25/08/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral além de reconhecer os números naturais. Também é necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, KSpread, Tux Paint, Wxcam e Mozilla Firefox.
1º MOMENTO – uma aula de aproximadamente 60 min.
-Vamos utilizar o tema “formigas” como pretexto para desencadear atividades em que as crianças utilizarão a pesquisa como recurso de aprendizagem, para tanto, a poesia “Formiga” de Vinícius de Moraes, será o elemento “detonador” deste tema.
-Professor, organize os alunos em uma roda de conversa. Para isto, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo motivar os alunos e trabalhar as habilidades de leitura, escrita e compreensão.
Peça para que todos acessem a internet utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87245/ acesso em 13/08/11, o qual apresentará a poesia de Vinícius de Moraes “Formiga”.
Formiga
Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade
As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina
A gota d’água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar
O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte
Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87245/ acesso em 13/08/11
Diga-lhes que este gênero textual se chama poesia. Questione-os:
O que é “poesia”?
Como se chama quem inventa uma poesia?
Como ela é escrita?
Veja se eles já conhecem este gênero textual e a sua: estrutura, linguagem, rimas e aliterações. Leia a poesia com entonação de voz, com “emoção poética”, utilize também gestos para tornar a poesia mais real, por exemplo: “As coisas devem ser bem grandes, pra formiga pequenina”. Fazer gestos com os braços, indicando algo grande e depois algo pequenino. Depois de ler, explore o tema resgatando os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a escola. A oralidade é uma linguagem fundamental no processo de leitura e escrita, por isso, esta é uma etapa que não deve ser relegada ao segundo plano.
Questione os alunos e deixe que verbalizem suas ideias:
-Quem conhece formiga?
_Como elas são?
_Elas são todas iguais?
_O que elas comem?
_Onde elas moram?
Observe as ideias apresentadas, procure induzir os alunos a pensarem sobre suas colocações. A indução é uma habilidade que desenvolve nos alunos o raciocínio lógico, por isso, procure questioná-los a partir de suas respostas para que elaborem o pensamento.
Depois desta etapa, distribua a cópia da poesia ou imprima a partir do acesso eletrônico, para que eles leiam em voz alta. Você pode sugerir a leitura por meio de um jogral, ou seja, meninas leem um verso e meninos leem o outro ou, meninas leem dois versos e meninos dois. Solicite que colem no caderno ou então passe na lousa para que registrem no caderno. Em qualquer das sugestões solicite que ilustrem a poesia. Oriente-os a utilizar a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) ou a Pintura Digital Tux Paint (Metasys> Edusys> Arte e Música > Pintura Digital).
2ª Atividade –aproximadamente 60 minutos.
Professor, a leitura pressupõe a compreensão do que leu, por isso aproveite esta atividade e explore as informações que o texto oferece. Caso sua turma seja de 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental, você poderá trabalhar esta sugestão escrita, mas se for uma turma de 1º ano e ainda não tem autonomia na escrita, faça estas atividades oralmente. Veja a sugestão:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSORA: Kellen Cristina
ALUNO/A: _________________________________ DATA: ___/___/_____
ATIVIDADES
Leia a poesia com atenção e responda:
1- A poesia fala sobre:
( ) O tamanho das formigas.
( ) A visão que a formiga tem das coisas.
( ) Os perigos que a formiga corre.
( ) Os insetos são grandes para as formigas.
2- Quando o autor fala que “a rosa pode ser um lindo palácio” para a formiga, o que ele quis dizer:
( ) Que a rosa é perfumada e confortável.
( ) Que a rosa é grande e espaçosa para servir de moradia para formiga.
( ) Que a rosa tem espinhos que podem ser espadas.
( ) Que a rosa é lugar de formigas.
3-Na visão da formiga o que seria:
Um lago____________________________________
Espada _____________________________________
Mar ______________________________________
Navio _____________________________________
Corcovado__________________________________
Ovelhinhas__________________________________
Rinoceronte _________________________________
3- Quais são as características dos grãos de sal que levam o autor a compará-los com “ovelhinhas”:___________________________________________________ ______________________________________________________________
4- Localize no texto as palavras que estão no diminutivo, circule de vermelho e complete o quadro a seguir com as palavras encontradas:
DIMINUTIVO |
NORMAL |
Pequenina |
pequena |
pauzinho |
pau |
ovelhinha |
ovelha |
Sugestão de outra atividade :
Professor, resgate o tema trabalhado e instigue os alunos. Solicite que pesquisem em casa o que os seus familiares conhecem sobre este inseto. Veja uma sugestão:
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Professor, resgate as informações que os alunos trouxeram de casa e explore as diferentes possibilidades que elas oferecem para trabalhar os conceitos matemáticos. Faça a atividade coletivamente, à medida que for lendo as respostas registre na lousa.
Combine com os alunos uma forma de organizar estas informações, para isso utilize o gráfico de colunas. Leve alguns modelos de gráficos para os alunos visualizarem e compreenderem o que é um gráfico e para que serve. Você poderá utilizar sítios ou recortar de jornais e revistas. No sítio a seguir você encontra alguns modelos:
http://info.abril.com.br/dicas/escritorio/planilhas/gostou-do-grafico-useo-como-modelo.shtml - acesso em 12/08/2011
Os alunos também poderão construir seus gráficos digitalmente. Acessem a ferramenta KSpread através do menu K de seus netbooks: (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório> Planilha Eletrônica).
Segundo os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e a Prova Brasil, o trabalho com gráficos tem a finalidade de fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar dados, utilizando tabelas e gráficos, comuns ao seu dia-a-dia.
Fonte: Acervo da autora
Professor, para as turmas de 1º ano aproveite as informações e explore os conceitos de: quantidade, adição, subtração, maior, menor, mais, menos. Veja algumas possibilidades:
1- Descubra no gráfico:
a) Qual espécie de formiga os pais conhecem mais.
B) Qual espécie eles conhecem menos.
2- Se juntarmos a quantidade de formigas, citada pelos pais das espécies doceiras e cabeçudas, quantas formigas teremos?
3- Se tirarmos 4 dos 9 pais que citaram as formigas saúvas, quantos ficarão?
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
CONTEXTUALIZANDO AS INFORMAÇÕES
Professor, as atividades escritas criadas a partir de contextos significativos possibilitam uma melhor aprendizagem, pois fazem a ligação entre o simbólico e a realidade da criança. Peça que os alunos digitem na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos), uma planilha que condense as informações de cada questão enviada na Tarefa de Casa. Veja o exemplo a seguir:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSORA: Kellen Cristina
ALUNO/A: _________________________________ DATA: ___/___/_____
O QUE AS FORMIGAS COMEM?
(FONTE: ENTREVISTA COM A FAMÍLIA)
FOLHAS |
AÇÚCAR |
DESENHO
|
DESENHO
|
BOLACHA |
PIPOCA |
DESENHO
|
DESENHO
|
FRUTAS |
BALA |
DESENHO
|
DESENHO
|
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
ELABORE O CONVITE COLETIVAMENTE E QUESTIONE OS ALUNOS SOBRE OS DADOS QUE DEVEM SER COLOCADOS:
|
Depois solicite que registrem no caderno o convite elaborado coletivamente.
Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
Fonte:http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA
No dia da entrevista, prepare os alunos para receberem o entrevistado. Combine com eles sobre a ordem das perguntas e sobre a regra combinada na sala:
Levantar o dedo e aguardar sua vez para falar. Se for possível, fotografe a atividade para colocar no relatório, utilizando a ferramenta do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
O relatório também é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada, além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um importante gênero textual. Você poderá fazê-lo coletivamente, ou sugerir que os alunos escrevam o que acharam mais interessante ou importante. Caso seus alunos sejam de 1º ano faça-o mais objetivo, privilegiando as principais informações. Lembre-se de solicitar que ilustrem o relatório, podendo utilizar recursos já citados.
http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/formiga.htm
www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA O Mundo secreto das formigas
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. Verifique se seus alunos foram capazes de: localizar as informações na poesia; compreender o que leram; identificar as palavras de acordo com o grau (diminutivo); organizar o gráfico e suas informações; organizar as informações por meio de relatório. As atividades propostas tiveram como eixo a pesquisa enquanto recurso de aprendizagem na alfabetização, pois ela possibilita ao aluno buscar seu próprio conhecimento, por isso utilize esta estratégia em diferentes momentos, para que o aluno compreenda que ela é uma importante ferramenta de trabalho. Registre estas informações, pois nem sempre nos lembramos das mesmas quando vamos elaborar nosso planejamento e elas são fundamentais para orientar nosso trabalho.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2011
Quatro estrelasmuito boa a aula, gostei porque estou trabalhando poesias do vinicius, a aula ficou bem contextualizada, parabéns professora!!!!