Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar os espaços da escola para alfabetizar? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Organizar os dados coletados;
  • Construir um gráfico a partir dos dados obtidos;
  • Utilizar as operações de adição e subtração para resolver situações apresentadas;
  • Conhecer os insetos encontrados no pátio;
  • Elaborar relatório a partir da observação;

              Utilizar todos os elementos como subsídios na alfabetização.

 

 

 

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos, leiam com compreensão e conheçam as operações de adição e subtração. Também é necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,    KSpread,  Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Professor, a observação é uma importante metodologia de pesquisa que precisa ser trabalhada com os alunos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois quando é sistematizada ela permite contextualizar os conteúdos tornando-os significativos para os alunos, além de ser uma forma de ensiná-los a buscar seu próprio conhecimento.

 

Pesquisa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

  • Para motivar os alunos conte-lhes a história do detetive Zinho.
  • Prepare a leitura antes para que você faça a entonação de voz criando suspense, envolvendo os alunos na história.
  • Se você tiver um casaco grande, chapéu e lupa, leve-os para a sala de aula, a fim de que você possa interpretar o detetive Zinho, mas é apenas uma opção.

Contos -  Zinho, O Detetive

 (Emílio Carlos)

O Detetive Zinho estava em seu quarto arrumando suas coisas de detetive, quando ouviu um grito pavoroso: - Aaaiiiii! Zinho saltou da cama, pegou sua lupa e seu chapéu, e abriu a porta do seu quarto. Daí ouviu o grito de novo:

- Aaaiiiii!

Zinho quase se assustou. Mas aí lembrou-se que um verdadeiro detetive não se assusta. Engoliu o susto em seco e pegou um desentupidor de pia que estava no corredor. Com o desentupidor debaixo do braço ele se sentiu mais confiante para enfrentar aquela ameaça terrível. E pôs-se a investigar de onde viriam os gritos.

- Aaaiiiii! Era o grito pavoroso de novo. Zinho já estava no alto da escada quando decidiu pegar mais uma arma: entrou no quarto da mãe e saiu de lá com um sutiã na mão para usar como se fosse estilingue.

Testou o suti-estilingue e... funcionava. Lançou uma bola de meia longe. A bola bateu no espelho do corredor, voltou e bateu na cabeça de Zinho, que ficou meio atordoado. O que mostrava que o suti-estilingue funcionava.

- Aaaiiiii!

Quanto mais descia a escada mais pavoroso o grito ficava. E o detetive Zinho resolveu se armar de um tênis largado pelo irmão mais velho bem no pé da escada. O tênis estava muito sujo e Zinho fez a besteira de cheirar o tênis do irmão.

- Arrgghh! Que chulé! – disse Zinho tapando o nariz.

Era mais uma arma perfeita contra o que quer que fosse que estava causando aqueles gritos de medo. E por falar em grito:

- Aaaiiiii! Passando pelo banheiro no corredor o detetive Zinho entrou. Pelo barulho que fez deve ter derrubado um monte de coisas lá dentro. E saiu armado de papel higiênico (pra amarrar o inimigo), uma escova de dentes (caso ele esteja com mau-hálito) e um rodo (que podia ser usado como espada ou coisa assim). Carregado com todos esses apetrechos o detetive Zinho ouviu novamente:

- Aaaaaahhhhhh!

O grito tinha ficado ainda mais pavoroso. E finalmente Zinho pode identificar de onde vinha o grito: da cozinha. Aproximou-se com cuidado da porta da cozinha, que estava fechada. O detetive Zinho ainda se lembrou de pegar um espanador que estava numa mesinha perto da porta. Por um segundo ou dois hesitou. Devia mesmo entrar? Que terríveis perigos o aguardavam atrás daquela porta.

- Aaaaahhhhhhhh!

Quando ouviu esse último grito não teve dúvidas: ele ia fazer o que tinha vindo fazer. E abriu a porta da cozinha  e pode ver então sua irmã mais velha em cima de uma cadeira. A irmã olhava para o lado e deu mais um grito horripilante:

- Socoorroooo!

Que terríveis monstros marcianos atacavam a cozinha querendo raptar sua irmã? Que perversos bandidos assaltavam a casa em busca dos doces que sua mãe tinha feito para o jantar? Que cruéis monstros sanguinários invadiam a casa prontos para sugar todo o leite da geladeira até a morte?

O detetive Zinho tentou manter a calma. E reparou que sua irmã olhava para baixo. Estalou os dedos e concluiu brilhantemente:

- Ahá! O que está assustando minha irmã deve estar no chão! Então o detetive aproximou-se do ser maligno que estava causando todo esse terror em sua parente tão próxima. Armado com todos os objetos que pegou pela casa ele não tinha medo, não podia falhar. E foi então que ele chegou bem perto e pode ver, ali no chão limpo da cozinha... uma barata.

Fonte- Conto-Zinho, O detetive:     

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=40 acesso em 14/08/11

 

Caro Professor, se a sua turma já for alfabetizada, após a contação de história, peça aos alunos que utilizem seus netbooks acessem a internet  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)o sítio http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=40 e façam uma leitura individual do texto da história contada acima para que possam conhecer o registro escrito da leitura realizada e fazer suas inferências com mais cautela.

-Outra questão importante é o fato dos alunos conhecerem um pouco sobre o autor, pois apesar dele não ser um escritor muito conhecido, ele já tem algumas produções. No sitio, junto com a história você encontra uma foto de Emílio Carlos com uma apresentação. É importante valorizar o autor de uma obra.

 

Posteriormente, questione os alunos:

-O que o detetive Zinho estava investigando?

-O que ele usou em sua investigação? Por quê?

-Ele era um adulto ou uma criança? Por quê?

- O que ele descobriu?

-A barata é um inseto? Por quê?  

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 

Vídeo

 

BRINCANDO DE INVESTIGADORES: EXPLORANDO O PÁTIO

 

-Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e inicie o diálogo questionando-os sobre o pátio.  Veja uma sugestão:

-Vocês já observaram o que tem no pátio da escola?

-Será que nós somos os únicos seres vivos que vamos lá?

-Que tal observarmos o que tem nele; no chão, nos cantinhos, na terra, nas plantas, em todos os lugares?

-Professor, faça uma observação prévia do pátio de sua escola para que possa direcionar as perguntas de acordo com o espaço e com as possíveis descobertas que os alunos poderão fazer. Caso o pátio de sua escola seja muito pequeno, não tenha plantas e insetos, prepare-o antes de levar os alunos para que eles possam encontrar insetos e folhas, assim ficarão estimulados e você terá muito que trabalhar. Se possível, leve algumas lupas de brinquedo, elas são facilmente encontradas em lojas populares, mas não são essenciais.  

-Os alunos deverão levar seus netbooks para fotografarem e/ou filmarem usando  alguns momentos da investigação. Acessem a ferramenta do laptop WxCam  instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

-Diga-lhes que temos que OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO E CUIDADO, SEM TOCAR  NO  QUE  ENCONTRAR, pois não sabemos o que são e se são nocivos.   

 Pátio

Alunas do1º ano D - Explorando o pátio- Fonte: Acervo da autora

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

ELABORANDO O RELATÓRIO

-Professor, depois que realizar a observação no pátio e retornar para sala de aula, retome com os alunos o que descobriram. Esta é uma importante etapa, pois consiste na sistematização do conhecimento adquirido no trabalho de campo, através da observação.

-Conduza a discussão para que todos possam falar de forma organizada. Observe se todos falaram e privilegie os mais tímidos, caso eles não verbalizem suas ideias, questione-os, valorize suas colocações para que sejam estimulados a falarem.

-Se seus alunos estão no primeiro ano e ainda não escreverem de forma autônoma, faça um relatório coletivo. Organize e escreva na lousa as ideias que forem falando. Depois, deixe que todos registrem no caderno, ou reproduza e distribua uma cópia para colarem no caderno e fazerem uma bela ilustração. Mas, se eles estão na fase alfabética da escrita e já produzem pequenos textos, deixe que escrevam sozinhos, para isso os oriente sobre as principais informações que devem constar no texto.

-Eles também poderão registrar suas impressões em documento do KWord de seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja a seguir:

 

Atividades

RELATÓRIO

- Onde nós fomos;

-Quem participou do trabalho;

-O que fizemos;

-O que descobrimos;

-Minha opinião: o que mais gostei ou não gostei.

 

-Ilustração do relatório.

 

 

Aproveite o tema e proponha uma atividade de casa que estimule a pesquisa.

 

 

Tarefa de Casa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSORA: Kellen Cristina

ALUNO/A: _________________________________ DATA: ___/___/_____

                                                     TAREFA DE CASA

ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE OS INSETOS. COLABORE COM NOSSA INVESTIGAÇÃO AUXILIANDO SEUS/UA FILHO/A RESPONDENDO AS QUESTÕES.

 

QUAIS INSETOS VOCÊ CONHECE?

VOCÊ TEM MEDO DE ALGUM INSETO. POR QUÊ?

__________________________________________________________________

VOCÊ JÁ ENCONTROU ALGUM INSETO EM CASA? QUAL(IS)?

 

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

ORGANIZANDO OS DADOS

Professor, retome as informações que os alunos coletaram em casa e elabore uma tabela com os seguintes dados:  

Veja uma sugestão:

TABELA 1- Insetos que as famílias dos alunos do 2º ano B conhecem:

 

INSETOS  CONHECIDOS

QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONHECEM

Formigas

15

Besouros

11

Mosquitos

18

Abelhas

09

Grilos

07

 

Professor, a tabela também pode ser construída digitalmente, utilizando a ferramenta dos netbooks chamada KSpread: Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório> Planilha Eletrônica.

Depois de organizar os dados proponha que os alunos elaborem um gráfico com a mesma ferramenta digital citada, mas para isso, verifique se conhecem gráficos.  Eles poderão acessar a internet de suas máquinas o sítio http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2009/08/graficos-na-escola.html (acesso em 14/08/11). Neste sítio, você encontra diferentes gráficos para explorar com seus alunos. Leve para sala alguns jornais que trazem diferentes modelos e explique que um gráfico serve para visualizar a informação de maneira mais direta, ou seja, mais sintética e clara.   

Segundo os descritores do Sistema de Avaliação a Educação Básica - SAEB e a Prova Brasil, o trabalho com gráficos tem a finalidade de fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar dados, utilizando tabelas e gráficos, comuns ao seu dia-a-dia. Este trabalho pode ser desenvolvido com alunos dos 1º, 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental Inicial, para isso faça apenas as adequações relativas ao nível de dificuldades.

Veja um gráfico construído pelos alunos do 2º ano, a partir da pesquisa com os familiares.

Gráfico 1- Insetos que as famílias dos alunos do 2º ano B conhecem:

Gráfico II 

Professor, elabore o gráfico coletivamente seja de maneira manual ou digital pelos caminhos já citados no KSpread. Para as turmas de 1º ano, é importante que você faça a tabela e escreva os nomes dos insetos que foram citados pelas famílias e os alunos apenas vão colorir ou fazer colagem com papel colorido, de acordo com as orientações. Mas, as turmas de 2º e 3º anos poderão fazer a tabela utilizando folha quadriculada ou utilizar as linhas do caderno como parâmetro, sabendo que nem todos conseguem uma organização espacial adequada, por isso é importante orientar quanto à distância (centímetros) de cada coluna. Faça na lousa para que os alunos possam acompanhar, aproveite este momento para questioná-los sobre os dados. Se quiser você poderá utilizar uma legenda.

Veja a sugestão:

 LEGENDA:

Legenda

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

CONTEXTUALIZANDO AS INFORMAÇÕES

Professor, utilize as informações apresentadas no gráfico e crie situações problema. Veja um exemplo elaborado a partir dos dados coletados pelos alunos do 2º ano B. Registre na lousa e peça que anotem em uma folha de papel ou entregue as questões em  fichas. Deixe que eles criem suas próprias estratégias para solucionar as questões: desenhos, operações, cálculos mentais ou outros, depois solicite que apresentem a sua forma de solucionar o problema.

 

1-    Qual é o inseto mais conhecido pelas famílias do 2º ano B? Qual é o menos conhecido?  Qual a diferença entre os dois?

Solucionando:  

 

 

 

2-    Se juntarmos a quantidade de pessoas que conhecem os besouros com as que conhecem as abelhas, quantas pessoas teremos?

Solucionando:  

 

 

  

3-    Se 18 pessoas conhecem os mosquitos e apenas 7 conhecem os grilos. Quantas pessoas a mais conhecem os mosquitos?

Solucionando:

 

 

VARAL: SOLUCIONANDO PROBLEMAS

Exponha as fichas com as questões resolvidas para que todos possam ter acesso. A socialização dos resultados também tem um valor importante no processo, pois revela a função social da língua escrita e da construção do conhecimento.

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS

Professor, para ampliarmos nossos conhecimentos acadêmicos, além da atividade empírica de observação no pátio, propomos que utilize um vídeoque pode ser acessado pelos netbooks dos alunos por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet)o sítio http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-biologia/o-mundo-dos-insetos.php , acesso em 14/08/11. Nele você verá um vídeo muito interessante falando sobre diversos insetos encontrados no Brasil. As imagens e a entrevista com o biólogo são esclarecedoras. Discuta com os alunos sobre os insetos que descobriram no pátio e aqueles que vimos no vídeo.  Resgate as informações sobre eles e faça um registro coletivo.    

 

OS INSETOS QUE NOS CERCAM

 

 

 

 

 

 

 

Faça uma ilustração

 

 

  

Recursos Complementares

http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2009/08/graficos-na-escola.html neste blog você encontra exemplos de trabalhos com gráficos na escola. Nos sítios a seguir você encontra diferentes sítios que trazem insetários e definições de insetos . 

 http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/colecao_insetos.php  

http://www.renovatus.com.br/noticias.asp?id=928    

http://www.insetario.uem.br/

Avaliação

Professor, sabemos que a avaliação deve permear todo processo, pois ela não é um momento estanque, é processual, assim mantenha sempre por perto o seu caderno de relatório ou de plano para que registre as aprendizagens e as dificuldades dos alunos ao longo das atividades. O relatório é um excelente recurso para trabalharmos habilidades de leitura e escrita. Verifique as dificuldades e facilidades relativas a observação, ao tratamento das informações; coleta e organização dos dados, tabela, gráfico e resolução das situações problema, essas observações e registros servirão de subsídios para direcionar seu planejamento. Tendo em vista que utilizamos o espaço escolar (pátio), como pretexto para ensinar alguns conteúdos importantes no processo de alfabetização, acreditamos que a partir dele, você terá subsídios para criar outras possibilidades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.