Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o sistema digestório: o processo de digestão – UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a importância do processo de digestão para o organismo.

Diferenciar os órgãos que compõe o sistema digestório.

Explicar os principais fatores químicos associados ao processo de digestão.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o sistema digestório e a dentição humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade:aprendendo sobre o processo de digestão

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre o processo de digestão. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo 1

digestão

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24   acesso feito dia 15/08/2011

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – O que é digestão?
Digestão é um conjunto de reações químicas por meio das quais substâncias complexas são transformadas em outras mais simples.

2 – Por que os alimentos que ingerimos precisam sofre digestão?
Os alimentos que ingerimos precisam sofrer digestão para que possam chegar a todas as células do organismo.

3 – Qual é a função das enzimas digestivas?
As enzimas digestivas atuam sobre as reações químicas que ocorrem nas células.

4 - Como costumam ser classificados os fenômenos que ocorrem na digestão?
Os fenômenos que ocorrem na digestão são classificados em mecanismos, quando não transformam as substâncias, e químicos, quando proporcionam o aparecimento de novas substâncias.  


2ª atividade: conhecendo o processo digestivo 

 

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em trios e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir os textos denominados “Digestão” e "Sistema Digestório'". O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 - Digestão

Fonte:   http://www.colegioweb.com.br/biologia/digestao.html acesso feito dia 15/08/2011

TEXTO 2 – Digestão

Fonte:  http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html   acesso feito dia 15/08/2011

TEXTO 3 – Sistema Digestório

Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 15/08/2011

 

 Concluída a leitura dos textos, os trios de alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Questionário 2
 

1 - De acordo com a figura a seguir, identifique e nomeie as estruturas responsáveis direta ou indiretamente pela digestão e absorção de lipídios.

 

digestão

Parte do sistema digestório responsável direta ou indiretamente pela digestão de lipídios: (04) fígado - produção da bile; (05) vesícula biliar - armazenamento e secreção da bile; (06) pâncreas - síntese e secreção da lipase pancreática; (07) intestino delgado - absorção de lipídios na forma de ácido graxo e glicerol.


2 - Em um experimento, foram retiradas duas amostras do aparelho digestivo humano. Essas amostras foram reunidas e equitativamente distribuídas em quatro tubos de ensaio, aos quais foram adicionados alimentos mantidos em diferentes valores de pH, conforme o quadro abaixo, e conservados a 37ºC durante 6 horas.

Tubo de ensaio

Alimentos adicionados

pH

I

Carne

2,0

II

Carne

7,0

III

Pão

6,8

IV

Pão

3,0

 

Considerando essas informações, responda:


a) Em quais tubos ocorreu a digestão?
Ocorreu a digestão nos tubos I e III.

b) Quais as enzimas envolvidas e de que órgãos foram retiradas?
No tubo I é a enzima pepsina, produzida na mucosa intestinal, formando o suco gástrico. No tubo III, a amilase salivar, secretada pelas glândulas salivares.

3 -Quais são os segmentos do tubo digestivo humano desde a entrada do alimento até a eliminação dos detritos fecais.
Boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, jejuno, íleo, ceco, colon, reto e ânus.

4 - Quais são as glândulas anexas ao tubo digestivo humano?
Glândulas salivares, fígado e pâncreas.
 

5 - Explique o que ocorre com os alimentos ao longo do tubo digestivo, indicando os sucos digestivos e enzimas que atuam e o tipo de nutriente que é quebrado em cada parte.
Na boca ocorre a mastigação e a insalivação dos alimentos. A saliva humana contém a enzima ptialina ou amilase salivar, a qual digere o amido e glicogênio transformando-os em maltose. O estômago produz pepsina e ácido clorídrico, digerindo parte das proteínas transformando-as em pequenas cadeias de peptídeos. O intestino delgado produz enzimas (suco entérico) e recebe o suco pancreático, além da bile produzida no fígado. Enzimas do suco pancreático e entérico terminam a digestão iniciada na boca e no estômago. No intestino delgado ocorre a digestão de carboidratos, proteínas e lipídios.

a) No homem, quantos dentes existem, respectivamente, nas dentições de leite e permanente?
20 dentes-de-leite e 32 dentes permanentes.

b) Quantas e quais são as glândulas salivares humanas?
São três pares, a saber: duas parótidas, duas sublinguais e duas submandibulares.

6 - Os mamíferos possuem sistema digestório completo. Responda as perguntas abaixo sobre a digestão humana.

a) Nosso fígado é uma espécie de "laboratório químico", considerado um dos órgãos mais importantes do organismo. Cite três funções deste importante órgão.
Produz a bile, que é uma substância que emulsiona gorduras na digestão, produz ureia, produz proteínas importantes que participam da coagulação sanguínea (fibrinogênio), armazena glicogênio, produz aminoácidos e participa do processo de desintoxicação, inativando substâncias prejudiciais ao organismo e destrói glóbulos vermelhos velhos.

b) Em que locais do tubo digestivo humano é realizada a digestão das proteínas da carne?
Estômago e intestino delgado

c) A abertura que leva à laringe fica na parte de trás da língua, em frente ao esôfago. Isso significa que ar e alimento compartilham a mesma passagem. Qual é o mecanismo que impede o alimento de entrar na laringe e bloquear a traqueia? Se isso acontecer, como nosso corpo reage?
Durante a alimentação a epiglote fecha completamente a glote na passagem do alimento evitando que entre na laringe. Caso isto venha acontecer o indivíduo sobre o que chamamos de engasgo.


3º atividade: descobrindo um pouco mais de anatomia

atividade

Nessa terceira atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem os órgãos do sistema digestório humano destacados na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

digestão

Fonte:  http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/ciencias/nutricaodigestao.htm  acesso feito dia 15/08/2011

1________________________________(BOCA)

2________________________________(GLÂNDULAS SALIVARES)

3________________________________(ESÔFAGO)

4________________________________(FÍGADO)

5________________________________ (ESTÔMAGO)

6________________________________(PÂNCREAS)

7________________________________(INTESTINO GROSSO)

8________________________________(INTESTINO DELGADO)

9________________________________(RETO)

10________________________________(ÂNUS)


4º atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, as orientações pertinentes aos experimentos devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos, apresentando, quando necessárias, as interpretações de cada um deles. 

Experimento 1 – O movimento da digestão

Material:

* 01 meia fina feminina

* 01 bolinha de isopor ou de tênis

* bolacha (depende do tamanho da turma)

Procedimento:

Cabe ao/a professor/a pedir para que os/as alunos/a coloquem a mão no pescoço e comam uma bolacha. Eles/as devem ser orientados a sentir o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. A seguir, eles/as devem ser orientados a colocar a bolinha, que representa a comida, dentro da meia fina, que representará o esôfago.  Eles/as devem, então, fazer a bolinha deslizar pela meia, empurrando-a com os dedos.

Interpretação:

Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.

Experimento 2 – A acidez do suco gástrico

Material:

* 01 copo transparente de 200 mL

* 150 mL de leite

* 50 Ml de vinagre ou suco de limão

Procedimento:

Cabe ao/a professor/a pedir para que os/as alunos/a coloquem o leite no copo, adicionem o vinagre ou o suco de limão e aguardem alguns minutos para depois conferir o resultado.

Interpretação:

O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco. 

Experimento 3 – O detergente da digestão

 

Material:

* 02 copos transparentes com água (200 mL cada)

* 02 colheres de sopa de óleo de cozinha

* 01 colher de sopa de detergente

Procedimento:

Cabe ao/a professor/a pedir para que os/as alunos/a coloquem 01 colher de óleo em cada um dos copos com água. Em seguida, somente em um dos copos com água e óleo, eles/as deverão acrescentar 01 colher de detergente e agitar bem.

Interpretação:

Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.

Fonte:   http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_104.asp  acesso feito dia 15/08/2011

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Exercício Complementar. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Exercício Complementar aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder, em casa. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a

Atividade de casa

Complete os espaços em branco:

1 – Digestão é o conjunto de ______________(reações químicas)_______________ por meio das quais substâncias ________________(compostas)______________ são transformadas em outras mais simples.

2 – A água, os sais minerais, as vitaminas, a ________________(glicose)__________ e a frutose não precisam sofrer transformações para atravessar as_______________ (membranas celulares)______________.

3 – Catalisadores são substâncias que____________(modificam a velocidade)_____________das reações químicas sem serem ______________(consumidas)______________ durante as reações.

4 – Enzimas são ____________(catalisadores)___________ produzidos pelas células.

5 – Todas as células do nosso organismo têm uma enzima denominada ________(catalase)__________.

 

Preencha os quadros em branco com nomes de alimentos sobre os quais as enzimas atuam:

 

AMILASE

Amido

LIPASE

Lipídios

PROTEASES

Proteínas

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.