Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


I As faces da diversidade (UCA)

 

02/09/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Interpretar textos imagéticos;

  • Analisar e fazer comentários sobre textos imagéticos;

  • Conscientizar-se sobre questões de diversidade.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Brasil é um país que se originou da mistura entre três grandes etnias: a índia, a europeia e a africana. É dessa miscelânea que surgiu a enorme diversidade de povos, línguas, credos que permeiam a nossa cultura. Entretanto, essa formação cultural não se deu isenta de preconceitos e discriminações. Basta lembrar a dizimação dos povos indígenas, os longos anos de escravidão do negro ou ainda, no presente, os inúmeros preconceitos de cor, gênero, etnia, religião, etc. que ainda permeiam a sociedade, gerando intolerância, violência e morte.

Diante desse cenário, é necessário pensar em como a sociedade tem lidado com o outro, com o diferente; para que, assim, se possam quebrar tabus e preconceitos, e, enfim, respeitar-se a diversidade brasileira que é tão peculiar. Essa discussão deve fazer parte da sala de aula, pois os alunos precisam, mais do que nunca na atualidade, saber conviver e respeitar a diferença, que faz parte do cotidiano deles, seja na escola, seja em sua comunidade. Sendo assim, certamente, os alunos já terão uma ideia sobre diversidade e preconceito, cabendo ao professor resgatar as informações sobre esse tema para iniciar sua aula.

Estratégias e recursos da aula

pessoas

Disponível em:  http://www.infojovem.org.br/tag/diversidade/

Acesso em: 10 ago. 2011.

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à diversidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que é diversidade, onde é encontrada e até como lidam com ela.

Para desenvolver a discussão, o professor deve pedir para que os alunos acessem a seguinte imagem no link assinalado.

Brasil

Disponível em:  http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/.

Acesso em: 10 ago. 2011.

Na análise dessa imagem, o professor fará algumas perguntas oralmente para a interpretação dos alunos. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  1. Que elementos a imagem ressalta em seu centro? A que eles fazem referência?

  2. Que outros elementos a imagem ressalta? A que eles fazem referência?

  3. Por que esses elementos estão dispostos dessa forma?

  4. Qual o formato da imagem? Que efeito tem esse formato?

  5. Qual a temática principal da imagem? Que elementos comprovam isso?

  6. A imagem se mostra coerente com a realidade brasileira? Por quê?

 

Atividade 02

A fim de dar continuidade ao trabalho, o professor deverá apresentar outras imagens sobre o tema “Diversidade e Preconceito”, para que os alunos não apenas exercitem a análise desse tipo de texto, como também conheçam outras facetas do mundo das diferenças.

Nessa análise, o professor deverá considerar as perguntas feitas na Atividade 01 e promover a discussão sobre o tema, colocando-o em debate. É importante que o professor incentive a participação dos alunos nesse momento, de forma que eles contribuam ativamente com a discussão.

Polegar

Disponível em:  http://educacaodecoracao.blogspot.com/2010/07/projeto-diversidade.html.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

pessoas 1

Disponível em:  http://inclusaosocialatodeamor.blogspot.com/.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

adivinha

Disponível em: http://vivopelavida.com.br/2009/02/09/pesquisa-afirma-que-99-tem-preconceito-contra-homossexuais/.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

Conviver

Disponível em:  http://portal.sijoga.com/portal/index.php?option=com_content&view=section&id=12&layout=blog&Itemid=542&format=feed&type=rss.  

Acesso em: 10 ago. 2011.

rosto

Disponível em:  http://bibliblogue.wordpress.com/2010/10/24/texto-pretexto-eu-defendo-a-discriminacao-positiva-favorece-uma-sociedade-igualitaria-por-ana-margarida/. Acesso em: 10 ago. 2011.

As imagens listadas anteriormente são apenas uma sugestão, pois existem outras que se referem à mesma temática que estão disponíveis em sites de busca como Google, Bing, Ask.com, etc. Assim, cabe ao professor optar pela abordagem dessas ou de outras. Isso pode ser feito de acordo com o nível de interesse e especificidade da turma.

 

Atividade 03

Após analisar as imagens, os alunos podem buscar outras semelhantes em seu teor crítico, para serem analisadas em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas à diversidade no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente.

Os alunos podem digitar expressões como “diversidade”, “preconceito”, “povo brasileiro”, etc. para encontrar imagens a serem analisadas. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01 e 02, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.

 

Observação:

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

passos

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do youtube.

 

blog

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Atividade 04

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de, no máximo, 04 componentes, para que os alunos escolham 03 imagens, das que já foram apresentadas, que mais lhes chamaram a atenção. Eles devem fazer uma apresentação de slide, analisando-as oralmente perante a turma.

Nessa análise, os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas, já abordadas em parte na Atividade 01:

1.      Por que escolheram essas imagens?

2.      Qual a temática principal de cada uma delas?

3.      Qual o objetivo de cada uma delas?

4.      Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?

5.      O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?

6.      As imagens apontam ‘determinadas’ atitudes das pessoas. Quais seriam essas atitudes criticadas?

7.      O que as pessoas podem fazer para mudar as situações criticadas pelas imagens?

Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Power Point). Na criação dos slides, eles deverão fazer:

  • Uma capa, contendo o título do trabalho;

  • O corpo do trabalho, composto pelas três imagens;

  • Um último slide, contendo a relação dos integrantes do grupo.

Após as apresentações, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nessa etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

Recursos Complementares

Sugestão de livros para o professor:

  • Diversidade Cultural – José Márcio Barros.

  • Diversidade cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas (Volume 1) – Leonardo Brant (org.)

 

Sugestões de livros para os alunos:

  • Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque

  • Turma da Mônica – Um amiguinho diferente

  • Alice no país das Maravilhas – Lewis Carrol

Sugestão de filmes sobre o assunto:

  • A música e o Silêncio

  • Priscila – A Rainha do deserto

  • Amistad

  • A lista de Schindler

  • O milagre de Anne Sullivan

  • O sorriso de Monalisa

Sugestão de sites sobre o assunto:

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura de textos imagéticos, e, sobretudo, de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.