12/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Aprenderá sobre a diversidade cultural das diferentes regiões brasileiras.
Compreenderá que apesar das diferenças étnicas e culturais existentes no Brasil, somos todos iguais e possuidores dos mesmos direitos e deveres, portanto devemos respeitar a todos.
É preciso que os alunos possuam noções básicas de quais são as regiões brasileiras e suas diferenças: sudeste, sul, centro-oeste, norte e nordeste.
Aula 1:
Conhecendo as divisões regionais do Brasil:
(Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm, acesso em: 16 de agosto de 2011).
(Disponível em: http://ensfundamental1.files.wordpress.com/2010/07/folclore-brasil.jpg, acesso em: 22 de agosto de 2011)
Características culturais de cada região:
Centro-oeste:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).
Nordeste:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).
Norte:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm(acesso em 16 de agosto de 2011)
Sudeste:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).
Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).
Sugestões de site de pesquisa: http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/ (acesso em: 22 de agosto de 2011) e http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2008/12/09/o+que+faz+a+defesa+civil+3159924.html (acesso em: 22 de agosto de 2011).
Aula 2:
Inicie a aula com as seguintes perguntas aos alunos:
1. Você conhece outros estados e regiões além da que você vive?
2. Que diferenças culturais interessantes você observou onde você esteve?
3. Existe algum aluno na turma que veio de outro estado ou região? Caso a resposta seja sim, pergunte a ele: que diferenças você observou entre o lugar onde você vive e onde você vivia?
Aula 3:
“Somos todos brasileiros, portanto, todos iguais; mesmo diferentes"
Atividade:
Observação: caso não haja pessoas na escola que vieram de outros estados ou regiões, os alunos podem procurar em sua vizinhança ou entre a rede de amigos e familiares.
Aula 4:
Observação: para enriquecer a aula promova após cada apresentação, um debate acerca do conteúdo dos trabalhos apresentados.
Segue abaixo links de sites que possuem informações a respeito das regiões brasileiras que podem ser usadas pelo professor e alunos para obterem mais informações sobre o tema dessa aula:
http://pt.scribd.com/doc/507344/Regioes-Brasileiras (acesso em 16 de agosto de 2011).
http://www.miniweb.com.br/Cidadania/dicas/folclore_regioes.html (acesso em 16 de agosto de 2011).
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/folclore--etnias--comidas-tipicas--regioes-brasileiras--parte2.html (acesso em 16 de agosto de 2011).
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2012
Duas estrelasA aula 1 utiliza o site Brasil Escola... onde o texto diz que Macumba é uma religião... se continuarmos passando esse termo de forma pejorativa, como conseguiremos alcançar a igualdade religiosa??? http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm(acesso em 16 de agosto de 2011).
12/04/2012
Cinco estrelasSua aula é muito boa. Parabéns.Irei usa-la numa aula no sétimo ano. Obrigada. As grandes idéias devem ser socializadas.