29/08/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Colaboração em Classe.
Estratégias e recursos da aula
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em quatro (4) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender que é um cidadão da cidade em que vive e que respeitando todos os seus habitantes, será feliz e levará os outros a felicidade.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
CIDADANIA: DIREITO DE TER DIREITOS.
Imagem disponível em: http://bragajuandireitoconstitucional.blogspot.com/2010/07/cidadania.html
Cidadania é um termo originário do latim e significa "cidade". Mas, o conceito de cidadania tem origem na Grécia, sendo utilizado para representar o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive e está sempre em construção. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente vinculado à noção de direitos, especialmente aos direitos políticos.
A democracia é o regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos pelo voto. No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
Professor, desperte os alunos para o fato de que, exercer a cidadania na escola consiste em vários atos, dos simples aos mais complexos, desde jogar um copo no lixo até criar projetos para ajudar a melhorar o trânsito na porta da escola.
Para desencadear o debate, sugerimos as imagens a seguir, elas poderão ilustrar e despertar o interesse da turma, para tanto, utilize o laptop e projete as imagens por meio de um projetor multimídia.
Imagem disponível em: http://sorayabarbosa.blogspot.com/2011/05/cidadania.html
Imagem disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm
Professor, apresente aos alunos que, na escola, as crianças também devem exercer sua cidadania, ou seja, cumprir seus deveres e exigir seus direitos.
Solicite que eles formem grupos de cinco ou seis alunos para formarem duas listas: a primeira com os deveres dos alunos e a segunda com os direitos dos alunos dentro da escola. Os grupos serão os mesmos durante todos os momentos desta aula.
Esta atividade deve ser digitada e entregue ao professor. Para isso, utilize seu laptop UCA, por meio do KWord[ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
2° Momento: aproximadamente 60 min.
PRATICANDO NOSSA CIDADANIA.
Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops UCA para acessarem ao vídeo abaixo seguindo o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Após assistirem ao vídeo, proponha uma atividade teatral, em grupo. Veja as orientações a seguir:
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mViLa6Dje9s
Assim como Lorraine, personagem principal do vídeo, você também pode e deve fazer algo para melhorar a vida em sua escola. O que você poderia fazer? Seja criativo.
1) Em grupo, crie uma peça teatral incentivando os alunos de sua escola a exercerem sua cidadania. A encenação poderá ter no máximo 5 minutos de duração. Alguém do grupo deve ficar responsável por registrar, por meio de seu laptop UCA com fotos e/ou vídeos, os momentos da apresentação teatral, para isso utilizarão a Webcam, instalada na área de trabalho.
2) Após a apresentação e avaliação por parte do professor, o grupo deve criar um blog para divulgar seu trabalho. O blog é uma forma de socializar o que aprenderam além de valorizar a produção dos alunos. Veja sugestão de criação de blog em: Recursos Complementares.
3º Momento: aproximadamente 60 min.
O QUE É SER FELIZ?
Professor, promova uma reflexão em sua sala. O tema é felicidade. Lance a pergunta: “o que é felicidade em sua opinião”? Não é necessário anotar as opiniões dos alunos, mas fique atento, pois poderão surgir idéias bem discrepantes, tendo em vista a subjetividade do tema.
Após a reflexão, convide-os para assistirem ao vídeo da música “Felicidade” de Fábio Jr. Para isso, solicite que utilizem os laptops UCA e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tO8XRpvNLRo
SER CIDADÃO É FAZER OS OUTROS FELIZES.
Professor, para introduzir esse momento, fale às crianças que há muitos anos atrás, antes mesmo de Cristo, existiu um filósofo que atuou na Grécia, chamado Aristóteles. Ele acreditava em três patamares para ser feliz. O 1º: uma vida de prazeres e satisfações; 2º: procura da verdade e o 3º: uma vida como cidadão livre, responsável, que procura fazer o bem. E é nesse 3º patamar que vamos tratar nesse momento.
O conceito de felicidade para Aristóteles é inverso a uma vontade de parar, mas ao contrário, estar sempre em ação, agir sempre na direção, na intensidade e no tempo certo. Para ele, é feliz e faz os outros felizes, o cidadão que exerce de forma correta a sua cidadania, ou seja, é cumpridor de seus deveres.
Responda com sinceridade as perguntas que se seguem.
1) Você cumpre seus deveres em sua casa? De que maneira? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você cumpre seus deveres em sua escola? E em sua sala de aula? Como? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você faz as pessoas ao seu redor felizes? No meio dessas pessoas se encontram seus professores e seus colegas de sala? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Qual o segredo para fazer os outros felizes? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Quando você exerce sua cidadania de forma correta, ou seja, cumpre com responsabilidade, seus deveres, quem fica mais feliz, seus pais, seus professores, seus colegas ou você mesmo? Explique. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º Momento: aproximadamente 60 min
EXERCITANDO O QUE APRENDEMOS.
Professor, para concluir essa aula, solicite aos alunos uma atividade para casa e em grupo. Solicite que os alunos tenham a ajuda de suas famílias. Veja a sugestão a seguir:
- Liga Solidária: http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp
- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania
- Canal sobre cidadania: http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm
- Criação de blog grátis: http://www.criarumblog.com/
- Vida e obra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
- Biografia e frases: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, estão intrinsecamente interligados. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que, para além da teoria, a cidadania deve ser vivenciada na prática cotidiana, mesmo que exija um grande esforço por parte do aluno. Se assim o fizer, poderá perceber que está buscando sua própria felicidade e a daqueles que estarão ao seu redor.
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