 1º ano B e 1º ano D da ESEBA/UFU:

cartaz 1 foto 2

Fonte: acervo da autora

 

- Posteriormente, construa um gráfico com os alunos para trabalhar o tratamento da informação. Para tanto, utilize o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), e crie uma tabela para que os alunos preencham observando a seguinte informação:

  • Quantidade de rótulos de produtos de higienização corporal, trazidos pelos alunos, utilizados para cada parte do corpo.

Exemplo:

 

Higienização dos cabelos

Higienização dos dentes

Higienização das orelhas

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

X

 

X

X

 

X

X

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

INTERPRETANDO O GRÁFICO

Observe o gráfico e responda:

  1. Quantos rótulos de produtos para a higienização dos cabelos foram trazidos para a escola?
  2. Qual parte do corpo teve mais rótulos de produtos para sua higiene trazidos pelos alunos? Qual foi a quantidade?

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

MIL BOLHAS DE SABÃO – Banho e música

- Solicite que seus alunos acessem com seus laptops o sítio http://letras.terra.com.br/aline-barros/547138/ através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Nele você encontra a letra e um vídeo, da música Mil bolinhas de sabão, da cantora Aline Barros.

- Cante com as crianças e explore com eles a letra da música.

menina lapis

- Reproduza a letra da música e entregue uma cópia para cada aluno. Depois explore a letra como um gênero textual da seguinte forma:

 

1) Circule na letra da música, palavras que indiquem hábitos anti-higiênicos.

2) Qual hábito de higiene corporal é retratado na música?

3) De acordo com a letra da música, de que forma a pessoa se livra da inhaquinha e do inhacão?

  

1000 bolinhas de sabão

Aline Barros

Composição: (Solange de César/ Beno César)

Diga não para a sujeiinha
" Não ! "
Diga Não pro chulezinho
- " Hummm ! "
Diga não pro caracão
E prá melequinha
" Éca que meleca ! "

 

Diga sim pro sabonete
- " Yes ! "
Diga sim pro chuveirinho
 

" AhA ! "
Sim Para a pasta de dente
É tão bom andar limpinho

 

Sai Prá lá inhaquinha
Sai prá lá inhacão
Eu tomo banho todo dia
Fazendo um espumão

 

Sai Para lá inhaquinha
Sai pra lá inhacão
Eu me livro de vocês
Com 1000 bolinhas de sabão

 

QUE DELÍCIA DE BANHO!

- Professor, depois de explorar a música com os alunos, organize os em rodinha e proponha uma brincadeira na qual, todos os alunos deverão imitar o professor.

 

 menina fimando

- Solicite que eles filmem ou fotografem a atividade, revezando-se na brincadeira e na filmagem. Para fotografar ou filmar a brincadeira os alunos deverão utilizar a Webcam, instalada na área de trabalho dos seus laptops.

- Comece a brincadeira e diga-lhes:

 

  • Vamos tomar um banho divertido!
  • Agora abram o chuveiro? Imaginem que a água está molhando seu corpo!
  • Ai! Está muito quente, vamos diminuir a temperatura!
  • Agora vamos pegar o sabonete, passar na esponja e esfregar nosso corpinho.
  • Em seguida vamos lavar os braços, limpando bem, dentre outros.

 

- Oriente seus alunos, dando-lhes as coordenadas para o banho, dizendo o nome das partes do corpo que eles devem lavar, utilizando os nomes corretos de forma natural.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

CONSTRUINDO MÓBILES

- Professor, para finalizar o trabalho sobre higienização corporal com os alunos, construa com eles móbiles de materiais utilizados para a higienização corporal como: pente, escova de dentes, creme dental, fio dental, sabonete, xampu, dentre outros.

-Esta atividade, também poderá ser realizada em parceria com a professora de Artes.

- Para tanto, disponibilize sucatas e materiais como: papel, lantejoulas, garrafas de plástico descartáveis, latinhas, dentre outros, e deixe com que os alunos usem a sua criatividade e imaginação na construção dos móbiles.

- Depois de prontos, pendure os móbiles na sala de aula e organize uma exposição com a família e/ou outras turmas da sua escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ser processual, ela ocorre ao longo do trabalho. Portanto, verifique se os alunos compreenderam e desenvolveram os hábitos de higiene que foram trabalhados de forma lúdica, por meio das diferentes atividades propostas. Os dados coletados na avaliação oferecerão subsídios para o planejamento, por isso organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • raquel cazari, Escola m. Maria Bataglin Machado , Mato Grosso do Sul - disse:
    profcazari@hotmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei de sua aula, sou coordenadora e ela era exatamente o que eu precisava para orientar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.