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Como relacionar estudo e trabalho e qual é o trabalho que as crianças devem executar? - UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organização política e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente;

 

  • Resgatar os conceitos de trabalho e estudo;

 

  • Relacionar o conceito de trabalho com o de estudo;

 

  • Reconhecer que esses dois conceitos estão interligados;

 

  • Compreender que estudar também é um trabalho.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos de 60 minutos cada e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender que é um cidadão da cidade em que vive e tem por obrigação zelar por ela e por seus habitantes, bem como reconhecer que o trabalho faz parte de nossa vida e qual é o tipo de trabalho que as crianças podem desenvolver.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

Você sabe o que é o E.C.A.? Não! Então vamos conhecê-lo.

ECA é uma sigla e significa Estatuto da Criança e do Adolescente. O E.C.A. surgiu em 1990 – cujo presidente da república da época era Fernando Collor de Melo - instituído pela Lei 8069, de 13 de julho que regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes. Inspirado pela Constituição Federal de 1988, no art. 227, a qual antecede a Convenção dos Direitos das Crianças (1990) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com toda integralização no âmbito internacional. Essa Lei surgiu, para que as crianças do nosso país passassem a ter seus direitos, independente de raça, classe social, melhorando todos os aspectos de discriminação, assim como outras relevâncias.

eca

Imagem disponível em: http://afosnsocunhaminhaterra.blogspot.com/2011/07/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente.html- Acesso em 12/08/2011

Professor, para que os alunos compreendam melhor o estatuto, assista com eles ao vídeo “Conhecendo Estatuto da Criança e do Adolescente com Renatinha. Para isso, solicite que utilizem os laptops e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

eca

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YdMFnZ9W1-o

Professor, proponha um debate com seus alunos e relacione os artigos abaixo (4º e 53), com o nosso tema: trabalho e estudo.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

“Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”. (grifo do autor).

Professor, para enriquecer o tema, proponha uma tarefa para casa. Veja a sugestão a seguir:

Aluno UCA - Atividades de Casa

2º Momento: aproximadamente 60 min.

Existe relação entre estudo e trabalho?

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. (Albert Einsten)

Professor, este momento é oportuno para uma reflexão coletiva. Comece o debate com a pergunta mais tradicional entre as crianças: “O que você quer ser quando crescer?”.

Ouça cada resposta e anote na lousa e/ou as digite em seu laptop UCA e as projete utilizando um projetor multimídia. Quando a lousa estiver repleta das mais diversas profissões sugeridas pelos alunos, pergunte para qual delas é necessário estudar muito para que o desejo seja alcançado e qual não necessita de estudo algum. Provavelmente, a maioria dessas profissões necessitará de algum estudo prévio, mesmo aquelas que os alunos consideram mais simples, como gari ou coletor de lixo, é necessário certo grau de escolaridade.

Esta é uma boa oportunidade que você terá de incentivá-los a estudar para obter um bom e satisfatório trabalho. 

bebê lendo

Imagem disponível em: http://www.medinforme.com/estresse-na-gravidez-pode-gerar-filhos-menos-inteligentes/ - Acesso em 12/08/2011

Conforme o E.C.A., a criança e o adolescente têm direito aos estudos em uma escola, para que no futuro ele possa conseguir o trabalho em que tanto sonhou. “Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”. (grifo do autor). Por isso, não podemos perder tempo. Temos que estudar um pouquinho todos os dias. Alguns alunos estudam tanto, que estudam até mesmo em lugares pouco imagináveis e não recomendáveis.

- Compartilhe com os alunos a imagem a seguir e questione-os:

- Estudar é um trabalho ou uma brincadeira? Por que estudar pode ser considerado um trabalho?

bebê lendo no banheiro

Imagem disponível em: http://alfabetizareumaformadeamar.blogspot.com/2010/08/ensine-o-gostar-de-ler.html

Sabemos que o cansaço físico e o sono virão, mas não podemos desanimar e desistir, pois, estudar é o trabalho do estudante. Tanto é que além das provas, alguns pontos são destinados as pesquisas, mais conhecidos como trabalhos de casa ou trabalhos em grupo.

aluno dormindo

Imagem disponível em: http://www.mundodastribos.com/dicas-para-conciliar-trabalho-e-estudo.html

Aluna UCA - Vídeos

TRABALHO EM GRUPO: ENTREVISTANDO, DESCOBRINDO, REGISTRANDO

Professor, proponha um trabalho em grupo fora da sala de aula. Esse trabalho será uma entrevista. Cada grupo de no máximo 05 alunos entrevistará três funcionários da escola: o diretor, um funcionário da secretaria e uma funcionária da cantina. O objetivo é verificar se é importante ou não estudar, verificar se o artigo 53 do E.C.A faz sentido ou não na vida do aluno. Para o desenvolvimento da entrevista, os alunos deverão utilizar seus laptops UCA, na área de trabalho, [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].Eles também poderão gravar a entrevista utilizando o  KRecord[Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som. Não há necessidade de transcrever a entrevista para o papel, pois, a sala terá acesso às entrevistas por meio de um projetor no dia da apresentação do trabalho.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

O trabalho infantil é permitido?

Questione os alunos:

- Você sabe alguma coisa sobre trabalho infantil?

- Professor, muitos alunos vão relatar que ajudam a mãe a lavar a louça, que limpam a mesa, ou seja, que ajudam nos trabalhos domésticos. É necessário diferenciar a ajuda em casa do tipo de trabalho que estamos nos referindo, pois colaborar com a família é importante o que não é permitido é a exploração da mão de obra infantil.

O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.

Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil - acesso em 12/08/2011

Trabalho infantil

Imagem disponível em: http://www.socialnojornalismo.com.br/trabalho-infantil-ainda-e-uma-realidade-dura-para-o-brasil/  

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Robinho

Imagem disponível em: http://www.olinda.pe.gov.br/cidadania/campanha-contra-a-erradicacao-do-trabalho-infantil-e-lancada-em-partida-de-futebol

Mas será que todo trabalho infantil é proibido? NÃO! Isso se considerarmos que estudar é o trabalho do estudante. Por isso amigo estudante: estude, estude e estude muito.

Recursos Complementares
  • Resposta das “atividades de casa” proposta no 1º momento desta aula:

 Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

 

  • Sugestão de sítios sobre trabalho infantil:

   - Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

   - Ministério do Trabalho e Emprego – combate ao trabalho infantil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

   - Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI

   - Vídeo e música: http://www.youtube.com/watch?v=SF1jg8llV6Y

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática proposta. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que, o trabalho infantil é cruel e criminoso, contudo, nem todo, pois, o trabalho do estudante – estudar – não é apenas permitido, mas aconselhável, importante e deve ser incentivado.

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