26/08/2011
Aline Rodrigues Cantalogo,Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é importante que os alunos conheçam o sistema de numeração decimal e que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
COLEÇÕES: INVESTIGANDO O CONCEITO DE ADIÇÃO
Professor, combine anteriormente com os alunos para trazerem para sala de aula as coleções que tiverem (figurinhas, bolinhas de gude, chaveiros,botões, moedas, cartões de telefones, tampinhas, canetinhas, selos, pulseiras, papéis de cartas...)
-Solicite que apresentem as coleções que trouxeram para você registrar na lousa, nome e quantidade de itens.
-Antes de trabalhar o processo de adição peça aos alunos para levantar hipóteses sobre o conceito de adição.
-Se a sua turma ainda não trabalha com a classe das centenas, e a quantidade de itens das coleções for alta, utilize apenas parte delas.
EXPLORANDO A CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
-Peça que organizem as coleções nos grupos utilizando os critérios que quiserem e depois solicite que apresentem para sala, qual é a coleção e expliquem como e porque organizaram daquela maneira.
-Durante a organização do material registre a atividade utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)
-Questione os grupos se existe apenas aquela forma de organização, exemplo: coleção de lápis
- eles podem ser organizados pela cor, forma, tamanho, o outros.
Fonte: http://lbarreiros.blogspot.com/2009/11/o-lapis.html acesso em 13/08/11
TRABALHANDO O PROCESSO DE ADIÇÃO:
-Pegue uma das coleções para explorar com os alunos. Apresente individualmente o item, explore suas características e combine que à medida que apresentar uma unidade, eles deverão somar e você registra na lousa, exemplo: mostre lápis por lápis.
1 2 3 4
+ 1 + 1 +1 + 1 ... até completar a soma total .
2 3 4 5
Trabalhe com os grupos de itens de acordo com a organização dos alunos:
2 azuis 4 amarelos 1 branco
+ 3 vermelhos + 3 verdes + 5 pretos
5 lápis 7 lápis 6 lápis
Professor, explore todas as coleções, fazendo as adições a partir da manipulação e do registro.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
TRABALHANDO COM CÁLCULOS MENTAIS
-Peça aos alunos que construam uma planilha na ferramenta KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica) e digitem seus nomes e numerem na vertical no total de cálculos que cada um elaborou.
Veja um exemplo, baseado em uma aula aplicada com os alunos da Eseba- Escola de Educação Básica da UFU:
-Crie hipóteses e peça para calcularem os resultados. Utilize os nomes dos alunos da turma, mas fique atento para não privilegiar alguns e esquecer-se de outros:
1. Pedro tem a coleção de lápis com 30 unidades, ganhou mais dois lápis. Com quantos ele ficou?
2. Sueli também deu 5 lápis para Pedro, agora quantas unidades tem a coleção?
3. Na coleção de Pedro haviam 3 lápis verdes. Mário deu mais 3 e Maria mais 4. Quantos lápis verdes têm na coleção agora?
4. Calcule o total de lápis que tem na coleção de acordo com as cores da bandeira do Brasil (apresentar a imagem da bandeira do Brasil).
5. Se os colegas de sala derem o dobro de lápis para a coleção, com quantos lápis Pedro ficará?
-Professor, você pode explorar a subtração, caso considere viável, basta criar situações em que sumiram itens, estragaram,deram, perderam... Aproveite o momento para trabalhar os números ordinais.
-Peça que coloquem uma das coleções na lousa presa com fita adesiva: Exemplo: chaveiros.
Explore oralmente:
DICAS IMPORTANTES
Professor, estas informações são para tirar dúvidas frequentes e ensinar com segurança.
Fonte: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html acesso em 10/08/11
Numeral:é a representação de um número, seja ele escrito ou falado. Exemplos: a) O número treze pode ser representado pelo numeral XIII ( no sistema romano) e pelo numeral 13 ( no sistema indo-arábico ). No sistema indo-arábico, usamos algarismos1 e 3, e no sistema romano usou os algarismos X e I. b)Usualmente, existem confusões entre os conceitos de número, numeral e algarismo. Vejamos algumas: - minha senha bancária tem "quatro números". O correto é "quatro algarismos". |
Fonte:http://www.matematica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=377:numeral&catid=88:n&Itemid=192 acesso em 12/08/11
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO
Fonte: http://misturao.blogspot.com/2009/11/material-dourado.html acesso em 10/08/11
-Em consulta às escolas públicas, descobrimos que a maioria delas possui o “Material Dourado”, mas nem sempre sabemos explorar este recurso, ou muitas vezes ele fica guardado em um armário e os professores não conhecem sua existência, por isso, verifique se sua escola possui este material
-Professor, o material dourado é um recurso excelente para trabalhar o processo de adição e o sistema decimal. Lembre-se! Todo recurso deve inicialmente ser apresentado aos alunos, para que possam manipular com cuidado e desenvolver as atividades dentro das orientações e objetivos propostos.
-Leve para sala um jogo de material dourado para cada grupo, mas antes de distribuí-lo faça o levantamento de hipóteses.
-Apresente a caixa, questione o que tem dentro dela (não deixe que leiam o nome), crie expectativa, levante as possibilidades.
-Em seguida apresente as peças, nomeie e especifique o valor de cada uma: unidade, dezena, centena, milhar.
-Escreva na lousa o número total de alunos da sala e represente com o material dourado.
-Identifique as peças que representam as unidades, dezenas e centenas, se a sua turma já conhece a classe dos milhares, então apresente também esta peça. Questione-os sobre a relação entre a peça e a quantidade.
-Utilize outros números que fazem parte do cotidiano dos alunos e faça a representação escrita e com o material dourado, solicite a participação dos alunos, para ajudar na compreensão.
-Quando perceber que compreenderam, explique a importância de cuidar das peças para não sumirem e como se organiza a caixa, então proponha a realização do jogo “Nunca 10”. Combine as regras.
Material utilizado
Cada grupo receberá uma caixa de material dourado.
Fonte: www.derbp.com.br/material_dourado_1.doc acesso em 13/08/11
Dois dados
Fonte: http://www.cassinosbrasil.com.br/jogos/jogo-de-dados/ acesso em 13/08/11
Para criarem uma tabela para registro dos resultados finais do grupo utilize o recurso Kspread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica)
- Veja uma sugestão:
ALUNOS |
CENTENA |
DEZENA |
UNIDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
|
|
|
Um recipiente plástico para colocar os dados (copo de uma garrafa pet ou vasilhame de plástico que vem com azeitona, maionese, etc.)
Como jogar
Veja um exemplo de registro a seguir:
GRUPOS |
CENTENA |
DEZENA |
UNIDADE |
GRUPO 1 |
1 |
3 |
5 |
GRUPO 2 |
1 |
5 |
2 |
GRUPO 3 |
1 |
8 |
7 |
GRUPO 4 |
1 |
2 |
9 |
TOTAL |
|
|
|
Se achar conveniente, levante o gráfico dos resultados dos grupos com os alunos, é uma ótima oportunidade para trabalhar, pois já tem a tabela com os dados. Os alunos poderão utilizar os seus laptops por meio do Kspread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica)
Represente os totais com o material dourado.
Discuta com o grupo o que eles aprenderam, as dificuldades que encontraram e quais as regras gostariam de mudar...
Sugestão de material similar:
Se sua escola não tiver o material dourado, faça o jogo com canudinhos de refrigerantes. Corte os canudinhos em dez partes coloque em saquinhos e deixe alguns inteiros para representarem as dezenas. O restante dos procedimentos são os mesmos, mas quando algum jogador juntar dez dezenas para trocar por uma centena ele pode amarrar os dez canudinhos ou colocar uma borrachinha com a ajuda do professor.
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
DITADO COMPETITIVO
Aproveitando que os alunos estão manipulando o material dourado, promova uma disputa de equipes.
Regras:
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
EM BUSCA DO NÚMERO DOURADO.
Material:
Regras ·
- Professor, trabalhar com jogos que desafiam o raciocínio lógico matemático é muito importante. O jogo “ pega varetas”, apesar de parecer simples, é muito rico. Veja no sítio a seguir as possibilidades que ele nos oferece. Se possível, solicite aos alunos que acessem por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de internet)o sítio
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml e tenham as informações.
Aproveite que trabalhou os conceitos matemáticos de adição, subtração e proponha uma atividade de casa. Veja a sugestão a seguir:
http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/materialdourado/index.htm
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml
http://lbarreiros.blogspot.com/2009/11/o-lapis.html
Professor, avaliar Matemática não se limita a conferir resultados, pois, a avaliação é um processo que permeia toda atividade e sua função é nos fornecer dados sobre o aprendizado dos alunos para posteriores intervenções e planejamento. Observe todo o processo de construção das regras e estratégias que os alunos utilizaram nos jogos. A convivência é um princípio básico na vida, por isso não só o resultado nos interessa. Os registros são importantes, pois é o momento que o aluno sistematiza o pensamento e reforça conceitos, oferecendo dados para o professor avaliar se atingiu os objetivos propostos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!