29/08/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Para melhor condução da discussão do tema e das aulas, consequentemente, sugere-se que o professor leia o artigo: A revolução do internetês de Silvia Marconato, disponível no link: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11061
Nesse artigo, a autora apresenta uma definição para o termo internetês, as prováveis razões para que ele tenha sido criado e ser amplamente utilizado, principalmente, por crianças e adolescentes. Além disso, é proposta uma discussão sobre a influência dessa linguagem no processo de aprendizagem dos alunos. Sirio Possenti, entre outros, argumentam a favor ou contra o uso do internetês.
ATIVIDADE 1
Solicite a a seus alunos que acessem o site abaixo para verem o quadro seguinte.
Palavra na norma culta |
Abreviação em internetês |
Notas |
Não |
ñ, n, naum |
Fonética, abreviações. |
Sim |
s, y |
Fonética, abreviações; do inglês Yes |
Por quê |
pq |
Abreviação;Fonética. |
De |
d |
Abreviação |
Também |
tmbm, tbm, tmb |
Abreviação |
Se Faz Favor |
sff |
Abreviação |
Então |
et |
Abreviação |
Beleza |
blz |
Abreviação |
Aqui |
aki |
Fonética |
Acho |
axo |
Fonética |
Qualquer |
qlqr, qq, qquer |
Abreviação |
Mais |
+ |
Utilização de símbolo |
Hoje |
hj, og |
Abreviação;Fonética |
Não é, né |
neh,neah |
Fonética |
Quando |
Qndo, qdo |
Abreviação |
Novidade |
9dade, nvd, 9da10 |
Utilização de símbolo, abreviação |
Verdade |
vdd |
Abreviação |
Você |
vc, vsê, c |
Utilização de símbolo, abreviação |
Vocês |
v6, vcs, 6 |
Utilização de símbolo, abreviação |
Oi tudo bem? |
8do bm |
Utilização de símbolo, abreviação |
Comigo |
cmg |
Abreviação |
Tudo bem |
td bm, tdb |
Abreviação |
Por favor |
pf; pls; plis; plz |
Abreviação; do inglês please |
Teclar |
tc |
Abreviação. É utilizado como sinônimo de conversar. |
Falou(No caso, é sinônimo de Tchau;até) |
flw |
Abreviação. |
Firmeza |
fms,fmz |
Abreviação. |
Valeu |
vlw |
Abreviação. |
Demais |
d+ |
Utilização de símbolo. |
Até Mais |
t+,té + |
Utilização de símbolo. |
É |
eh |
Abreviação. |
Ah tá |
ata |
Abreviação. |
Tchau |
xau |
Fonética. |
Cabeça |
kbça |
Fonética. |
Riso |
rs |
Abreviação. |
Adiciona |
add |
Do inglês "Add". |
Aceita |
acc |
Abreviação. |
Beijo |
bj, bjo |
Abreviação. |
Beijos |
bjs, bjos |
Abreviação |
Tudo bem |
tb |
Abreviação |
Saudades ou Só Deus Sabe |
SDS |
Abreviação |
Quadro disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet%C3%AAs
Atividade 2
O professor deverá apresentar algumas frases no data show ou no quadro e pedir para que os alunos tentem entender os seus significados. Sugere-se as frases abaixo:
· obg.. bjux p vc
· tb gosto mto de vc
· qe qi c tá aprontando?
· amg t+ S2
· oie, tdb
· qee canta cmg as musicas
· naum axo naum
· add ai vlw bj
· pq eh legal tc com vc
· sds, aki eh xato sem vc S2
· blz ctg
· baum tc ctg
· kd din din rsrs
· to aki em kza
· fersorinha qrida do meu colação! bm q vc pudia aumentar minha nota neh!
hsuasuahsaushaus zuera
e nem vem briga que meus erros de portugues aqê saum bunitinhos, soh la no caderno q naum pode!!
t+
Certamente, os alunos conseguirão ler rapidamente as frases.
Uma vez apresentadas as frases, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito das mesmas. O roteiro de questões abaixo é sugestão para essa discussão.
· Como você conseguiu entender o significado das frases?
· Em quais situações você faz uso dessa linguagem?
· Você já se utilizou dessa linguagem em outra situação e não foi compreendido?
· Se os recados da escola fossem escritos nessa linguagem, seus pais entenderiam o que está escrito?
Atividade 2
PRODUÇÃO DE UM RECADO PARA OS PAIS
O professor deverá propor aos alunos que escrevam um recado para os seus pais utilizando a mesma linguagem que eles utilizam na internet. O texto deverá ser escrito colaborativamente. Ou então, os alunos podem ser divididos em grupos e, no final, o melhor recado será escolhido e enviado aos pais.
Abaixo um exemplo de como o texto poderia ser escrito
e ae galera, td blz? bora p reuniao com prof hj? eh pra vir hein? naum acc ngm fik de fora! vms espera vcs, flw? t+ p.s. naum vai c xato naum, ta? |
---|
Atividade 3
Na aula subsquente, o professor deverá perguntar aos alunos como foi a reação dos pais diante do recado (se eles conseguiram entender ou não, ou se eles acharam estranha a maneira como o recado está escrito, se eles acham que é dessa maneira que os recados deveriam ser escritos.)
O importante é que você esclareça para os alunos que o internetês não é uma linguagem " errada", mas sim uma linguagem que deve ser utilizada em um dado contexto e com pessoas devidamente inseridas nele.
Atividade 4
Os alunos deverão escrever dois textos:
PROFESSOR, lembre a seu aluno que ele deve utilizar a linguagem adequada para cada situação.
Professor, nos sites abaixo, você e seus alunos encontrarão mais informações que contribuirão para enriquecer suas aulas sobre o assunto.
http://revistalingua.uol.com.br/ - Site com diversos textos sobre língua portuguesa
http://editora.globo.com/especiais/2007/vestibular2007/imagens/pdfs/internetes.pdf - Texto sobre Internetês
Dessa maneira, o uso adequado da linguagem em cada mensagem será avaliado, bem como a objetividade e a clareza em cada uma delas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!