30/08/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Compreender o que é e como se constitui a camada de ozônio.
Identificar diferentes maneiras de contribuir para a preservação e manutenção da camada de ozônio.
Vislumbrar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
Conhecimentos básicos sobre a atmosfera terrestre.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre o buraco na camada de ozônio. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, nos quais o vídeo em questão se encontra disponível.
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir os textos 1 e 2, denominados, respectivamente, “A camada de ozônio” e “O buraco na camada de ozônio”. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 – A Camada de Ozônio
http://www.library.com.br/Filosofia/acamada.htm acesso feito dia 15/08/2011
TEXTO 2 – O buraco na camada de ozônio
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-camada-de-ozonio/buraco-na-camada-de-ozonio-3.php acesso feito dia 15/08/2011
Finalizada a exibição dos vídeos e a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
1 – Qual é a função da camada de ozônio?
2 – O que é o buraco na camada de ozônio? Explique.
3 – Quais são as mudanças ocorridas na atmosfera terrestre?
4 - Por que ocorreu variação do buraco na camada de ozônio na Antártida ano a ano?
5 - Por que o desenvolvimento industrial foi prejudicial para a camada de ozônio?
6 - Qual a diferença entre radiação solar e o ozônio?
7 – O que é radiação ultravioleta?
8 – Quais são os efeitos de UV-B sobre as plantas?
9 - Quais são os efeitosde UV-B sobre o sistema aquático?
10 – Quais são os efeitos da radiação em nossa saúde?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos e entregar a cada um deles uma cópia impressa do material especificado abaixo. Com base na leitura do material, cada grupo deverá, utilizando o software Kword, elaborar uma resposta à pergunta que lhe é referente. Vale destacar que serão apresentadas, no total, duas perguntas, uma vez que alguns textos tratam de temas semelhantes e, por essa razão, a eles se aplicam a mesma questão. Com isso, espera-se verificar certa padronização entre as respostas.
"Um estudo patrocinado pelas Nações Unidas forneceu a primeira evidência de redução da camada de ozônio sobre porções do hemisfério norte, incluindo os Estados Unidos, no período do verão, informou a UPI. (…) Um relatório da NASA, divulgado em abril passado, mostrou que o buraco na camada de ozônio sobre regiões dos Estados Unidos estava aumentando a uma velocidade duas vezes maior do que a que se acreditava anteriormente. (…) A situação constatada terá conseqüências muito graves para a vida marinha, assim como para a humanidade, porque um aumento da radiação ultravioleta que atinge a Terra pode matar o fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar da vida marinha."
Questão referente ao grupo 1
Existe ligação entre o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global?Explique.
"Ao contrário do que vinha anualmente ocorrendo, neste ano o buraco de ozônio da Antártida não se dissipou no outono. Na mesma direção, os instrumentos assinalaram os mais baixos níveis de gás até agora registrados na região da estratosfera sobre aquele continente. Isso sugere que o buraco anual está aumentando. Como se não bastasse, verificou-se que durante os meses de verão o ozônio está regularmente diminuindo não só nos pólos, mas também nas latitudes médias, onde existem regiões densamente povoadas. (…) A existência de outro buraco no Ártico já é conhecida há algum tempo e a revista Science (n.º 255/797) adverte que ele poderá estender-se para o sul, afetando até a povoada Europa. (…) O pesquisador Joe W. Waters afirma que recentemente se observaram línguas de ar pobre de ozônio atingindo os pólos norte e sul a partir dos trópicos, o inverso do caminho usual da destruição do ozônio atmosférico."
Questão referente ao grupo 2
Existe ligação entre o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global?Explique.
"Aumentou em 18% o buraco na camada de ozônio no sul do país [Brasil] em comparação com o ano de 1994. (…) ‘A proteção nunca havia caído tanto quanto neste ano’, comunicou ontem o diretor do LACESM (Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria), Paulo Sarkis. ‘Nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até Paraná, as pessoas devem evitar a exposição ao Sol’, advertiu Sarkis”.
Questão referente ao grupo 3
Existe ligação entre o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global?Explique.
"Um dos moradores [de Punta Arenas] ficou sem camisa sob o Sol durante meia hora e sofreu tanta queimadura que parecia ‘ter estado no Havaí’. Ovelhas e outros animais ficaram cegos e morreram de fome porque não conseguiram achar comida. Plantas sadias definharam de uma hora para outra. Em outubro passado, os satélites detectaram o menor nível de ozônio sobre a região."
Questão referente ao grupo 4
Por que a destruição da camada de ozônio vem prejudicando a saúde humana e animal?
"A destruição da camada de ozônio não se limita mais à Antártida. A partir deste ano, vem atingindo também o norte da Europa, Sibéria, Alasca e Canadá. E, pela primeira vez, esse fato ocorreu na primavera e no verão. (...) O documento aponta ainda a destruição do ozônio nas altas e médias latitudes do hemisfério sul (Argentina, Chile, Austrália e Nova Zelândia). (…) Nas regiões temperadas não há propriamente um ‘buraco’ na camada de ozônio, mas várias falhas, ou seja, zonas onde o gás é muito rarefeito, como um tecido esgarçado que deixa passar a radiação ultravioleta do Sol.
Questão referente ao grupo 5
Existe ligação entre o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global?Explique.
"Durante quatro dias no início deste mês [novembro de 1995], as maléficas radiações ultravioletas atingiram a pele dos gaúchos com o dobro da intensidade normal. (…) Naquele período houve uma diminuição na concentração de ozônio atmosférico de cerca de 20%."
Questão referente ao grupo 6
Por que a destruição da camada de ozônio vem prejudicando a saúde humana?
As respostas de cada grupo, tal como elaboradas mediante o emprego do software Kword, deverão ser apresentadas oralmente pelos mesmos. O/a professor/a poderá pedir que a turma forme um círculo dentro da sala de aula para que essa apresentação possa ocorrer de maneira mais dialogada.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as tirinhas que se encontram abaixo, utilizando um kit multimídia e um data show.
O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura de uma tirinha e outro/a aluno/a faça a leitura de outra tirinha.
Fonte: http://maenatureza.net/component/content/article/51-coluna-2/1310-tirinhas-ecologicas-4.html acesso feito 15/08/2011
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T1345-2.pdf acesso feito dia 15/08/2011
Finalizada as leitura, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das tirinhas. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1. Qual a sua opinião em relação ao efeito estufa?
2. O que mais chamou sua atenção nas tirinhas?
Nessa quarta atividade da aula, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a se dividirem em grupos de 4 integrantes e a acessarem a internet utilizando o software Mozilla Firefox para fazer uma busca de informações sobre o efeito estufa. Para tanto, os sites abaixo podem ser indicados.
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=t2k&cod=_quimica_q13d
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html
http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/
Mais especificamente, os grupos deverão buscar informações capazes de responder às seguintes perguntas:
1. O efeito estufa realmente é o responsável por essa onda de calor que tem ocorrido no mundo?
2. Qual relação pode ser estabelecida entre o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio?
3. Qual relação pode ser estabelecida entre o efeito estufa e o aquecimento global?
4. Quais medidas podem ajudar a minimizar o efeito estufa?
5. Quais problemas poderão surgir no futuro se o efeito estufa não for controlado?
Com o término da pesquisa, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as imagens e informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nome | Tipo |
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Mudanças Ambientais Globais - Buraco na Camada de Ozônio | Animação/simulação |
Fonte: http://allaboutcfc.blogspot.com/ acesso feito dia 15/08/2011
Fonte http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/camada_ozonio acesso feito dia 15/08/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do recurso aos textos 3 e 4. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente via e-mail os referidos textos aos/as alunos/as e solicitar que, com base na leitura, eles/as respondam o Questionário 2.
Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para fazer a leitura dos textos e responder o Questionário 2, em casa.. Posteriormente, a correção deverá ser realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 3 – Brasil banirá gás CFC em 2011
Fonte:http://www.portalodm.com.br/brasil-banira-gas-cfc-em-2011--n--254.html acesso feito dia 15/08/2011
TEXTO 4 – Governo proíbe importação de gás CFC
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=9662acesso feito dia 15/08/2011
Questionário 2
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