26/08/2011
Aline Rodrigues Cantalogo,Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, reconheça palavras, seja capaz de expor seu pensamento e que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, TuxPaint, KolourPaint , Wxcam e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois a trama desenvolvida pela autora permite abordarmos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ética, enquanto tema transversal, pois ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados. Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.
Fonte: http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-04088-7.pdf acesso em 14/08/11
EXPLORANDO A HISTÓRIA
-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos. Os ovíparos são animais cuja forma de reprodução inclui o depósito de ovos no meio externo. Os alunos poderão acessar a internet dos seus netbooks por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm para entenderem melhor este conceito da área biológica.
Posteriormente, questione-os:
- Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais serão os personagens?
-Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferenças entre estes animais.
-Mostre a capa do livro e explore os elementos dela. Questione-os sobre o nome do livro, quem o escreveu e o nome da editora.
-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração.
Questione: o que a galinha está segurando? Os ovos são todos iguais?
Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais. À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
TRABALHANDO COM INFERÊNCIA
-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais.
Um Amor de Confusão
Veja a história a seguir:
(Dulce Rangel)
Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou.
Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou.
Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.
Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou.
Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.
Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.
Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.
Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram.
Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.
Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.
Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???
Fonte: http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html Acesso em 10/08/2011.
Professor, depois de ler e explorar a história oriente os alunos a fazerem o registro por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) de seus laptops.
Se a sua turma é de 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, trabalhe com o registro coletivo, o qual pressupõe a participação dos alunos elaborando oralmente a história ou solicite que ilustrem a história. Veja uma sugestão:
TAREFA DE CASA
Professor, a tarefa de casa deve sempre ter uma relação com o que foi trabalhado em sala de aula, portanto aproveite a contextualização do tema e solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem com seus familiares sobre animais ovíparos. Veja uma sugestão a seguir:
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS
Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de dezenas, de adição e de subtração, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:
-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;
-Papel crepom;
-Ovinhos de amendoim coloridos.
Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com uma dezena de ovinhos de amendoim para cada aluno.
Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, após colocarem os dez ovinhos você introduz o conceito de dezena, para isso questione-os:
-Quantos ovinhos vocês colocaram dentro do ninho? Então nós temos UMA DEZENA DE OVINHOS, isto quer dizer que uma dezena é igual a?
A partir deste momento você deverá sempre que possível se referir a dezena para denominar o conjunto de dez unidades.
Explore também as ideias de adição e de subtração contidas na história Você poderá também solicitar que representem simbolicamente as situações apresentadas e verificar como eles representam. Depois, faça as intervenções necessárias ajudando-os na organização e representação simbólica:
REPRESENTE A SITUAÇÃO A SEGUIR: “UM OVO MAIS DOIS OVOS, COM TRÊS OVOS ELA FICOU”
|
-No processo e resultado da construção dos ninhos oriente que os alunos registrem a atividade utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
Professor, para não ficar cansativo para as crianças você poderá trabalhar por partes, visto que a história faz um diálogo com a Matemática possibilitando explorar os conceitos matemáticos de forma lúdica.
Veja uma sugestão a seguir:
|
APRENDEMOS MUITAS COISAS COM A HISTÓRIA: UM AMOR DE CONFUSÃO DA AUTORA DULCE RANGEL. AGORA, VAMOS REPRESENTAR OS OVOS DA DONA GALINHA, DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA. |
1-DONA GALINHA BOTOU _______ OVO. MAS, QUANDO FOI PASSEAR OUTROS _________ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. ENTÃO COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?
|
2- DONA GALINHA OS _______ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS _____ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. E AGORA COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?
|
3-DONA GALINHA OS _____ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS _____OVINHOS ELA ENCONTROU. E AGORA, QUANTOS OVOS ELA TEM?
|
4- DONA GALINHA OS ________ OVOS EM SEU NINHO ARRUMOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS ______ OVO ELA ACHOU. ATÉ AGORA QUANTOS ELA TEM EM SEU NINHO?
|
5-DONA GALINHA OS ______ OVOS EM SEU NINHO AJEITOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, UM OVO ENORME ELA ENCONTROU. COM QUANTOS OVOS ELA ACABOU FICANDO?
|
6- E COM PACIÊNCIA E CARINHO, OS ______ OVOS DIFERENTES DONA GALINHA CHOCOU.
|
7- APRENDEMOS TAMBÉM QUE UMA DEZENA É IGUAL A _________ DESENHE TODOS OS OVOS DA DONA GALINHA EM SEU NINHO.
|
8- MAS QUE SURPRESA NÃO FOI NO DIA EM QUE OS OVOS SE ABRIRAM. VOCÊS PODEM IMAGINAR OS BICHOS QUE DAS CASCAS SAÍRAM. NASCEU GANSO, PATO, MARRECO E TARTARUGA, PERDIZ, PINTINHO E ATÉ JACARÉ. |
Fonte Imagem: http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty-free-galinha-com-ovos--image16606008
acesso em 14/08/11
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS
Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o título do livro:
-Qual foi a confusão que aconteceu na história?
-Por que “Um Amor de Confusão? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.
Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem cuida ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).
Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados? Seriam crianças abandonadas? O que ela fez foi importante? Por quê?
O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.
Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.
-Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.
-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.
-Se a sua turma for de 1º ano, faça uma produção de texto coletiva e depois reproduza para que os alunos colem no caderno e façam uma ilustração ou deixe que façam uma tentativa de escrita e depois faça a reescrita para que eles confrontem suas hipóteses. Mas, para as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental você poderá fazer as adequações e propor a produção individual, pois os alunos destas turmas já conseguem elaborar textos com coesão e coerência. Com certeza vão produzir uma bela história!
Veja uma sugestão de titulo para a produção de texto que poderá ser feita por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) dos netbooks dos alunos:
UMA GALINHA MUITO ESPECIAL
Faça uma ilustração
|
Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-04088-7.pdf
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de relacionar o conceito de dezena com a quantidade de ovinhos colocados no ninho; de subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada. Para isso, utilize o caderno de relatório ou seu caderno de plano de aula para registrar os avanços e as dificuldades encontradas por eles ao logo do trabalho.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2014
Cinco estrelasSou aluna do primeiro semestre de pedagogia, e um dos portfólios que tenho que montar é um plano de aula. Este artigo me foi muito útil para compreender um pouco da dimensão, organização e detalhes que são necessários para planejar uma aula. Obirgada!
13/05/2014
Cinco estrelasMaravilhosa, inclusiva, tudo de bom!!!!
30/01/2014
Cinco estrelasExtraordinario!
04/09/2011
Cinco estrelasIntroduzir essa aula de dezena semana passada, contei uma historia referente a quantidade de ovos de uma galinha Catarina e trabalhei tbm com material dourado. Foi uma introdução. Agora acabei de enriquecer mais ainda minhas próximas aula. Amei essa aula com eixo e capacidades bem desenvolvida. Bacana, mesmo.
31/08/2011
Cinco estrelaseu gostei muito atende as expectativas da minha sm
28/08/2011
Cinco estrelasAdorei.... O TRABALHO COM OS NETBOOKS SÃO INACREDITAVELMENTE INFINITOS... VALEU A DICA. ABRAÇO.