Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A saúde começa pela boca: explorando os dentes - UCA

 

29/08/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as funções da dentição humana.

Dimensionar a importância da prevenção e da manutenção da saúde bucal.

Identificar os principais problemas de saúde bucal na população brasileira.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a dentição humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º atividade: aprendendo com a leitura

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir os textos denominados “Tenha dentes saudáveis, prevenindo” e “Como saber se tenho cárie”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: TENHA DENTES SAUDÁVEIS, PREVENINDO
Fonte:  http://cyberdiet.terra.com.br/tenha-dentes-saudaveis-prevenindo-6-1-5-101.html acesso feito dia 15/08/2011

TEXTO 2: COMO SABER SE TENHO CÁRIE?
Fonte: http://www.dentallider.net.br/dicas-saude/default.asp acesso feito dia 15/08/2011

Concluída a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – No homem, quantos dentes existem, respectivamente, nas dentições de leite e permanente?
20 dentes-de-leite e 32 dentes permanentes.

2 – De que são formados os dentes?
Os dentes são formados de raiz e coroa (parte visível do dente).

3 – Qual a função dos dentes?
A função dos dentes é dividir os alimentos em pedaços bem pequenos para facilitar a ação das enzimas digestivas.

4 – Qual é a diferença entre a coroa e a raiz do dente?
A parte visível do dente é a coroa e a escondida pela gengiva é a raiz.

5 - Quais são os piores alimentos para os dentes?
Os doces e as bebidas açucaradas são causa importante de cárie dentária. No entanto todos os tipos de amido podem contribuir para a cárie porque as bactérias existentes na boca os decompõem dando origem a um ácido que ataca o esmalte dos dentes. Todos os alimentos que têm um elevado teor de açúcar, como os frutos secos, devem ser evitados entre as refeições.

6 – O que é a placa bacteriana?
É uma película que se forma diariamente sobre os dentes, a partir da saliva, e que é habitada por bactérias orais que se vão multiplicando. As bactérias da placa bacteriana provocam a cárie dentária e as doenças das gengivas.

7 – Qual a importância do fio dental na higienização dos dentes?
O fio dental é responsável pela limpeza. O fio dental é o instrumento mais importante para assegurar uma boa higiene oral. Ele permite remover às bactérias que permanecem nos espaços aonde a escova não chega. Infelizmente, muitas pessoas apenas escovam os dentes esquecendo ou ignorando que o fio dental é igualmente importante para uma boa higiene. Recomenda-se pelo menos uma vez por dia, o uso do fio dental. Escovar os dentes e não limpar com fio dental é como lavar só 65% do nosso corpo.

2ª atividade: trabalhando o social

atividade

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a tirinha e o trecho de reportagem que se encontram abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

O/a professor/a poderá pedir para que um/a aluno/a faça a leitura da tirinha em voz alta e outro/a aluno/a do trecho de reportagem.

dente

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_yLOnKxk8g5o/Sz_9yA8pDII/AAAAAAAAFoM/GYayza4v3g0/s1600-h/Dentista.jpg     acesso feito dia 15/08/2011

Brasileiros não cuidam da saúde bucal, revela pesquisa - 17/07/2009

“Três em cada dez brasileiros nunca foram a um dentista. A falta de cuidados com a boca pode provocar doenças graves. Especialistas discutem num congresso medidas de prevenção. Roberta era criança quando fez, pela última vez, o que está fazendo hoje: ir ao dentista. “Deve ter uns 20 anos”, disse uma paciente. É mais tempo do que a idade de Camila. Mas as razões são semelhantes. “Contramão, tempo, falta de grana, dinheiro, e também para marcar é difícil”, disse a recepcionista Camila de Souza, de 19 anos.”

Fonte: http://www.dentalpress.com.br/v5/noticias.php?id=4672 acesso feito dia 15/08/201.

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da tirinha e do trecho de reportagem. Nesse momento, ele/a deverá observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular o debate entre os/as alunos/as:

1 - O que mais chamou sua atenção ao ler a tirinha ou o trecho de reportagem?

2 - Você já tinha conhecimento sobre a falta de cuidados dos brasileiros com a saúde bucal?

3 - Com que frequência você visita o/a dentista?

4 - Na sua opinião, o problema financeiro é o responsável por dificultar a visita da população brasileira aos consultórios dentários?

5 - Quais medidas poderiam ser tomadas para a maior conscientização da importância da visita regular ao/a dentista?

6 – As mídias (TV, internet, revistas) trazem diversas propagandas sobre cremes dentais. Qual a sua opinião sobre essas propagandas?

3ª atividade: conhecendo mais sobre o assunto

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a propor a realização de uma entrevista com um/a dentista. Organizados/as em grupos de cinco integrantes, os/as alunos deverão, assim, procurar um/a profissional com disponibilidade para tanto. Caso algum aluno/a da sala use aparelho ortodôntico, poderá verificar a possibilidade de realizar a entrevista com o/a profissional responsável pela manutenção do aparelho. Os/as alunos/as deverão ser solicitados pelo professor a registrar a entrevista em vídeos ou fotos, utilizando, para tanto, o software  WxCam do netbook.

Os/as alunos/as deverão utilizar como base para a entrevista as seguintes questões:

1.      O que te motivou a ser dentista?

2.      Qual foi a maior dificuldade que você encontrou durante a faculdade?

3.      Quais são as principais queixas dos/as pacientes?

4.      Na sua opinião, por que as pessoas encontram dificuldades para ir ao dentista?

5.      Qual é o maior desafio da profissão que você escolheu?

Após a realização da entrevista, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo faça uma apresentação oral para o restante da sala relatando como foi a realização da atividade e qual foi a principal descoberta sobre a temática.

4ª atividade: construção de cartazes

atividade   

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a sala novamente em grupos de, no máximo, cinco integrantes, e orientar os/as alunos/as para a confecção de cartazes sobre o tema “A saúde começa pela boca”. Os cartazes deverão conter informações obtidas durante a aula, além de imagens e figuras relacionadas ao tema.

É de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as revistas, jornais, canetinhas, cola, régua, tesoura sem ponta, fita crepe e outros materiais para a realização dessa atividade. O/a professor/a pode sugerir a utilização de materiais reaproveitados, desde que tenham qualidade suficiente para garantir certa durabilidade. Feita a distribuição desses materiais, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.

Concluídos os cartazes, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo exponha para o restante da sala como o que aprendeu durante a realização desta atividade.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador dessa exposição. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Os cartazes construídos poderão ser expostos na escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso aos mesmos.

5ª atividade: navegando no conhecimento

 

 atividade

 

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica e descontraída, compreender os problemas decorrentes das cáries. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:

http://www.achejogos.com/infantis/Dentista_404.html

dente dente

dente dente

 

6ª atividade: trabalhando em casa

 

 Atividade de casa

Nessa sexta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para realizá-la em casa. Posteriormente, a correção seria executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente a Atividade Complementar aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Atividade de Casa

A. Complete a cruzadinha abaixo.

 1 – Têm por função dividir os alimentos em pedacinhos.

2 – Envolve a parte viva do dente.

3 – Lesão nos dentes.

4 – Material que se usa para limpar os dentes.

5 – Película protetora que reveste a dentina, e que é mais dura que ela.

6 – É constituída por 20 dentes.

7 – Um dos métodos de prevenção da cárie.

 

 dentes

 

B. Identifique na figura abaixo as camadas de um dente.

 

 dentes

 C. Identifique na figura abaixo os diferentes tipos de dentes.

dentes 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.