20/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com as atividades realizadas, o aluno terá a oportunidade de conhecer a necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente, compreender a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a interdependência entre o espaço rural e urbano, identificando a diversidade dos biomas brasileiros.
Para a realização dessa aula é essencial que os alunos já tenham noção á respeito do meio ambiente, a relação entre os seres vivos e a interdependência entre o espaço rural e urbano.
Introdução
O meio ambient
A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Cabe a cada um de nós preservarmos e proteger o meio ambiente. Ele é o lugar em que vivemos. Devemos sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando-lhes que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos.
Estratégias
Atividade 1
Logo de início é necessário que haja uma explanação oral sobre o tema Meio Ambiente, buscando o conhecimento prévio dos educandos, para que assim desperte o interesse/envolvimento sobre o assunto. Para tanto, proporcione uma reflexão a cerca de:
O que é Meio Ambiente?
Qual a importância do Meio Ambiente para nós?
Quais as ações do ser humano que contribuem para a destruição da natureza?
O que devemos fazer para proteger/preservar o meio ambiente?
Em seguida, questionar os alunos sobre a convivência entre os seres vivos e o ambiente. Logo após distribuir cópias de textos sobre as questões ambientais, onde os alunos selecionarão alguns textos e farão à leitura coletiva, reconhecendo os principais agentes de transformação do meio ambiente e as formas de degradação e preservação do mesmo. Depois da leitura, amplie o conhecimento dos alunos, acessando o site abaixo e anotando os pontos relevantes.
Disponível em: http://www.sosmataatlantica.org.br
Após a visita ao site, os alunos sintetizarão suas conclusões através de cartazes.
Atividade 2
A observação é um método importante na construção do conhecimento do alunado. Para isso, será organizada uma aula passeio nos arredores da escola, sobre a orientação do professor, os alunos devem observar tudo que existe no local (seja natural ou não), os mesmos devem estar munidos de câmara fotográfica, lápis e papel para registrar alguns detalhes relevantes.
Ao voltar para a sala de aula, convide-os a acessarem o seguinte site para ampliar o conhecimento sobre recursos humanizados.
Disponível em: http://www.visaogeografica.com
Em seguida, divida a turma em dois grupos, um grupo fará um mural sobre os elementos naturais e o outro sobre paisagem modificada (humanizada).
Atividade 3
Para essa atividade, o professor fará uma breve explanação sobre a interdependência entre o espaço rural e urbano. Em seguida pedir aos alunos que pesquisem imagens na internet e preencham o quadro com produtos vindos do campo para a cidade e vice-versa.
PRODUTOS VINDOS DO CAMPO PARA CIDADE
|
PRODUTOS VINDOS DA CIDADE PARA O CAMPO |
|
|
Após o preenchimento do quadro, sugerir que os alunos produzam um texto, mostrando essa interdependência entre a zona rural e urbana.
Atividade 4
A brincadeira é um instrumento pedagógico muito importante para auxiliar na construção do conhecimento, estimulando o envolvimento e despertando o interesse da criança.
Para isso o professor sugere aos alunos um Relax Ecológico onde os mesmos ficarão sentados, executando passo a passo, os comandos feitos pelo professor.
Disponível em: http://www.ofimdavarzea.com/educacao/dia-do-meio-ambiente-atividade-para-2-ano-1-serie
Após a realização da dinâmica, solicitar que eles elaborem 10 atitudes de respeito e preservação ao Meio Ambiente.
O professor deverá combinar previamente com o professor de outra turma, para que esses alunos venham assistir a apresentação do trabalho elaborado nessa atividade.
http://eraldaffi.blogspot.com/2008/12/meio-ambiente-e-sua-importancia-para.html
http://geografiapelomundo.blogspot.com/2010/11/elementos-naturais-e-elementos.html
A avaliação deve fazer parte de todo processo. Portanto, durante cada atividade deve haver observação e anotação das possíveis dúvidas, para o professor poder perceber se os objetivos foram alcançados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!