25/08/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, e a Webcam.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA: explorando nosso corpo
- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, convide o professor de Educação Física para realizar uma atividade em parceria com você.
- Em um dia de sol, convide seus alunos para irem ao pátio de sua escola. Peça para que eles levem seus laptops.
- Ao chegar ao pátio, solicite que se organizem em duplas. Entregue um giz para cada dupla e diga-lhes que irão brincar de desenhar a silhueta do colega seguindo a sombra de seu corpo. Oriente o aluno que será desenhado a ficar de pé, para que o sol forme sua sombra no chão. Para isso, escolha um horário mais ao final da tarde ou no início da manhã, para que a posição do sol projete uma sombra equivalente ao tamanho da criança.
- Os alunos deverão se revezar nessa brincadeira, de forma que, enquanto um serve de modelo o outro desenha, e vice-versa.
- Depois de cada aluno desenhar a silhueta de seu colega, ele deverá preenchê-la com as partes do corpo dele, colocando: olhos, boca, nariz, orelhas, umbigo, dentre outros. Eles também poderão escrever o nome das partes do corpo e dos colegas no desenho realizado. Esse momento servirá para analisar os conhecimentos das crianças sobre o corpo e suas partes.
- Após realizar os desenhos as duplas poderão utilizar seus laptops para fotografar suas produções e também o colega que cada um desenhou, podendo assim comparar a fotografia do aluno com o desenho realizado. Para tanto eles deverão utilizar a Webcam, instalada na área de trabalho.
- Reúna as fotos dos alunos em um pen-drive e imprima para montar um painel na sala, ou então solicite que os alunos colem em seus cadernos.
- Lembre-se de dialogar com eles sobre a atividade realizada, as partes do corpo e a importância dos cuidados e respeito com seu corpo e dos colegas.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SENSIBILIZANDO SOBRE A HIGIENE CORPORAL: SUJO, EU?!
- Professor, para sensibilizar seus alunos sobre o tema "Higiene Corporal", utilize o livro “Sujo, eu?!” de David Roberts, da Companhia Editora Nacional. Realize a leitura da história com seus alunos.
Fonte: http://prevenindoamesmice.blogspot.com/2010/09/livro-sujo-eu-david-roberts.html
- Verifique se na biblioteca de sua escola tem esse livro, pois ele é de fácil acesso. Caso não encontre, no sítio http://prevenindoamesmice.blogspot.com/2010/09/livro-sujo-eu-david-roberts.html - consulta realizada em 11/08/2011, você encontra a história disponível para baixar em seu computador.
- O livro conta a história de Bebeto, um menino que tinha hábitos estranhos como: comer coisas que achava no chão, cutucar a meleca no nariz, lamber a cara do cãozinho, dentre outros. Convivendo com seus amigos e familiares o garoto foi aprendendo que essas coisa eram anti-higiênicas e podiam colocar sua saúde em risco.
- Após a contação de história, questione seus alunos sobre seus hábitos de higiene. Pergunte a eles:
- Depois, converse com eles sobre como é importante praticar hábitos de higiene para manter nossa saúde, pois quando estamos sujos, vestimos roupas sujas, e comemos com as mãos sujas, por exemplo, entramos em contato com germes e bactérias que podem nos causar doenças.
EXPLORANDO A HISTÓRIA CONTADA
- Professor, após a contação de história proponha como registro uma atividade no caderno de Ciências, solicitando que os alunos desenhem os hábitos de higiene corporal que eles praticam que contribuem para a manutenção da saúde.
- Para tanto, solicite que os alunos construam uma tabela no caderno, utilizando a régua, e desenhe de um lado o hábito praticado, e do outro lado, escreva sua opinião sobre as contribuições desse hábito para a saúde do corpo.
- Essa atividade também poderá ser realizada utilizando os laptops dos alunos. Para tanto, oriente-os a criarem uma tabela de cinco linhas e duas colunas pelo programa KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), e escrevam de um lado os hábitos e do outro lado seus benefícios para a saúde. Como no exemplo abaixo:
HÁBITOS DE HIGIENE |
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO CORPO |
TOMAR BANHO |
MANTER O CORPO LIMPO E ELIMINAR CHEIROS RUINS, GERMES E BACTÉRIAS. |
ESCOVAR OS DENTES |
PREVINE AS CÁRIES NOS DENTES. |
LAVAR AS MÃOS |
EVITA O CONTÁGIO DE DOENÇAS COMO VERMES. |
LAVAR OS CABELOS |
PREVINE CONTRA PARASITAS COMO PIOLHOS. |
- Deixe que os alunos realizem suas hipóteses de escrita, depois corrija com eles individualmente para possibilitar a reconstrução da escrita e sua evolução.
PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
|
ROTEIRO DE ENTREVISTA:NOME:________________________________________IDADE:________________________________________
|
2) Após realizar a entrevista, oriente seus alunos:
|
PROCUREM EM CASA COM A AJUDA DE SEUS FAMILIARES, RÓTULOS DE PRODUTOS DE HIGIENE CORPORAL QUE ELES UTILIZAM NO COTIDIANO.TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA.
|
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO AS ENTREVISTAS
- Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da entrevista realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar os vídeos produzidos por eles ou então ler as respostas que anotaram.
- Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre as descobertas realizadas pelos mesmos nas entrevistas com seus familiares, e reforce a importância dos hábitos de higiene para a saúde.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO RÓTULOS DE PRODUTOS DE HIGIENE CORPORAL
- Inicie essa atividade solicitando que os alunos acessem aos sítios abaixo, e assistam aos vídeos musicais indicados. Esses vídeos abordam hábitos de higiene, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos. Para isso, siga os passos: Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Sítio 1: http://youtu.be/-ALYQXC8SGY
Sítio 2: http://youtu.be/z1AW2hj65Zc
Sítio 3: http://youtu.be/STkpkJWMIxs
- Depois de explorar os vídeos que são divertidos e educativos, organize os alunos em rodinha e peça para que eles tragam os rótulos de produtos de higiene que eles trouxeram de casa.
- Ainda em rodinha, explore com eles a leitura dos nomes dos produtos, observando as hipóteses de leitura das crianças. Depois, trabalhe a classificação de objetos, solicitando que separem os rótulos em grupos diferentes, como por exemplo:
- Cole os produtos em um cartaz na sala de aula, separados de acordo com a sua utilização. Lembrando que há produtos que podem ser utilizados na higienização de diferentes partes do corpo: por exemplo, o sabonete, pode ser utilizado para a higienização dos pés, bem como para lavar as orelhas.
Exemplo de cartazes com rótulos de produtos de higiene, produzidos pelos alunos do 1º ano B e 1º ano D da ESEBA/UFU:
Fonte: acervo da autora
- Posteriormente, construa um gráfico com os alunos para trabalhar o tratamento da informação. Para tanto, utilize o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), e crie uma tabela para que os alunos preencham observando a seguinte informação:
Exemplo:
Higienização dos cabelos |
Higienização dos dentes |
Higienização das orelhas |
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
X |
|
X |
X |
|
X |
X |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
INTERPRETANDO O GRÁFICO
Observe o gráfico e responda:
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
MIL BOLHAS DE SABÃO – Banho e música
- Solicite que seus alunos acessem com seus laptops o sítio http://letras.terra.com.br/aline-barros/547138/ através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Nele você encontra a letra e um vídeo, da música Mil bolinhas de sabão, da cantora Aline Barros.
- Cante com as crianças e explore com eles a letra da música.
- Reproduza a letra da música e entregue uma cópia para cada aluno. Depois explore a letra como um gênero textual da seguinte forma:
1) Circule na letra da música, palavras que indiquem hábitos anti-higiênicos.
2) Qual hábito de higiene corporal é retratado na música?
3) De acordo com a letra da música, de que forma a pessoa se livra da inhaquinha e do inhacão?
1000 bolinhas de sabãoAline BarrosComposição: (Solange de César/ Beno César) |
|
Diga não para a sujeiinha |
" AhA ! " |
QUE DELÍCIA DE BANHO!
- Professor, depois de explorar a música com os alunos, organize os em rodinha e proponha uma brincadeira na qual, todos os alunos deverão imitar o professor.
- Solicite que eles filmem ou fotografem a atividade, revezando-se na brincadeira e na filmagem. Para fotografar ou filmar a brincadeira os alunos deverão utilizar a Webcam, instalada na área de trabalho dos seus laptops.
- Comece a brincadeira e diga-lhes:
- Oriente seus alunos, dando-lhes as coordenadas para o banho, dizendo o nome das partes do corpo que eles devem lavar, utilizando os nomes corretos de forma natural.
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
CONSTRUINDO MÓBILES
- Professor, para finalizar o trabalho sobre higienização corporal com os alunos, construa com eles móbiles de materiais utilizados para a higienização corporal como: pente, escova de dentes, creme dental, fio dental, sabonete, xampu, dentre outros.
-Esta atividade, também poderá ser realizada em parceria com a professora de Artes.
- Para tanto, disponibilize sucatas e materiais como: papel, lantejoulas, garrafas de plástico descartáveis, latinhas, dentre outros, e deixe com que os alunos usem a sua criatividade e imaginação na construção dos móbiles.
- Depois de prontos, pendure os móbiles na sala de aula e organize uma exposição com a família e/ou outras turmas da sua escola.
http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html
Professor, a avaliação deve ser processual, ela ocorre ao longo do trabalho. Portanto, verifique se os alunos compreenderam e desenvolveram os hábitos de higiene que foram trabalhados de forma lúdica, por meio das diferentes atividades propostas. Os dados coletados na avaliação oferecerão subsídios para o planejamento, por isso organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/03/2012
Cinco estrelasGostei de sua aula, sou coordenadora e ela era exatamente o que eu precisava para orientar.