Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - O internetês - Que língua eu falo na Internet?

 

29/08/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a linguagem internetês
  • Distinguir o uso entre a língua formal e a informal
  • Escrever textos 
Duração das atividades
2 horas-aulas ( de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de nenhum conteúdo específico ter sido trabalhado pelo professor anteriormente.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet

Para melhor condução da discussão do tema e das aulas, consequentemente, sugere-se que o professor leia o artigo: A revolução do internetês de Silvia Marconato, disponível no link: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11061

A revolução do internetês

Nesse artigo, a autora apresenta uma definição para o termo internetês, as prováveis razões para que ele tenha sido criado e  ser amplamente utilizado, principalmente, por crianças e adolescentes. Além disso, é proposta uma discussão sobre a influência dessa linguagem no processo de aprendizagem dos alunos. Sirio Possenti, entre outros, argumentam a favor ou contra o uso do internetês.

 

 

  • Professor, caso você não seja muito familiarizado com o internetês, abaixo segue uma lista de expressões.

 

ATIVIDADE 1

Solicite a a seus alunos que acessem o site abaixo para verem o quadro seguinte.

 

 

Palavra na norma culta

Abreviação em internetês

Notas

Não

ñnnaum

Fonética, abreviações.

Sim

sy

Fonética, abreviações; do inglês Yes

Por quê

pq

Abreviação;Fonética.

De

d

Abreviação

Também

tmbmtbmtmb

Abreviação

Se Faz Favor

sff

Abreviação

Então

et

Abreviação

Beleza

blz

Abreviação

Aqui

aki

Fonética

Acho

axo

Fonética

Qualquer

qlqrqqqquer

Abreviação

Mais

+

Utilização de símbolo

Hoje

hjog

Abreviação;Fonética

Não é

neh,neah

Fonética

Quando

Qndoqdo

Abreviação

Novidade

9dadenvd9da10

Utilização de símbolo, abreviação

Verdade

vdd

Abreviação

Você

vcvsêc

Utilização de símbolo, abreviação

Vocês

v6vcs6

Utilização de símbolo, abreviação

Oi tudo bem?

8do bm

Utilização de símbolo, abreviação

Comigo

cmg

Abreviação

Tudo bem

td bmtdb

Abreviação

Por favor

pfplsplisplz

Abreviação; do inglês please

Teclar

tc

Abreviação. É utilizado como sinônimo de conversar.

Falou(No caso, é sinônimo de Tchau;até)

flw

Abreviação.

Firmeza

fms,fmz

Abreviação.

Valeu

vlw

Abreviação.

Demais

d+

Utilização de símbolo.

Até Mais

t+,té +

Utilização de símbolo.

É

eh

Abreviação.

Ah tá

ata

Abreviação.

Tchau

xau

Fonética.

Cabeça

kbça

Fonética.

Riso

rs

Abreviação.

Adiciona

add

Do inglês "Add".

Aceita

acc

Abreviação.

Beijo

bjbjo

Abreviação.

Beijos

bjsbjos

Abreviação

Tudo bem

tb

Abreviação

Saudades ou Só Deus Sabe

SDS

Abreviação

Quadro disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet%C3%AAs

 

Atividade 2

O professor deverá apresentar algumas frases no data show ou no quadro e pedir para que os alunos tentem entender os seus significados. Sugere-se as frases abaixo:

·         obg.. bjux p vc  

·         tb gosto mto de vc

·         qe qi c tá aprontando? 

·         amg  t+ S2

·         oie, tdb

·         qee canta cmg as musicas

·         naum axo naum

·         add ai vlw bj

·         pq  eh legal tc com vc

·         sds, aki eh xato sem vc S2

·         blz ctg

·         baum tc ctg

·         kd din din rsrs

·         to aki em kza

·         fersorinha qrida do meu colação! bm q vc pudia aumentar minha nota neh!
         hsuasuahsaushaus zuera
         e nem vem briga que meus erros de portugues aqê saum bunitinhos, soh la no caderno q naum pode!!
         t+

 

Certamente, os alunos conseguirão ler rapidamente as frases.

Uma vez apresentadas as frases, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito das mesmas. O roteiro de questões abaixo é sugestão para essa discussão.

 

·         Como você conseguiu entender o significado das frases?

·         Em quais situações você faz uso dessa linguagem?

·         Você já se utilizou dessa linguagem em outra situação e não foi compreendido?

·         Se os recados da escola fossem escritos nessa linguagem, seus pais entenderiam o que está escrito?

 

  • De acordo com respostas dos alunos, o professor deverá promover uma discussão sobre as situações em que o uso do internetês é possível e viável.

 

Atividade 2

PRODUÇÃO DE UM RECADO PARA OS PAIS

O professor deverá propor aos alunos que escrevam um recado para os seus pais utilizando a mesma linguagem que eles utilizam na internet. O texto deverá ser escrito colaborativamente. Ou então, os alunos podem ser divididos em grupos e, no final, o melhor recado será escolhido e enviado aos pais.

  • Professor, como o recado vai ser elaborado em sala de aula, você pode digitá-lo em sala de aula no seu laptop Classmate  e depois imprimir cópias para os alunos. Ou caso isso não seja possível, você deverá passar o recado no quadro para que os alunos o copiem.

Abaixo um exemplo de como o texto poderia ser escrito

e ae galera, 

td blz?

bora p reuniao com prof hj?

eh pra vir hein? naum acc ngm fik de fora!

vms espera vcs, flw?

t+

p.s. naum vai c xato naum, ta?

 

Atividade 3

Na aula subsquente, o professor deverá perguntar aos alunos como foi a reação dos pais diante do recado (se eles conseguiram entender ou não, ou se eles acharam estranha a maneira como o recado está escrito, se eles acham que é dessa maneira que os recados deveriam ser escritos.)

  • Professor, nesse momento você pode explicar o internetês e os contextos que essa linguagem pode ser utilizada (nem em todas as interações via internet, o uso dessa linguagem se aplica).  Aqui também cabe explicitar a diferença entre linguagem formal e informal.

O importante é que você esclareça para os alunos que o internetês não é uma linguagem " errada", mas sim uma linguagem que deve ser utilizada em um dado contexto e com pessoas devidamente inseridas nele.

 

Atividade 4

 

Os alunos deverão escrever dois textos:

  • ·         um para o site de uma banda para ganhar um ingresso para o show
  • ·         um para o site de uma universidade na qual o aluno está pleiteando uma bolsa de estudos.

 

PROFESSOR, lembre a seu aluno que ele deve utilizar a linguagem adequada para cada situação.

Recursos Complementares

 

Professor, nos sites abaixo, você e seus alunos encontrarão mais informações que contribuirão para enriquecer suas aulas sobre o assunto.

http://revistalingua.uol.com.br/ - Site com diversos textos sobre língua portuguesa

http://editora.globo.com/especiais/2007/vestibular2007/imagens/pdfs/internetes.pdf - Texto sobre Internetês

Avaliação

 

Dessa maneira, o uso adequado da linguagem em cada mensagem será avaliado, bem como a objetividade e a clareza em cada uma delas.

  • Espera-se que os alunos sejam capazes de diferenciar em qual mensagem podem usar o internetês e se fazer entendidos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.