Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como ensinar o conceito de dezena por meio de Literatura? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo,Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer inferências a partir de dados da história;
  • Relacionar o conceito de dezena com a quantidade;
  • Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos;
  • Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada;
  • Utilizar os recursos digitais na apropriação de conceitos matemáticos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, reconheça palavras, seja  capaz de expor seu pensamento e que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, TuxPaint, KolourPaint , Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de  Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois  a    trama desenvolvida pela autora permite abordarmos  conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e  Ética, enquanto tema transversal, pois  ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados. Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.     

Um amor de confusão

Fonte: http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-04088-7.pdf acesso em 14/08/11

 EXPLORANDO A HISTÓRIA

-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos.  Os ovíparos são animais cuja forma de reprodução inclui o depósito de ovos no meio externo. Os alunos poderão acessar a internet dos seus netbooks por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm para entenderem  melhor este conceito da área biológica.

Posteriormente, questione-os:

- Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais serão os personagens?

 -Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferenças entre estes animais.

-Mostre a capa do livro e explore os elementos dela. Questione-os sobre o nome do livro, quem o escreveu e o nome da editora.

-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração.

Questione: o que a galinha está segurando? Os ovos são todos iguais?

Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais. À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.   

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

TRABALHANDO COM INFERÊNCIA

-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais. 

Um Amor de Confusão  

Veja a história a seguir:

(Dulce Rangel)  

Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.

Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou.

Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.  

Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou.

 Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.  

Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou.

Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.

Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.

Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.

Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram.

Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.

Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.

Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???

Fonte: http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html     Acesso em 10/08/2011.

                       

Professor, depois de ler e explorar a história oriente os alunos a fazerem o registro por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) de seus laptops.

  

Se a sua turma é de 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, trabalhe com o registro coletivo, o qual pressupõe a participação dos alunos elaborando oralmente a história ou solicite que ilustrem a história. Veja uma sugestão: 

 um amor de confusão

 

TAREFA DE CASA

Professor, a tarefa de casa deve sempre ter uma relação com o que foi trabalhado em sala de aula, portanto aproveite a contextualização do tema e solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem com seus familiares sobre animais ovíparos. Veja uma sugestão a seguir:

pesquisa-kellen

  

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS

Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de dezenas, de adição e de subtração, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:

-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;

-Papel crepom;

-Ovinhos de amendoim coloridos.

Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com uma dezena de ovinhos de amendoim para cada aluno.

Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, após colocarem os dez ovinhos você introduz o conceito de dezena, para isso questione-os:

-Quantos ovinhos vocês colocaram dentro do ninho? Então nós temos UMA DEZENA DE OVINHOS, isto quer dizer que uma dezena é igual a?

A partir deste momento você deverá sempre que possível se referir a dezena para denominar o conjunto de dez unidades.

PROBLEMATIZANDO

Explore também as ideias de adição e de subtração contidas na história Você poderá também  solicitar que representem  simbolicamente as situações apresentadas e verificar como eles representam. Depois, faça as intervenções necessárias ajudando-os na organização e representação simbólica:

 

REPRESENTE A SITUAÇÃO A SEGUIR:

“UM OVO MAIS DOIS OVOS, COM TRÊS OVOS ELA FICOU”

 

 

 

 -No processo e resultado da construção dos ninhos oriente que os alunos registrem a atividade utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

                                                        

Professor, para não ficar cansativo para as crianças você poderá trabalhar por partes, visto que a história faz um diálogo com a Matemática possibilitando explorar os conceitos matemáticos de forma lúdica.

Veja uma sugestão a seguir:

 

Galinha

APRENDEMOS MUITAS COISAS COM A HISTÓRIA: UM AMOR DE CONFUSÃO DA AUTORA DULCE RANGEL.

AGORA, VAMOS REPRESENTAR OS OVOS DA DONA GALINHA, DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA.

1-DONA GALINHA BOTOU _______ OVO.

 MAS, QUANDO FOI PASSEAR OUTROS _________ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. ENTÃO COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?     

 

2- DONA GALINHA OS _______ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS _____ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. E AGORA COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?        

 

 3-DONA GALINHA OS _____ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS _____OVINHOS ELA ENCONTROU. E AGORA, QUANTOS OVOS ELA TEM?     

 

4- DONA GALINHA OS ________ OVOS EM SEU NINHO ARRUMOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS ______ OVO ELA ACHOU. ATÉ AGORA QUANTOS ELA TEM EM SEU NINHO?           

 

5-DONA GALINHA OS ______ OVOS EM SEU NINHO AJEITOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, UM OVO ENORME ELA ENCONTROU. COM QUANTOS OVOS ELA  ACABOU FICANDO?          

 

 6- E COM PACIÊNCIA E CARINHO, OS ______ OVOS DIFERENTES DONA GALINHA CHOCOU.   

 

7- APRENDEMOS TAMBÉM QUE UMA DEZENA É IGUAL A _________ DESENHE TODOS OS OVOS DA DONA GALINHA EM SEU NINHO.     

 

8- MAS QUE SURPRESA NÃO FOI NO DIA EM QUE OS OVOS SE ABRIRAM. VOCÊS PODEM IMAGINAR OS BICHOS QUE DAS CASCAS SAÍRAM. NASCEU GANSO, PATO, MARRECO E TARTARUGA, PERDIZ, PINTINHO E ATÉ JACARÉ.

 

Fonte Imagem: http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty-free-galinha-com-ovos--image16606008        acesso em 14/08/11 

acesso em 14/08/11

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS

Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o título do livro:

-Qual foi a confusão que aconteceu na história?

-Por que “Um Amor de Confusão? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.

 Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem  cuida ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).

Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados?  Seriam crianças abandonadas? O que ela fez foi importante? Por quê?

O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.

Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.

 -Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.

-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.

-Se a sua turma for de 1º ano, faça uma produção de texto coletiva e depois reproduza para que os alunos colem no caderno e façam uma ilustração ou deixe que façam uma tentativa de escrita e depois faça a reescrita para que eles confrontem suas hipóteses. Mas, para as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental você poderá fazer as adequações e propor a produção individual, pois os alunos destas turmas já conseguem elaborar textos com coesão e coerência. Com certeza vão produzir uma bela história!    

Veja uma sugestão de titulo para a produção de texto que poderá ser feita por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) dos netbooks dos alunos:

 

 

 

UMA GALINHA MUITO ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

Faça uma ilustração

 

Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).

Recursos Complementares

Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura

http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-04088-7.pdf

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm

http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html

 

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de relacionar o conceito de dezena com a quantidade de ovinhos colocados no ninho; de subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada. Para isso, utilize o caderno de relatório ou seu caderno de plano de aula para registrar os avanços e as dificuldades encontradas por eles ao logo do trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Claudia Baptista, Não trabalho na área , São Paulo - disse:
    baptista.ana1990@gmail.com

    21/09/2014

    Cinco estrelas

    Sou aluna do primeiro semestre de pedagogia, e um dos portfólios que tenho que montar é um plano de aula. Este artigo me foi muito útil para compreender um pouco da dimensão, organização e detalhes que são necessários para planejar uma aula. Obirgada!


  • lianara medeiros, Colégio Fenix , Mato Grosso - disse:
    lianaramedeiros@hotmail.com

    13/05/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhosa, inclusiva, tudo de bom!!!!


  • Dulce Menezes, Dulce , Rio de Janeiro - disse:
    dulcesantana.menezes@yahoo.com.br

    30/01/2014

    Cinco estrelas

    Extraordinario!


  • Dalva Aparecida Trindade Oliveira , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga , Minas Gerais - disse:
    dalvatoliveira@yahoo.com.br

    04/09/2011

    Cinco estrelas

    Introduzir essa aula de dezena semana passada, contei uma historia referente a quantidade de ovos de uma galinha Catarina e trabalhei tbm com material dourado. Foi uma introdução. Agora acabei de enriquecer mais ainda minhas próximas aula. Amei essa aula com eixo e capacidades bem desenvolvida. Bacana, mesmo.


  • denise silva de oliveira, PREF MUN DE MARILIA , São Paulo - disse:
    denisesilvadeoliveira@hotmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei muito atende as expectativas da minha sm


  • Daniela Gislene Coelho, - JOCYMARA DE FALCHI JORGE - EPG , São Paulo - disse:
    danic.siqueira@hotmail.com

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei.... O TRABALHO COM OS NETBOOKS SÃO INACREDITAVELMENTE INFINITOS... VALEU A DICA. ABRAÇO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.