Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma a pesquisa contribui na alfabetização de crianças? (UCA)

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar informações no texto;
  • Ler com compreensão;
  • Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo);
  • Pesquisar sobre os tipos de formigas;
  • Construir gráfico a  partir dos dados coletados;
  • Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas;
  • Elaborar um relatório com as informações obtidas. 
Duração das atividades
Aproximadamente 360 min – 6 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento através da linguagem  oral além de reconhecer os números naturais. Também é necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  KolourPaint,  KSpread, Tux Paint, Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1º MOMENTO – uma aula de aproximadamente 60 min.

-Vamos utilizar o tema “formigas” como pretexto para desencadear atividades em que as crianças utilizarão a pesquisa como recurso de aprendizagem, para tanto, a poesia “Formiga” de Vinícius de Moraes, será o elemento “detonador” deste tema.

-Professor, organize os alunos em uma roda de conversa. Para isto, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo motivar os alunos e trabalhar as habilidades de leitura, escrita e compreensão.

Peça para que todos acessem a internet utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87245/ acesso em 13/08/11, o qual apresentará  a poesia de Vinícius de Moraes  “Formiga”.  

Formiga

Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade

As coisas devem ser bem grandes

Pra formiga pequenina

A rosa, um lindo palácio

E o espinho, uma espada fina

A gota d’água, um manso lago

O pingo de chuva, um mar

Onde um pauzinho boiando

É navio a navegar

O bico de pão, o corcovado

O grilo, um rinoceronte

Uns grãos de sal derramados,

Ovelhinhas pelo monte

Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87245/  acesso em 13/08/11

 

Diga-lhes que este gênero textual se chama poesia. Questione-os:

O que é “poesia”?

Como se chama quem  inventa uma poesia?

Como ela é escrita?

Veja se eles já conhecem este gênero textual e a sua: estrutura, linguagem, rimas e aliterações. Leia a poesia com entonação de voz, com “emoção poética”, utilize também  gestos para tornar a poesia mais real, por exemplo: “As coisas devem ser bem grandes, pra formiga pequenina”. Fazer gestos com os braços, indicando algo grande e depois algo pequenino. Depois de ler, explore o tema resgatando os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a escola.  A oralidade é uma linguagem fundamental no processo de leitura e escrita, por isso, esta é uma etapa que não deve ser relegada ao segundo plano.

Questione os alunos e deixe que verbalizem suas ideias:

-Quem conhece formiga?

_Como elas são?

_Elas são todas iguais?

_O que elas comem?

_Onde elas moram?

Observe as ideias apresentadas, procure induzir os alunos a pensarem sobre suas colocações. A indução é uma habilidade que desenvolve nos alunos o raciocínio lógico, por isso, procure questioná-los a partir de suas respostas para que elaborem o pensamento.

Depois desta etapa, distribua a cópia da poesia ou imprima a partir do acesso eletrônico, para que eles leiam em voz alta. Você pode sugerir a leitura por meio de um jogral, ou seja, meninas leem um verso e meninos leem o outro ou, meninas leem dois versos e meninos dois. Solicite que colem no caderno ou então passe na lousa para que registrem no caderno. Em qualquer das sugestões solicite que ilustrem a poesia.  Oriente-os a utilizar a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) ou a Pintura Digital Tux Paint (Metasys> Edusys> Arte e Música > Pintura Digital).

2ª Atividade –aproximadamente 60 minutos.

Professor, a leitura pressupõe a compreensão do que leu, por isso aproveite esta atividade e explore as informações que o texto oferece. Caso sua turma seja de 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental, você poderá trabalhar esta sugestão escrita, mas se for uma turma de 1º ano e ainda não tem autonomia na escrita, faça estas atividades oralmente. Veja a sugestão:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSORA: Kellen Cristina

ALUNO/A: _________________________________ DATA: ___/___/_____

ATIVIDADES

Leia a poesia com atenção e responda:

1-      A poesia fala sobre:

(   ) O tamanho das formigas.

(   ) A visão que a formiga tem das coisas.

(   ) Os perigos que a formiga corre.

(    ) Os insetos são grandes para as formigas.   

2-      Quando o autor fala que “a rosa pode ser um lindo palácio” para a formiga, o que ele quis dizer:

(   ) Que a rosa é perfumada e confortável.

(   ) Que a rosa é grande e  espaçosa para servir de moradia para formiga.

(   ) Que a rosa tem espinhos que podem ser espadas.

(   ) Que a rosa é lugar de formigas.   

3-Na visão da formiga o que seria:

Um lago____________________________________      

Espada _____________________________________

Mar    ______________________________________

Navio  _____________________________________

Corcovado__________________________________

Ovelhinhas__________________________________

Rinoceronte _________________________________  

3-      Quais são as características dos grãos de sal que levam o autor a compará-los com “ovelhinhas”:___________________________________________________ ______________________________________________________________   

4-      Localize no texto as palavras que estão no diminutivo, circule de vermelho e complete o quadro a seguir com as palavras encontradas:

 

DIMINUTIVO

 NORMAL

Pequenina

pequena

pauzinho

pau

ovelhinha

ovelha

Sugestão de outra atividade  :

 atividade formigas-kellen

 

 

Professor, resgate o tema trabalhado e instigue os alunos. Solicite que pesquisem em casa o que os seus familiares conhecem sobre este inseto. Veja uma sugestão:

ativ casa-formiga 

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO     

Professor, resgate as informações que os alunos trouxeram de casa e explore as diferentes possibilidades que elas oferecem para trabalhar os conceitos matemáticos.  Faça a atividade coletivamente, à medida que for lendo as respostas registre na lousa.

Combine com os alunos uma forma de organizar estas informações, para isso utilize o gráfico de colunas. Leve alguns modelos de gráficos para os alunos visualizarem e compreenderem o que é um gráfico e para que serve.  Você poderá utilizar sítios ou recortar de jornais e revistas. No sítio a seguir você encontra alguns modelos:

http://info.abril.com.br/dicas/escritorio/planilhas/gostou-do-grafico-useo-como-modelo.shtml     - acesso em 12/08/2011

Os alunos também  poderão construir seus gráficos digitalmente. Acessem a ferramenta KSpread através do menu K de seus netbooks: (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório> Planilha Eletrônica).

Segundo os descritores do  Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e a Prova Brasil, o trabalho com  gráficos tem  a finalidade de fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar dados, utilizando tabelas e gráficos, comuns ao seu dia-a-dia.

  • Faça uma tabela para as crianças preencherem de acordo com os dados tabulados. Aproveite a atividade para trabalhar a coordenação motora fina. As turmas de 1º e 2º anos que estão no processo de construção da escrita e ainda estão trabalhando o traçado das letras precisam  realizar  atividades que desenvolvam estas habilidades.
  • Distribua: Papel crepom de cores variadas; Cola;
  • Tabela com os nomes das formigas que foram citadas pelos pais.
  • Faça uma tabela na lousa ou leve em uma folha de papel manilha ou craft.  À medida que for preenchendo na lousa, solicite que eles façam as bolinhas de papel crepom e colem no gráfico deles, para cada família que citou aquela espécie de formiga os alunos devem fazer uma bolinha de papel crepom e colar no gráfico.
  • Veja o registro fotográfico da atividade realizada pelos alunos do 1º ano da Escola de Educação Básica e o gráfico depois de concluído.

 

Gráfico

 

Fonte: Acervo da autora

Professor, para as turmas de 1º ano aproveite as informações e explore os conceitos de: quantidade, adição, subtração, maior, menor, mais, menos. Veja algumas possibilidades:

1-      Descubra no gráfico:

a) Qual espécie de formiga os pais conhecem  mais.       

B) Qual espécie eles conhecem menos.

2-      Se juntarmos a quantidade de formigas, citada pelos pais das espécies doceiras e cabeçudas, quantas formigas teremos?

3-      Se tirarmos  4 dos 9 pais que citaram as formigas saúvas, quantos ficarão?

  • Deixe espaço suficiente para que os alunos  possam desenvolver o raciocínio matemático utilizando a estratégia que considerar melhor:  desenho, representação numérica, escrita ou outras.
  • Depois, solicite que apresentem e expliquem o que fizeram.
  • Faça uma exposição dos  trabalhos dos alunos em um painel.  
  • Este trabalho pode ser desenvolvido com alunos do 1º, 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental Inicial, para isso faça apenas as adequações relativas ao nível de dificuldades.   

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.                                                

CONTEXTUALIZANDO AS INFORMAÇÕES

Professor, as atividades escritas criadas a partir de contextos significativos possibilitam uma melhor aprendizagem, pois fazem a ligação entre o simbólico e a realidade da criança. Peça que os alunos digitem na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos),  uma planilha que condense as informações de cada questão enviada na Tarefa de Casa. Veja o exemplo a seguir:

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSORA: Kellen Cristina                                                                    

ALUNO/A: _________________________________ DATA: ___/___/_____

 

O QUE AS FORMIGAS COMEM?

(FONTE: ENTREVISTA COM A FAMÍLIA)

 

FOLHAS

AÇÚCAR

DESENHO

 

 

DESENHO

 

 

 

BOLACHA

PIPOCA

DESENHO 

 

 

DESENHO

 

 

FRUTAS

BALA

DESENHO

 

 

 

 

DESENHO

 

 

 

 

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS  

  • Professor, a entrevista possibilita ampliar os conhecimentos relativos ao tema e também trabalhar a leitura e a escrita, para isso discuta com os alunos sobre como podem descobrir mais informações sobre as formigas e o que eles querem saber. Conduza a discussão até que eles apontem a entrevista como uma “fonte de informações”.
  • Verifique entre os próprios alunos se conhecem  algum  biólogo ou pessoa que conheça bem sobre formigas e que possa ir à escola para ser entrevistado sobre o tema.
  • Discuta com os alunos a melhor forma de convidar o entrevistado.
  • Aproveite e trabalhe o gênero textual “convite”. Leve alguns modelos  para que os alunos vejam a estrutura e os elementos que os compõem, pode ser convite de aniversário de casamento ou outros, mas converse com eles sobre a diferença entre estes convites e o que vocês vão elaborar.

 

ELABORE O CONVITE COLETIVAMENTE E QUESTIONE OS ALUNOS SOBRE OS DADOS QUE DEVEM SER COLOCADOS:

  1. NOME DO CONVIDADO.
  2. MOTIVO DO CONVITE.
  3. LOCAL.
  4. DATA.
  5. HORÁRIO DA ENTREVISTA.
  6. QUEM ESTÁ ENVIANDO O CONVITE (REMETENTE).

 

Depois solicite que registrem no caderno o convite elaborado coletivamente.

Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

Convites

Fonte:http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

 

 ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA

  • Discuta com os alunos o que querem saber sobre as formigas, ou seja, as questões levantadas por eles.
  • Registre na lousa, depois reproduza e cole no caderno para que vejam suas ideias materializadas por meio da escrita.
  • São estas atividades que possibilitam aos alunos perceberem o valor social da escrita.

 

No dia da entrevista, prepare os alunos para receberem o entrevistado. Combine com eles sobre a ordem das perguntas e sobre a regra combinada na sala:

Levantar o dedo e aguardar sua vez para falar. Se for possível, fotografe a atividade para colocar no relatório, utilizando a ferramenta do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

O  relatório também é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada,  além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um  importante gênero textual. Você poderá fazê-lo coletivamente, ou sugerir que os alunos escrevam o que acharam  mais interessante ou importante. Caso seus alunos sejam de 1º ano faça-o mais objetivo, privilegiando as principais informações. Lembre-se de solicitar que ilustrem o relatório, podendo utilizar recursos já citados.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. Verifique se seus alunos foram capazes de: localizar as informações na poesia;   compreender o que leram;  identificar as palavras de acordo com o grau (diminutivo);  organizar o gráfico e suas informações; organizar as informações por meio de relatório. As atividades propostas tiveram como eixo a pesquisa enquanto recurso de aprendizagem na alfabetização, pois ela possibilita ao aluno buscar seu próprio conhecimento, por isso utilize esta estratégia em diferentes momentos, para que o aluno compreenda que ela é uma importante ferramenta de trabalho. Registre estas informações, pois nem sempre nos lembramos das mesmas quando vamos elaborar nosso planejamento e elas são fundamentais para orientar nosso trabalho.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • veruska da silva echeverria araujo, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    veruska_e@hotmail.com

    11/09/2011

    Quatro estrelas

    muito boa a aula, gostei porque estou trabalhando poesias do vinicius, a aula ficou bem contextualizada, parabéns professora!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.