29/08/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Compreender as funções da dentição humana.
Dimensionar a importância da prevenção e da manutenção da saúde bucal.
Identificar os principais problemas de saúde bucal na população brasileira.
Conhecimentos básicos sobre a dentição humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-los/as a, usando o software Kword, abrir os textos denominados “Tenha dentes saudáveis, prevenindo” e “Como saber se tenho cárie”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: TENHA DENTES SAUDÁVEIS, PREVENINDO
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/tenha-dentes-saudaveis-prevenindo-6-1-5-101.html acesso feito dia 15/08/2011
TEXTO 2: COMO SABER SE TENHO CÁRIE?
Fonte: http://www.dentallider.net.br/dicas-saude/default.asp acesso feito dia 15/08/2011
Concluída a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
1 – No homem, quantos dentes existem, respectivamente, nas dentições de leite e permanente?
20 dentes-de-leite e 32 dentes permanentes.
2 – De que são formados os dentes?
Os dentes são formados de raiz e coroa (parte visível do dente).
3 – Qual a função dos dentes?
A função dos dentes é dividir os alimentos em pedaços bem pequenos para facilitar a ação das enzimas digestivas.
4 – Qual é a diferença entre a coroa e a raiz do dente?
A parte visível do dente é a coroa e a escondida pela gengiva é a raiz.
5 - Quais são os piores alimentos para os dentes?
Os doces e as bebidas açucaradas são causa importante de cárie dentária. No entanto todos os tipos de amido podem contribuir para a cárie porque as bactérias existentes na boca os decompõem dando origem a um ácido que ataca o esmalte dos dentes. Todos os alimentos que têm um elevado teor de açúcar, como os frutos secos, devem ser evitados entre as refeições.
6 – O que é a placa bacteriana?
É uma película que se forma diariamente sobre os dentes, a partir da saliva, e que é habitada por bactérias orais que se vão multiplicando. As bactérias da placa bacteriana provocam a cárie dentária e as doenças das gengivas.
7 – Qual a importância do fio dental na higienização dos dentes?
O fio dental é responsável pela limpeza. O fio dental é o instrumento mais importante para assegurar uma boa higiene oral. Ele permite remover às bactérias que permanecem nos espaços aonde a escova não chega. Infelizmente, muitas pessoas apenas escovam os dentes esquecendo ou ignorando que o fio dental é igualmente importante para uma boa higiene. Recomenda-se pelo menos uma vez por dia, o uso do fio dental. Escovar os dentes e não limpar com fio dental é como lavar só 65% do nosso corpo.
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a tirinha e o trecho de reportagem que se encontram abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
O/a professor/a poderá pedir para que um/a aluno/a faça a leitura da tirinha em voz alta e outro/a aluno/a do trecho de reportagem.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_yLOnKxk8g5o/Sz_9yA8pDII/AAAAAAAAFoM/GYayza4v3g0/s1600-h/Dentista.jpg acesso feito dia 15/08/2011
Brasileiros não cuidam da saúde bucal, revela pesquisa - 17/07/2009
“Três em cada dez brasileiros nunca foram a um dentista. A falta de cuidados com a boca pode provocar doenças graves. Especialistas discutem num congresso medidas de prevenção. Roberta era criança quando fez, pela última vez, o que está fazendo hoje: ir ao dentista. “Deve ter uns 20 anos”, disse uma paciente. É mais tempo do que a idade de Camila. Mas as razões são semelhantes. “Contramão, tempo, falta de grana, dinheiro, e também para marcar é difícil”, disse a recepcionista Camila de Souza, de 19 anos.”
Fonte: http://www.dentalpress.com.br/v5/noticias.php?id=4672 acesso feito dia 15/08/201.
Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da tirinha e do trecho de reportagem. Nesse momento, ele/a deverá observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular o debate entre os/as alunos/as:
1 - O que mais chamou sua atenção ao ler a tirinha ou o trecho de reportagem?
2 - Você já tinha conhecimento sobre a falta de cuidados dos brasileiros com a saúde bucal?
3 - Com que frequência você visita o/a dentista?
4 - Na sua opinião, o problema financeiro é o responsável por dificultar a visita da população brasileira aos consultórios dentários?
5 - Quais medidas poderiam ser tomadas para a maior conscientização da importância da visita regular ao/a dentista?
6 – As mídias (TV, internet, revistas) trazem diversas propagandas sobre cremes dentais. Qual a sua opinião sobre essas propagandas?
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a propor a realização de uma entrevista com um/a dentista. Organizados/as em grupos de cinco integrantes, os/as alunos deverão, assim, procurar um/a profissional com disponibilidade para tanto. Caso algum aluno/a da sala use aparelho ortodôntico, poderá verificar a possibilidade de realizar a entrevista com o/a profissional responsável pela manutenção do aparelho. Os/as alunos/as deverão ser solicitados pelo professor a registrar a entrevista em vídeos ou fotos, utilizando, para tanto, o software WxCam do netbook.
Os/as alunos/as deverão utilizar como base para a entrevista as seguintes questões:
1. O que te motivou a ser dentista?
2. Qual foi a maior dificuldade que você encontrou durante a faculdade?
3. Quais são as principais queixas dos/as pacientes?
4. Na sua opinião, por que as pessoas encontram dificuldades para ir ao dentista?
5. Qual é o maior desafio da profissão que você escolheu?
Após a realização da entrevista, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo faça uma apresentação oral para o restante da sala relatando como foi a realização da atividade e qual foi a principal descoberta sobre a temática.
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a sala novamente em grupos de, no máximo, cinco integrantes, e orientar os/as alunos/as para a confecção de cartazes sobre o tema “A saúde começa pela boca”. Os cartazes deverão conter informações obtidas durante a aula, além de imagens e figuras relacionadas ao tema.
É de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as revistas, jornais, canetinhas, cola, régua, tesoura sem ponta, fita crepe e outros materiais para a realização dessa atividade. O/a professor/a pode sugerir a utilização de materiais reaproveitados, desde que tenham qualidade suficiente para garantir certa durabilidade. Feita a distribuição desses materiais, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.
Concluídos os cartazes, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo exponha para o restante da sala como o que aprendeu durante a realização desta atividade.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador dessa exposição. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Os cartazes construídos poderão ser expostos na escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso aos mesmos.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica e descontraída, compreender os problemas decorrentes das cáries. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:
http://www.achejogos.com/infantis/Dentista_404.html
Nessa sexta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para realizá-la em casa. Posteriormente, a correção seria executada em sala de aula pelo/a professor/a.
Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente a Atividade Complementar aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Atividade de Casa
A. Complete a cruzadinha abaixo.
1 – Têm por função dividir os alimentos em pedacinhos.
2 – Envolve a parte viva do dente.
3 – Lesão nos dentes.
4 – Material que se usa para limpar os dentes.
5 – Película protetora que reveste a dentina, e que é mais dura que ela.
6 – É constituída por 20 dentes.
7 – Um dos métodos de prevenção da cárie.
B. Identifique na figura abaixo as camadas de um dente.
C. Identifique na figura abaixo os diferentes tipos de dentes.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/alimentos-auxiliam-higienizacao-boca-470549.shtml acesso feito dia 15/08/2011
Fonte: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+oral/saudeoral.htm acesso feito dia 15/08/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2012
Quatro estrelasgostei e copiei para meus alunos valeu