Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A pluralidade cultural nas diferentes regiões brasileiras: centro- oeste, nordeste, norte, sudeste e sul-UCA.

 

12/09/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre a diversidade cultural das diferentes regiões brasileiras.

  • Compreenderá que apesar das diferenças étnicas e culturais existentes no Brasil, somos todos iguais e possuidores dos mesmos direitos e deveres, portanto devemos respeitar a todos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos possuam noções básicas de quais são as regiões brasileiras e suas diferenças: sudeste, sul, centro-oeste, norte e nordeste.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Conhecendo as divisões regionais do Brasil:

  • Ao iniciar a aula, pergunte aos alunos: quais são as regiões do Brasil? Após as respostas dos alunos  peça para acessarem o link das imagens abaixo e apresente a eles o mapa da divisão geográfica do Brasil:

Mapa da regiões

(Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm, acesso em: 16 de agosto de 2011).

Mapa folclorico  regional

(Disponível em: http://ensfundamental1.files.wordpress.com/2010/07/folclore-brasil.jpg, acesso em: 22 de agosto de 2011)

 

  • Em seguida, leve os alunos a pensarem na grandeza do território brasileiro e na mistura de etnias e manifestações culturais existentes em cada região. Para isso, os alunos podem acessar e ler os textos, conforme os links abaixo, que falam a respeito das características culturais de cada região:

 

Características culturais de cada região:

 

Centro-oeste:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).

Nordeste:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).

Norte:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm(acesso em 16 de agosto de 2011)

Sudeste:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).

Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).

  • Converse com os alunos a respeito dos textos lidos, sobre as características físicas, geográficas, culturais de cada região.

 

  • Proponha a eles a seguinte tarefa de casa: que façam pesquisas na internet sobre as características culturais e étnicas das regiões brasileiras, como as religiões predominantes, as características raciais predominantes, a miscigenação, as festas folclóricas e a culinária. Solicitar que transformem a pesquisa em um texto e enviem  para o e-mail do professor.     

Sugestões de site de pesquisa: http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/ (acesso em: 22 de agosto de 2011) e http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2008/12/09/o+que+faz+a+defesa+civil+3159924.html (acesso em: 22 de agosto de 2011).

 

 

Aula 2:

 Inicie a aula com as seguintes perguntas aos alunos:

1.      Você conhece outros estados e regiões além da que você vive?

2.      Que diferenças culturais interessantes você observou onde você esteve?

3.      Existe algum aluno na turma que veio de outro estado ou região? Caso a resposta seja  sim, pergunte a ele: que diferenças você observou entre o lugar onde você vive e onde você  vivia?

  • Deixe os alunos responderem as perguntas, contarem suas aventuras culturais e trazerem curiosidades a respeito das perguntas.

 

Aula 3:

  • Projete no data show a frase abaixo e peça para os alunos pensarem no significado dessa afirmação:

“Somos todos brasileiros, portanto, todos iguais; mesmo diferentes"

  • Em seguida, peça para os alunos assistirem ao vídeo que fala sobre o preconceito regional, mais específico, com relação ao preconceito nordestino, eles deve acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=arnuzT-2cxU (acesso em: 22 de agosto de 2011).
  • Após pensarem sobre a frase apresentada e assistirem ao vídeo, promova uma reflexão e um debate sobre a questão do preconceito regional entre as  regiões brasileiras, peça para darem exemplo de preconceitos que podem ocorrer entre pessoas de regiões diferentes. Conduza os alunos a concluírem que mesmo com toda a diversidade cultural existente em nosso país, todos nós somos brasileiros, possuímos os mesmo direitos e deveres e que, portanto, devemos respeitar as diferenças.

Atividade:

  • Divida os alunos em grupos de 5 e proponha que os mesmos procurem  na escola pessoas que vieram de outra região ou estado. Ao encontrarem, peça a eles que  façam uma entrevista com essa pessoa, com duração de no máximo 3 minutos, pedindo-a que conte coisas interessantes sobre sua região. O aluno pode elaborar perguntas sobre: as festas culturais, as características étnicas, a culinária, dentre outras questões. A entrevista deve ser feita no recreio ou no intervalo entre as aulas. As entrevistas precisam ser filmadas (gravar em pen drive) e cada grupo pode entrevistar no máximo 2  pessoas.

Observação: caso não haja pessoas na escola que vieram de outros estados ou regiões, os alunos podem procurar em sua vizinhança ou entre a rede de amigos e familiares.

 

Aula 4:

  • Retome os grupos feitos na última aula e peça para cada grupo apresentar suas entrevistas para o restante da turma. Use o data show para auxiliar os alunos em suas exposições.

Observação: para enriquecer a aula promova  após cada apresentação, um debate acerca do conteúdo dos trabalhos apresentados.

Recursos Complementares

Segue abaixo links de sites que possuem informações a respeito das regiões brasileiras que podem ser usadas pelo professor e alunos para obterem mais informações sobre o tema dessa aula:

http://pt.scribd.com/doc/507344/Regioes-Brasileiras (acesso em 16 de agosto de 2011).

http://www.miniweb.com.br/Cidadania/dicas/folclore_regioes.html (acesso em 16 de agosto de 2011).

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/folclore--etnias--comidas-tipicas--regioes-brasileiras--parte2.html (acesso em 16 de agosto de 2011).

Avaliação
  • O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a diversidade cultural das diferentes regiões brasileiras. Se compreenderam que apesar das diferenças étnicas e culturais existentes no Brasil, somos todos iguais e possuidores dos mesmos direitos e deveres, portanto devemos respeitar a todos.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Isis Queiroz Gomes da Silva, EMEI PROF MARIA DA CONCEICAO CARVALHO , Rio de Janeiro - dijo:
    queiroz_isis@hotmail.com

    10/06/2012

    Duas estrelas

    A aula 1 utiliza o site Brasil Escola... onde o texto diz que Macumba é uma religião... se continuarmos passando esse termo de forma pejorativa, como conseguiremos alcançar a igualdade religiosa??? http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).


  • maria zelia, ESCOLA ESTADUAL LAURO DE CASTRO , Rio Grande do Norte - dijo:
    zeliarn@hotmail.com

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Sua aula é muito boa. Parabéns.Irei usa-la numa aula no sétimo ano. Obrigada. As grandes idéias devem ser socializadas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.