29/08/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Questões ambientais e Processo de Urbanização.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Uma análise sobre o meio em que vivemos
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá solicitar aos alunos que em dupla e através do laptop, interligado à internet assistam a dois vídeos, observando de que forma o mundo do consumo interfere na vida das pessoas.
Os links e telas a seguir possibilitam os alunos assistirem aos vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=t3muBylJA10. Acessado em 15/08/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=DjMwE-rDyks&feature=related. Acessado em: 15/08/2011.
Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir que as duplas discutam os aspectos observados no vídeo. Ao término deste momento de troca de ideias, o professor irá solicitar que cada dupla construa um texto sobre o assunto abordado, utilizando o Kword do laptop, salientando as questões colocadas no vídeo e na discussão da dupla.
Concluída a atividade as duplas irão apresentar o resultado das discussões levantadas e colocadas no texto. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos que coloquem suas observações sobre as questões discutidas.
Atividade 2 – A sociedade do consumo e o meio natural
A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em quatro grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com oito grupos, desta forma, cada dois grupos irá trabalhar com um tema. Lembrando que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Os roteiros das atividades serão entregues separados para cada grupo e os alunos poderão realizar a atividade em outros espaços fora da sala de aula, como biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.
Os roteiros a seguir mostram como os alunos irão trabalhar para o desenvolvimento da atividade.
Grupo 1 – O crescimento da população e o consumo exagerado
O grupo deverá analisar o seguinte aspecto:
Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poderá usar os seguintes sítios:
http://www.cenedcursos.com.br/a-sociedade-consumo-meio-ambiente.html. Acessado em 15/08/2011.
http://www.slideshare.net/tancredoaneves/projeto-impactos-ambientais. Acessado em 15/08/2011.
http://www.aracruz.com.br/doc/pdf/PEA_n47_Ameacas%20a%20Sustentabilidade.pdf. Acessado em 15/08/2011.
http://www.caxias.rs.gov.br/procon/site/_uploads/publicacoes/publicacao_5.pdf. Acessado em 15/08/2011.
Assim que o grupo finalizar a pesquisa e a análise dos itens indicados no roteiro, os alunos deverão fazer uma apresentação no Kpresenter do laptop, e escolher outra maneira de apresentação, podendo ser parodia, vídeo, poema ou outra que achar criativa para passar o que aprendeu aos demais colegas.
Grupo 2 – Geração de Resíduos Sólidos
O grupo deverá analisar o seguinte aspecto:
Orientações de sítios para a pesquisa.
http://www.artigos.com/artigos/sociedade/residuos-solidos:-lixo-ou-materia%11prima?-687/artigo/. Acessado em 15/08/2011.
http://serrp.blogspot.com/2010/05/geracao-de-residuos-solidos-urbanos-tem.html. Acessado em 15/08/2011.
http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/residuos-sodlidosgeracao-percapta-caracterizacao-lixo-.htm. Acessado em 15/08/2011.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2007/01/23/29055-o-lixo-como-questao-estrategica.html. Acessado em 15/08/2011.
http://www.anpec.org.br/encontro2008/artigos/200807211417570-.pdf. Acessado em 15/08/2011.
Após estudo realizado o grupo irá fazer uma apresentação no Kpresenter do laptop, e escolher outra maneira de apresentação, podendo ser parodia, vídeo, poema ou outra que achar criativa para passar o que aprendeu aos demais colegas.
Grupo 3 – Água e Energia
Os itens abaixo serão usados como parâmetros para a elaboração do trabalho:
Fontes para o desenvolvimento da pesquisa.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-e-energia.php. Acessado em 15/08/2011.
http://www.natureba.com.br/desperdicio-agua.htm. Acessado em 15/08/2011.
http://www.caetenews.com.br/blog/planetaagua/index.php?itemid=1104. Acessado em 15/08/2011.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=desperdicio-energia-eletrica&id=010115100514. Acessado em 15/08/2011.
Após a pesquisa os alunos irão através do Kpresenter do laptop criar uma apresentação para transmitir o conteúdo visto na pesquisa, e escolher outra forma de apresentação, podendo ser parodia, vídeo, poema ou outra que achar criativa para passar o que aprendeu aos demais colegas.
Grupo 4 – Formas de evitar o desperdício e contribuir para o consumo responsável
O grupo deverá analisar aspectos como:
Para a realização da atividade o grupo poderá usar os seguintes sítios:
http://www.pucrs.br/mj/energia.php. Acessado em 15/08/2011.
http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=ecoentrevistas&tipo=temas&cd=896. Acessado em 15/08/2011.
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/viewFile/2300/1400. Acessado em 15/08/2011.
http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html. Acessado em 15/08/2011.
Após pesquisa os alunos farão uma análise da condição atual dos itens estudados e irão montar uma apresentação no Kpresenter do laptop, e escolher outra forma de apresentação, podendo ser parodia, vídeo, poema ou outra que achar criativa para passar o que aprendeu aos demais colegas.
Atividade 3 – Apresentações das atividades
Ao término das atividades propostas anteriormente, os alunos deverão voltar para a sala e iniciar as apresentações. Sendo que, cada grupo terá cerca de dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.
No intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado pelo grupo.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala comparando as particularidades de cada tema pesquisado com a temática geral estudada.
Para que os alunos tenham conteúdo por escrito sobre o tema, o professor deverá solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresentações.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.caxias.rs.gov.br/procon/site/_uploads/publicacoes/publicacao_5.pdf. Acessado em: 15/08/2011.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 15/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!