Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ambiente e suas paisagens

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
Íris Maria Simões Barbosa
imagem do usuário

CAMALAU - PB GR ESC SAO JOAO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades realizadas, o aluno terá a oportunidade de conhecer a necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente, compreender a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a interdependência entre o espaço rural e urbano, identificando a diversidade dos biomas brasileiros.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 (sessenta) minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é essencial que os alunos já tenham noção á respeito do meio ambiente, a relação entre os seres vivos e a interdependência entre o espaço rural e urbano.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O meio ambient

A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Cabe a cada um de nós preservarmos e proteger o meio ambiente. Ele é o lugar em que vivemos. Devemos sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando-lhes que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos.

Estratégias

Atividade 1

 Logo de início é necessário que haja uma explanação oral sobre o tema Meio Ambiente, buscando o conhecimento prévio dos educandos, para que assim desperte o interesse/envolvimento sobre o assunto. Para tanto, proporcione uma reflexão a cerca de:

O que é Meio Ambiente?

Qual a importância do Meio Ambiente para nós?

Quais as ações do ser humano que contribuem para a destruição da natureza?

O que devemos fazer para proteger/preservar o meio ambiente?

Em seguida, questionar os alunos sobre a convivência entre os seres vivos e o ambiente. Logo após distribuir cópias de textos sobre as questões ambientais, onde os alunos selecionarão alguns textos e farão à leitura coletiva, reconhecendo os principais agentes de transformação do meio ambiente e as formas de degradação e preservação do mesmo. Depois da leitura, amplie o conhecimento dos alunos, acessando o site abaixo e anotando os pontos relevantes.

 Disponível em: http://www.sosmataatlantica.org.br

 Após a visita ao site, os alunos sintetizarão suas conclusões através de cartazes.

 Atividade 2

A observação é um método importante na construção do conhecimento do alunado. Para isso, será organizada uma aula passeio nos arredores da escola, sobre a orientação do professor, os alunos devem observar tudo que existe no local (seja natural ou não), os mesmos devem estar munidos de câmara fotográfica, lápis e papel para registrar alguns detalhes relevantes.

Ao voltar para a sala de aula, convide-os a acessarem o seguinte site para ampliar o conhecimento sobre recursos humanizados.

Disponível em: http://www.visaogeografica.com

Em seguida, divida a turma em dois grupos, um grupo fará um mural sobre os elementos naturais e o outro sobre paisagem modificada (humanizada).

Atividade 3

Para essa atividade, o professor fará uma breve explanação sobre a interdependência entre o espaço rural e urbano. Em seguida pedir aos alunos que pesquisem imagens na internet e preencham o quadro com produtos vindos do campo para a cidade e vice-versa.

 

PRODUTOS VINDOS DO CAMPO

PARA CIDADE

 

PRODUTOS VINDOS DA CIDADE

PARA O CAMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Após o preenchimento do quadro, sugerir que os alunos produzam um texto, mostrando essa interdependência entre a zona rural e urbana.

 Atividade 4

A brincadeira é um instrumento pedagógico muito importante para auxiliar na construção do conhecimento, estimulando o envolvimento e despertando o interesse da criança.

Para isso o professor sugere aos alunos um Relax Ecológico onde os mesmos ficarão sentados, executando passo a passo, os comandos feitos pelo professor.

 Disponível em: http://www.ofimdavarzea.com/educacao/dia-do-meio-ambiente-atividade-para-2-ano-1-serie

Após a realização da dinâmica, solicitar que eles elaborem 10 atitudes de respeito e preservação ao Meio Ambiente.

O professor deverá combinar previamente com o professor de outra turma, para que esses alunos venham assistir a apresentação do trabalho elaborado nessa atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve fazer parte de todo processo. Portanto, durante cada atividade deve haver observação e anotação das possíveis dúvidas, para o professor poder perceber se os objetivos foram alcançados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.