Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Posso ser cidadão, político e feliz ao mesmo tempo? Qual é a relação entre cidadania e felicidade? – UCA

 

29/08/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir que é um cidadão e que tem uma cidadania;

 

  • Diferenciar direitos de deveres;

 

  • Reconhecer que a democracia está vinculada ao conceito de felicidade;

 

  • Compreender o conceito de felicidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro (4) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender que é um cidadão da cidade em que vive e que respeitando todos os seus habitantes, será feliz e levará os outros a felicidade.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

CIDADANIA: DIREITO DE TER DIREITOS.

 

Cidadania

Imagem disponível em: http://bragajuandireitoconstitucional.blogspot.com/2010/07/cidadania.html

Cidadania é um termo originário do latim e significa "cidade". Mas, o conceito de cidadania tem origem na Grécia, sendo utilizado para representar o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive e está sempre em construção. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente vinculado à noção de direitos, especialmente aos direitos políticos.

A democracia é o regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos pelo voto. No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Professor, desperte os alunos para o fato de que, exercer a cidadania na escola consiste em vários atos, dos simples aos mais complexos, desde jogar um copo no lixo até criar projetos para ajudar a melhorar o trânsito na porta da escola.

Para desencadear o debate, sugerimos as imagens a seguir, elas poderão ilustrar e despertar o interesse da turma, para tanto, utilize o laptop e projete as imagens por meio de um projetor multimídia.

 

Cidadania

 Imagem disponível em: http://sorayabarbosa.blogspot.com/2011/05/cidadania.html

cidadania

Imagem disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm

Aluna UCA - Atividades  

Professor, apresente aos alunos que, na escola, as crianças também devem exercer sua cidadania, ou seja, cumprir seus deveres e exigir seus direitos.

Solicite que eles formem grupos  de cinco ou seis alunos para formarem duas listas: a primeira com os deveres dos alunos e a segunda com os direitos dos alunos dentro da escola. Os grupos serão os mesmos durante todos os momentos desta aula.

Esta atividade deve ser digitada e entregue ao professor. Para isso, utilize seu laptop UCA, por meio do KWord[ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].

2° Momentoaproximadamente 60 min.

PRATICANDO NOSSA CIDADANIA.

Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops UCA para acessarem ao vídeo abaixo seguindo o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Após assistirem ao vídeo, proponha uma atividade teatral, em grupo. Veja as orientações a seguir:

 

cidadania

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mViLa6Dje9s

Assim como Lorraine, personagem principal do vídeo, você também pode e deve fazer algo para melhorar a vida em sua escola. O que você poderia fazer? Seja criativo.

Aluna UCA - Atividades  

1) Em grupo, crie uma peça teatral incentivando os alunos de sua escola a exercerem sua cidadania. A encenação poderá ter no máximo 5 minutos de duração. Alguém do grupo deve ficar responsável por registrar, por meio de seu laptop UCA com fotos e/ou vídeos, os momentos da apresentação teatral, para isso utilizarão a Webcam, instalada na área de trabalho. 

2) Após a apresentação e avaliação por parte do professor, o grupo deve criar um blog para divulgar seu trabalho. O blog é uma forma de socializar o que aprenderam além de valorizar a produção dos alunos. Veja sugestão de criação de blog em: Recursos Complementares.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

O QUE É SER FELIZ?

Professor, promova uma reflexão em sua sala. O tema é felicidade. Lance a pergunta: “o que é felicidade em sua opinião”? Não é necessário anotar as opiniões dos alunos, mas fique atento, pois poderão surgir idéias bem discrepantes, tendo em vista a subjetividade do tema.

Após a reflexão, convide-os para assistirem ao vídeo da música “Felicidade” de Fábio Jr. Para isso, solicite que utilizem os laptops UCA e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Cidadania

 Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tO8XRpvNLRo

SER CIDADÃO É FAZER OS OUTROS FELIZES.

Professor, para introduzir esse momento, fale às crianças que há muitos anos atrás, antes mesmo de Cristo, existiu um filósofo que atuou na Grécia, chamado Aristóteles. Ele acreditava em três patamares para ser feliz. O 1º: uma vida de prazeres e satisfações; 2º: procura da verdade e o 3º: uma vida como cidadão livre, responsável, que procura fazer o bem. E é nesse 3º patamar que vamos tratar nesse momento.

O conceito de felicidade para Aristóteles é inverso a uma vontade de parar, mas ao contrário, estar sempre em ação, agir sempre na direção, na intensidade e no tempo certo. Para ele, é feliz e faz os outros felizes, o cidadão que exerce de forma correta a sua cidadania, ou seja, é cumpridor de seus deveres.

Aluna UCA - Atividades

Responda com sinceridade as perguntas que se seguem.

1) Você cumpre seus deveres em sua casa? De que maneira? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Você cumpre seus deveres em sua escola? E em sua sala de aula? Como? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Você faz as pessoas ao seu redor felizes? No meio dessas pessoas se encontram seus professores e seus colegas de sala? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual o segredo para fazer os outros felizes?                                ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Quando você exerce sua cidadania de forma correta, ou seja, cumpre com responsabilidade, seus deveres, quem fica mais feliz, seus pais, seus professores, seus colegas ou você mesmo? Explique. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4º Momento: aproximadamente 60 min

EXERCITANDO O QUE APRENDEMOS.

Professor, para concluir essa aula, solicite aos alunos uma atividade para casa e em grupo. Solicite que os alunos tenham a ajuda de suas famílias. Veja a sugestão a seguir:

Cidadania

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre cidadania:

- Liga Solidária: http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp

- Conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania

- Canal sobre cidadania: http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm

  • Sugestão de sítio sobre de blog:

- Criação de blog grátis: http://www.criarumblog.com/

  • Sugestão de sítio sobre Aristóteles:

- Vida e obra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

- Biografia e frases: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, estão intrinsecamente interligados. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que, para além da teoria, a cidadania deve ser vivenciada na prática cotidiana, mesmo que exija um grande esforço por parte do aluno. Se assim o fizer, poderá perceber que está buscando sua própria felicidade e a daqueles que estarão ao seu redor.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.