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De que maneiras os jogos podem auxiliar no ensino de adição? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo,Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo da adição;
  • Interagir em jogos utilizando o princípio aditivo e o material dourado;
  • Desenvolver habilidade de cálculo mental;
  • Fazer comparações e perceber equivalências;
  • Aprender a participar de competição em equipes;·         
  • Discutir e definir regras de um jogo;
  •  Utilizar os recursos digitais no auxílio da educação matemática.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é importante que os alunos conheçam o sistema de numeração decimal e que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam e Mozilla Firefox. 

Estratégias e recursos da aula

 

 

 

 

 

 Eseba-UCA

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

COLEÇÕES: INVESTIGANDO O CONCEITO DE ADIÇÃO

Professor, combine anteriormente com os alunos para trazerem para sala de aula as coleções que tiverem (figurinhas, bolinhas de gude, chaveiros,botões, moedas, cartões de telefones, tampinhas, canetinhas, selos, pulseiras, papéis de cartas...)

-Solicite que apresentem as coleções que trouxeram para você registrar na lousa, nome e quantidade de itens.

-Antes de trabalhar o processo de adição peça aos alunos para levantar  hipóteses sobre o conceito de adição.

-Se a sua turma ainda não trabalha com a classe das centenas, e a quantidade de itens das coleções for alta, utilize apenas parte delas.   

EXPLORANDO A CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:

-Peça que organizem as coleções nos grupos utilizando os critérios que quiserem e depois solicite que apresentem para sala, qual é a coleção e expliquem como e porque organizaram daquela maneira.

-Durante a organização do material registre a atividade utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)

 -Questione os grupos se existe apenas aquela forma de organização, exemplo: coleção de lápis

- eles podem ser organizados pela cor, forma, tamanho, o outros. 

Lápis

Fonte: http://lbarreiros.blogspot.com/2009/11/o-lapis.html acesso em 13/08/11

 

TRABALHANDO O PROCESSO DE ADIÇÃO:

-Pegue uma das coleções para explorar com os alunos. Apresente individualmente o item, explore suas características e combine que à medida que apresentar uma unidade, eles deverão somar e você registra na lousa, exemplo: mostre lápis por lápis.       

 

   1                 2            3               4       

+ 1              + 1          +1           +  1      ... até  completar a soma total .   

   2                 3            4              5              

 Trabalhe com os grupos de itens de acordo com a organização dos alunos:      

       2  azuis                            4 amarelos                       1 branco

    + 3 vermelhos                   + 3 verdes                        + 5 pretos        

     5 lápis                                 7 lápis                             6 lápis

Professor, explore todas as coleções, fazendo as adições a partir da manipulação e do registro.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 TRABALHANDO COM CÁLCULOS MENTAIS

-Peça aos alunos que construam uma planilha na ferramenta KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica) e digitem seus nomes e numerem na vertical no total de cálculos que cada um elaborou.

Veja um exemplo, baseado em uma aula aplicada com os alunos da Eseba- Escola de Educação Básica da UFU:

tabela kellen

 

 -Crie hipóteses e peça para calcularem os resultados. Utilize os nomes dos alunos da turma, mas fique atento para não privilegiar alguns e esquecer-se de outros:

1. Pedro tem a coleção de lápis com 30 unidades, ganhou mais dois lápis. Com quantos ele ficou?

2. Sueli também deu 5 lápis para Pedro,  agora quantas unidades tem a coleção?

3. Na coleção de Pedro haviam 3 lápis verdes. Mário deu mais 3 e Maria mais 4. Quantos lápis verdes têm na coleção agora?

4. Calcule o total de lápis que tem na coleção de acordo com as cores da bandeira do Brasil (apresentar a imagem da bandeira do Brasil).

5. Se os colegas de sala derem o dobro de lápis para a coleção, com quantos lápis Pedro ficará?

 

 -Professor, você pode explorar a subtração, caso considere viável, basta criar situações em que sumiram itens, estragaram,deram, perderam... Aproveite o momento para trabalhar os números ordinais.

 -Peça que coloquem uma das coleções na lousa presa com fita adesiva: Exemplo: chaveiros.

 Explore oralmente:

  • Qual é o 1º?
  • Como é o chaveiro que está em 5º  lugar?
  • Qual está entre o 6º e o 8º?
  • Qual está em último? Escreva os números ordinais embaixo dos chaveiros, para que comprovem as hipóteses levantadas.

DICAS IMPORTANTES

Professor, estas informações são para tirar dúvidas frequentes e ensinar com segurança.  

Tabela Numeral

Fonte: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html acesso em 10/08/11

 

 

Numeral:é a representação de um número, seja ele escrito ou falado.

Exemplos:

a) O número treze pode ser representado pelo numeral XIII ( no sistema romano) e pelo numeral 13 ( no sistema indo-arábico ). No sistema indo-arábico, usamos algarismos1 e 3, e no sistema romano usou os algarismos X e I.

b)Usualmente, existem confusões entre os conceitos de número, numeral e algarismo. Vejamos algumas:

- minha senha bancária tem "quatro números". O correto é "quatro algarismos".
- você escreveu errado "o número das dezenas". O correto é "o algarismo das dezenas".
- a data foi escrita "com números romanos". O correto é "com
algarismos romanos", ou seja, usamos algarismos romanos para escrever ou ler numerais romanos

 

Fonte:http://www.matematica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=377:numeral&catid=88:n&Itemid=192  acesso em 12/08/11

 

 

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO 

Material Dourado

Fonte:  http://misturao.blogspot.com/2009/11/material-dourado.html   acesso em 10/08/11

-Em consulta às escolas públicas, descobrimos que a maioria delas possui o “Material Dourado”, mas nem sempre sabemos explorar este recurso, ou muitas vezes ele fica guardado em um armário e os professores não conhecem sua existência, por isso, verifique se sua escola possui este material

 -Professor, o material dourado é um recurso excelente para trabalhar o processo de adição e o sistema decimal. Lembre-se!  Todo recurso deve inicialmente ser apresentado aos alunos, para que possam manipular com cuidado e desenvolver as atividades dentro das orientações e objetivos propostos.

-Leve para sala um jogo de material dourado para cada grupo, mas antes de distribuí-lo faça o  levantamento de hipóteses.

-Apresente a caixa, questione o que tem dentro dela (não deixe que leiam o nome), crie expectativa, levante as possibilidades.

-Em seguida apresente as peças, nomeie e especifique o valor de cada uma: unidade, dezena, centena, milhar.

-Escreva na lousa o número total de alunos da sala e represente com o material dourado.

 -Identifique as peças que representam as unidades, dezenas e centenas, se a sua turma já conhece a classe dos milhares, então apresente também esta peça. Questione-os sobre a relação entre a peça e a quantidade.

-Utilize outros números que fazem parte do cotidiano dos alunos  e faça a representação escrita e com o material dourado, solicite  a participação dos alunos, para ajudar na compreensão.

-Quando perceber que compreenderam, explique a importância de cuidar das peças para não sumirem e como se organiza a caixa, então proponha a realização do jogo “Nunca 10”.  Combine as regras.

Material utilizado

Cada grupo receberá uma caixa de material dourado.

 

Material Dourado II

Fonte:  www.derbp.com.br/material_dourado_1.doc   acesso em 13/08/11

 

Dois dados  

 

dados

 Fonte: http://www.cassinosbrasil.com.br/jogos/jogo-de-dados/ acesso em 13/08/11

Para criarem uma tabela para registro dos resultados finais do grupo utilize o recurso Kspread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica)

- Veja uma sugestão:

 

ALUNOS

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

Um recipiente plástico para colocar os dados (copo de uma garrafa pet ou vasilhame de plástico que vem com azeitona, maionese, etc.)

Como jogar

  • Em grupos, os alunos definem quem começa o jogo. ·         
  • O 1º jogador balança os dados no recipiente de plástico e vira-os sobre a mesa para que eles não caiam. ·         
  • O jogador confere a quantia que tirou em cada dado, soma e pega a quantidade de unidades referente à soma, se o total der 10 unidades, ele já troca por uma barra de 1 dezena e  passa os dados para o colega da sua direita. ·        
  •  Sempre que o jogador tiver 10 unidades deverá trocar por uma barra de uma dezena. ·         
  • Estabeleça com o grupo um tempo para o jogo ou quantidade de rodadas ·         
  • O primeiro jogador que conseguir trocar 10 barras de dezenas por uma placa de 1 centena,  ganha o jogo. ·         
  • Os jogadores deverão acompanhar a soma do concorrente para certificar-se de que fez a soma dos dados corretamente. Caso contrário deverão lhe auxiliar.         
  • Ao final das jogadas ou do tempo, os grupos deverão fazer os registros nas tabelas e apresentar para o professor que fará o registro na lousa dos totais dos grupos

Veja um exemplo de registro a seguir:

 

GRUPOS

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

GRUPO 1

1

3

5

GRUPO 2

1

5

2

GRUPO 3

1

8

7

GRUPO 4

1

2

9

TOTAL

 

 

 

 

Se achar conveniente, levante o gráfico dos resultados dos grupos com os alunos, é uma ótima oportunidade para trabalhar, pois já tem a tabela com os dados. Os alunos poderão utilizar os seus laptops por meio do Kspread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica)

Represente os totais com o material dourado.

Discuta com o grupo o que eles aprenderam, as dificuldades que encontraram e quais as regras gostariam de mudar...

Sugestão de material similar:

Se sua escola não tiver o material dourado, faça o jogo com canudinhos de refrigerantes. Corte os canudinhos em dez partes coloque em saquinhos e deixe alguns inteiros para representarem as dezenas. O restante dos procedimentos são os mesmos, mas quando algum jogador juntar dez dezenas para trocar por uma centena ele pode amarrar os dez canudinhos ou colocar uma borrachinha com a ajuda do professor.   

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

DITADO COMPETITIVO

 Aproveitando que os alunos estão manipulando o material dourado, promova uma disputa de equipes.   

Regras:         

  • Serão ditados 5 números, sendo 5 pessoas no grupo, cada  ditado é um membro do grupo que responde. ·         
  • Ao sinal combinado, o professor escreve na lousa um número. ·         
  • Cada número deverá ser representado com material dourado na mesa, por um dos membros do grupo. ·         
  • Discuta com a sala se concordam que os colegas ajudem caso o jogador da vez  tenha dificuldade. ·         
  • O jogador que for representar o número ditado deverá montá-lo imediatamente no centro da mesa e a professora passará pelos grupos rapidamente, conferindo e pontuando na tabela que fez na lousa. ·         
  • Para ajudar no desenvolvimento da atividade, peça apoio da professora eventual ou coloque um ou dois alunos ajudando na conferência dos números representados nas mesas.
  • Combine que o objetivo da competição é aprender, e não saber qual grupo é mais rápido ou esperto, portanto a regra básica é não criticar o colega ou os grupos com mais dificuldade.    

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

EM BUSCA DO NÚMERO DOURADO.   

Material:     

  • Uma caixa de material dourado.  
  • Recipientes de plástico (Copos de garrafas pet)  

Regras ·         

  • Divida a turma em equipes (use as fileiras da sala se preferir); ·         
  • Leve os alunos para o pátio; ·         
  • Coloque na frente de cada equipe, dois copos de garrafa pet, um com unidades e outro com dezenas; ·         
  • Demarque o espaço que os alunos deverão correr para pegar as peças que formarão o número. ·         
  • Coloque em uma caixinha os números que farão parte do jogo; ·        
  •  As equipes ficam em fila atrás de uma linha demarcada no chão; ·         
  • Ao sinal dado pelo professor o competidor pega um número escrito no papelzinho, lê corre até o fim da linha demarcada pega as peças suficientes, chega à mesa próxima ao professor, coloca o papel e ao lado, representa o número com as peças que pegou;
  • Discuta com os alunos se aceitam que o competidor retorne aos copos de peças para pegar peças que faltem ou devolvam peças que sobrem; ·         
  • Discuta também se será aceito a ajuda de um membro da equipe em caso de dificuldade do competidor ao montar o número; ·         
  • Ao final de cada rodada, o professor anotará a  pontuação de cada equipe em uma tabela com os nomes das equipes,  a partir da ordem que concluíram as tarefas (respeitando a  sequência de tempo.) 1º-quem terminou primeiro, 2º quem terminou em segundo e assim sucessivamente. ·         
  • Ao final da competição cada equipe deverá somar seus pontos e representar com material dourado;  

- Professor, trabalhar com jogos que desafiam o raciocínio lógico matemático é muito importante. O jogo “ pega varetas”, apesar de parecer simples, é muito rico. Veja no sítio a seguir as possibilidades que ele nos oferece. Se possível, solicite aos alunos que acessem por meio do  Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de internet)o sítio

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml   e tenham as informações.

Aproveite que trabalhou os conceitos matemáticos de adição, subtração e proponha uma atividade de casa. Veja a sugestão a seguir: 

atividade kellen

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avaliar Matemática não se limita a conferir resultados, pois, a avaliação é um processo que permeia toda atividade e sua função é nos fornecer dados sobre o aprendizado dos alunos para posteriores intervenções e planejamento. Observe todo o processo de construção das regras e estratégias que os alunos utilizaram nos jogos. A convivência é um princípio básico na vida, por isso não só o resultado nos interessa. Os registros são importantes, pois é o momento que o aluno sistematiza o pensamento e reforça conceitos, oferecendo dados para o professor avaliar se atingiu os objetivos propostos.

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