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Desvendando a composição e a qualidade do ar - UCA

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os fatores associados à qualidade do ar.

Identificar diferentes maneiras de contribuir para a preservação e manutenção da qualidade do ar.

Vislumbrar a importância do ar para a vida na Terra.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a atmosfera terrestre.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: sensibilização

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as tirinhas abaixo, utilizando um kit multimídia e um data show.

O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura de cada tirinha.

ar

Fonte: http://universomutum.blogspot.com/2009/06/tirinha-0060.html  acesso feito dia 17/08/2011

ar

Fonte: http://universomutum.blogspot.com/2009/11/tirinha-0112.html  acesso feito dia 17/08/2011

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das tirinhas. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

1. Qual a sua opinião em relação às atitudes do personagem Mutum?

2. Como você imagina que o mundo estará daqui a 25 anos?

3. O que você acha que pode fazer para combater a poluição do ar?

2ª atividade: exercitando a imaginação

atividades

Nessa segunda atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que um grupo de treze alunos/as se dirija até a frente da sala para participar de um sorteio.

Cabe ao/a professor/a preparar previamente treze papéis para o sorteio. Em cada um desses papéis deve estar anotado o nome das seguintes cidades: Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Kathmandu (Nepal), Lima (Peru), Arequipa (Peru), Cairo (Egito), Calgary (Canadá), Honolulu (Estados Unidos), Helsinque (Finlândia), Wellington (Nova Zelândia), Mineápolis (Estados Unidos) e Adelaide (Austrália). As sete primeiras cidades têm o ar mais poluído do mundo. Já as seis últimas têm o ar mais limpo do mundo. Porém, os papéis devem estar misturados para que os/as alunos/as não possam diferenciá-los.

Os/as alunos/as devem se reunir em 13 grupos, cada um com o papel com o nome de uma cidade anotado. Eles/as deverão discutir como imaginam que é qualidade do ar na cidade em questão.

No quadro da sala de aula o/a professor/a deverá organizar uma tabela com duas colunas (AR LIMPO/ AR POLUIDO) para que um/a representante de cada grupo, com fita crepe, cole nas colunas apropriadas os papéis com os nomes das cidades que eles/as imaginam que têm o ar mais poluído e o ar mais limpo.

Feita a colagem dos nomes das cidades no quadro, cabe o professor/a discutir com a sala quais fatores podem estar associados à condição do ar nessas cidades. Para tanto, ele/a pode recorrer às seguintes perguntas:

Por que você imagina que a cidade __________________ está com o ar poluído?

Por que você imagina que a cidade_________________ está com o ar limpo?

3ª atividade: conhecendo a realidade

pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em 13 grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre cada uma das cidades abordadas na atividade anterior.

Os sites indicados abaixo podem ser indicados para tanto, sendo que cada grupo deverá abordar uma cidade.

GRUPO 1: Pequim (China)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequim  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 2: Adelaide (Austrália)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adelaide_%28Austr%C3%A1lia%29  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 3: Nova Délhi (Índia)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Deli   acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 4: Minneapolis (Estados Unidos)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minneapolis acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 5: Kathmandu (Nepal)

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Kathmandu  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 6: Wellington (Nova Zelândia)

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Wellington acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 7: Karachi (Paquistão)

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Carachi acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 8: Helsinque (Finlândia)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hels%C3%ADnquia  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 9: Lima (Peru)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lima  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 10: Honolulu (Estados Unidos)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Honolulu  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 11: Arequipa (Peru)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arequipa  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 12: Calgary (Canadá)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calgary  acesso feito dia 17/08/2011

GRUPO 13: Cairo (Egito)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cairo  acesso feito dia 17/08/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão buscar, mais especificamente, informações sobre:

a) a população da cidade

b) o histórico da cidade

c) a geografia da cidade

d) o clima da cidade

e) a política da cidade

f) a economia da cidade

g) a educação na cidade e

h) o meio ambiente na cidade

Com o término da pesquisa, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as imagens e informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento para verificar eventuais convergências e divergências entre as informações resultantes dessa atividade e a discussão desenvolvida durante a atividade anterior, quando os/as alunos/as ainda não possuíam dados concretos sobre as cidades abordadas.

4ª atividade: conhecendo a composição e a qualidade do ar

 

videos

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks dois vídeo sobre o ar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1

ar
Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=aqvXzpwV6OA&NR=1 acesso feito dia 17/08/2011

Vídeo 2

ar
Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=ARUv8DG_lSI acesso feito dia 17/08/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir os três textos cujos links seguem abaixo.

Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: POLUIÇÃO DO AR

 Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-do-ar/poluicao-do-ar-5.php acesso feito dia 17/08/2011

TEXTO 2: POLUIÇÃO DO AR

Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/   acesso feito dia 17/08/2011

TEXTO 3: COMPOSIÇÃO DO AR

Fonte:   http://www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar.htm     acesso feito dia 17/08/2011

Concluída a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Como pode ser feita a classificação física dos poluentes atmosféricos?

2 – Quais são as unidades de medida para os poluentes atmosféricos?

3 – Quais são as defesas naturais do homem contra as impurezas do ar?

4 – Quais são os maiores problemas gerados pela poluição?

5 – Quais medidas podem ser tomadas para amenizar os problemas no ar?

6 – Quais são os gases que compõe o ar?

7 – Por que o oxigênio é indispensável para a sobrevivência dos seres vivos?

8 – Qual a função do nitrogênio e gás carbônico?

9 – Quais são os gases raros encontrados no ar?

10 – Qual foi o seu entendimento em relação ao experimento feito no vídeo 1? Explique.

11 – No vídeo 2, qual cena mais chamou a sua atenção. Por quê?

5ª atividade: experimentando

pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, as orientações pertinentes ao experimento devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento, apresentando, quando necessárias, as devidas interpretações.

Experimento: Poluição do ar

Material:

·  Filtros de papel

·  Palitos de churrasco

·  Grampeador (para fixar o filtro de papel no palito)

·  Mapa da cidade (ou dos bairros próximos a escola)

 

Procedimento:

1 - Os/as alunos/as devem prender os filtros de papel no palito de churrasco com ajuda de um grampeador.

2 - Cada aluno/a leva o filtro de papel para casa e o prende numa janela (de preferência virada para rua).

3 - Após uma semana, os/as alunos/as levam os filtros para a sala de aula. Observando os filtros, os alunos poderão deduzir quais as ruas ou os bairros mais empoeirados.

4 – Nesse momento o/a professor/a deverá anotar no quadro da sala de aula os nomes dos bairros em que os/as alunos/as moram. Se a maioria dos/as alunos/as morar no bairro da escola, o/a professor/a poderá diferenciar as ruas.

5 – Os/as alunos/as poderão registrar a atividade elaborando um mapa da cidade, no qual os bairros (ou as ruas) poderão ser pintados de cores diferentes de acordo com o nível da poluição.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-27 acesso feito dia 17/08/2011

6ª atividade: trabalhando a interdisciplinaridade

atividades

Nessa sexta atividade da aula o/a professor/a de Ciências deve entrar em contato com o/a professor/a de Língua Portuguesa e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão reflexiva da letra da música “Poluição do ar”, de Rafael Sales (Charrete). Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Língua Portuguesa.   

Poluição do ar - Rafael Sales (Charrete)

Você ja parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automóveis
A queima do lixo em incineradores
Dos hospitais

Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca

Tudo isso é combustão
E poluição do ar

A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gases que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição

Tudo isso é poluição
poluição do ar

Fonte: http://palcomp3.com/charrete/ acesso feito dia 17/08/2011 

Finalizada a apresentação da música, cabe ao/a professor/a iniciar uma discussão com os/as alunos/as sobre a letra da música, buscando, com isso, consolidar o conteúdo abordado.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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