29/08/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Organização política e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Estratégias e recursos da aula
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três momentos de 60 minutos cada e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender que é um cidadão da cidade em que vive e tem por obrigação zelar por ela e por seus habitantes, bem como reconhecer que o trabalho faz parte de nossa vida e qual é o tipo de trabalho que as crianças podem desenvolver.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
Você sabe o que é o E.C.A.? Não! Então vamos conhecê-lo.
ECA é uma sigla e significa Estatuto da Criança e do Adolescente. O E.C.A. surgiu em 1990 – cujo presidente da república da época era Fernando Collor de Melo - instituído pela Lei 8069, de 13 de julho que regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes. Inspirado pela Constituição Federal de 1988, no art. 227, a qual antecede a Convenção dos Direitos das Crianças (1990) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com toda integralização no âmbito internacional. Essa Lei surgiu, para que as crianças do nosso país passassem a ter seus direitos, independente de raça, classe social, melhorando todos os aspectos de discriminação, assim como outras relevâncias.
Imagem disponível em: http://afosnsocunhaminhaterra.blogspot.com/2011/07/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente.html- Acesso em 12/08/2011
Professor, para que os alunos compreendam melhor o estatuto, assista com eles ao vídeo “Conhecendo Estatuto da Criança e do Adolescente com Renatinha”. Para isso, solicite que utilizem os laptops e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YdMFnZ9W1-o
Professor, proponha um debate com seus alunos e relacione os artigos abaixo (4º e 53), com o nosso tema: trabalho e estudo.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
“Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”. (grifo do autor).
Professor, para enriquecer o tema, proponha uma tarefa para casa. Veja a sugestão a seguir:
2º Momento: aproximadamente 60 min.
Existe relação entre estudo e trabalho?
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. (Albert Einsten)
Professor, este momento é oportuno para uma reflexão coletiva. Comece o debate com a pergunta mais tradicional entre as crianças: “O que você quer ser quando crescer?”.
Ouça cada resposta e anote na lousa e/ou as digite em seu laptop UCA e as projete utilizando um projetor multimídia. Quando a lousa estiver repleta das mais diversas profissões sugeridas pelos alunos, pergunte para qual delas é necessário estudar muito para que o desejo seja alcançado e qual não necessita de estudo algum. Provavelmente, a maioria dessas profissões necessitará de algum estudo prévio, mesmo aquelas que os alunos consideram mais simples, como gari ou coletor de lixo, é necessário certo grau de escolaridade.
Esta é uma boa oportunidade que você terá de incentivá-los a estudar para obter um bom e satisfatório trabalho.
Imagem disponível em: http://www.medinforme.com/estresse-na-gravidez-pode-gerar-filhos-menos-inteligentes/ - Acesso em 12/08/2011
Conforme o E.C.A., a criança e o adolescente têm direito aos estudos em uma escola, para que no futuro ele possa conseguir o trabalho em que tanto sonhou. “Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”. (grifo do autor). Por isso, não podemos perder tempo. Temos que estudar um pouquinho todos os dias. Alguns alunos estudam tanto, que estudam até mesmo em lugares pouco imagináveis e não recomendáveis.
- Compartilhe com os alunos a imagem a seguir e questione-os:
- Estudar é um trabalho ou uma brincadeira? Por que estudar pode ser considerado um trabalho?
Imagem disponível em: http://alfabetizareumaformadeamar.blogspot.com/2010/08/ensine-o-gostar-de-ler.html
Sabemos que o cansaço físico e o sono virão, mas não podemos desanimar e desistir, pois, estudar é o trabalho do estudante. Tanto é que além das provas, alguns pontos são destinados as pesquisas, mais conhecidos como trabalhos de casa ou trabalhos em grupo.
Imagem disponível em: http://www.mundodastribos.com/dicas-para-conciliar-trabalho-e-estudo.html
TRABALHO EM GRUPO: ENTREVISTANDO, DESCOBRINDO, REGISTRANDO
Professor, proponha um trabalho em grupo fora da sala de aula. Esse trabalho será uma entrevista. Cada grupo de no máximo 05 alunos entrevistará três funcionários da escola: o diretor, um funcionário da secretaria e uma funcionária da cantina. O objetivo é verificar se é importante ou não estudar, verificar se o artigo 53 do E.C.A faz sentido ou não na vida do aluno. Para o desenvolvimento da entrevista, os alunos deverão utilizar seus laptops UCA, na área de trabalho, [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].Eles também poderão gravar a entrevista utilizando o KRecord[Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som. Não há necessidade de transcrever a entrevista para o papel, pois, a sala terá acesso às entrevistas por meio de um projetor no dia da apresentação do trabalho.
3º Momento: aproximadamente 60 min.
O trabalho infantil é permitido?
Questione os alunos:
- Você sabe alguma coisa sobre trabalho infantil?
- Professor, muitos alunos vão relatar que ajudam a mãe a lavar a louça, que limpam a mesa, ou seja, que ajudam nos trabalhos domésticos. É necessário diferenciar a ajuda em casa do tipo de trabalho que estamos nos referindo, pois colaborar com a família é importante o que não é permitido é a exploração da mão de obra infantil.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil - acesso em 12/08/2011
Imagem disponível em: http://www.socialnojornalismo.com.br/trabalho-infantil-ainda-e-uma-realidade-dura-para-o-brasil/
Imagem disponível em: http://www.olinda.pe.gov.br/cidadania/campanha-contra-a-erradicacao-do-trabalho-infantil-e-lancada-em-partida-de-futebol
Mas será que todo trabalho infantil é proibido? NÃO! Isso se considerarmos que estudar é o trabalho do estudante. Por isso amigo estudante: estude, estude e estude muito.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil
- Ministério do Trabalho e Emprego – combate ao trabalho infantil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI
- Vídeo e música: http://www.youtube.com/watch?v=SF1jg8llV6Y
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática proposta. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que, o trabalho infantil é cruel e criminoso, contudo, nem todo, pois, o trabalho do estudante – estudar – não é apenas permitido, mas aconselhável, importante e deve ser incentivado.
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