Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Aprenderá que as manifestações folclóricas brasileiras sejamos contos, festas, lendas, mitos, dentre outras, são formas de representação da nossa cultura popular.
- Saberá identificar, por meio das atividades propostas, quais são os elementos dessas manifestações folclóricas que expressam a cultura do povo a qual pertence, como por exemplo, o espaço geográfico, o contexto histórico, a linguagem, os valores culturais, a religiosidade, dentre outros aspectos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os alunos saibam o conceito de cultura e pluralidade cultural.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
- Inicie a aula perguntando aos alunos: O que é folclore?
- Após os alunos responderem, peça para eles acessarem o texto da página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore (acesso em: 16 de agosto de 2011), para compreenderem o conceito de folclore. Logo após, devem acessar o texto: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ (acesso em 16 de agosto de 2011), para saberem sobre o folclore no Brasil e sua importância enquanto manifestação da cultura popular brasileira. Além disso, é importante que o professor(a) ressalte que o folclore se manifesta de várias maneiras, tais como: festas, lendas, contos, mitos, dentre outras.
- Promova um debate acerca dos textos acima, para que os alunos possam refletir sobre as informações lidas. Para isso, basta o professor fazer perguntas pertinentes ao texto lido e também deixar os alunos exporem suas dúvidas sobre o tema e darem suas respostas. Podem ser feitas as seguintes perguntas: conforme o primeiro texto lido, o que é folclore? Sobre as histórias citadas no segundo texto, é possível identificar de qual região elas fazem parte? Por que o folclore é uma expressam cultural ?
- Posteriormente, apresente aos alunos algumas histórias do folclore. Eles podem acessar os links das histórias para acompanharem a exposição do professor.

(Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/612507, acesso em: 16 de agosto de 11)
Lenda do Bicho Papão:
http://www.brasilescola.com/folclore/bichopapao.htm (acesso em: 16 de agosto de 11)
Lenda do Boto cor de rosa:
http://www.brasilescola.com/folclore/boto-cor-de-rosa.htm (acesso em: 16 de agosto de 11)
Festa das cavalhadas:
http://www.brasilescola.com/folclore/cavalhadas.htm (acesso em: 16 de agosto de 11)
- Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos: que elementos culturais é possível encontrar nas lendas e festas citadas, como, os valores expressos, as expressões verbais, dentre outros? Deixe os alunos responderem e ajude-os a encontrarem esses elementos. Por exemplo, na lenda do “Boto cor de rosa” em que o boto engravida as moças solteiras, é possível perceber que a história se refere a população que vive em torno do rio amazonas, na região norte do país, e que é de outro contexto histórico, em que, os valores eram outros, e que talvez essa lenda foi uma forma de justificar gravidez fora do casamento, algo complicado para aquela época.
Aula 2
- No início da aula relembre os alunos o que foi visto na última aula. Em seguida, peça para eles acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo:

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2E1usxO6Qy8&feature=fvsr, acesso em: 16 de agosto de 2011)
- Esse vídeo mostra alguns dos principais personagens do folclore nacional, por isso, deixem os alunos comentarem aquilo que eles identificaram como interessante nesses personagens.
- Depois, proponha uma atividade, conforme as seguintes instruções:
- Primeiro divida os alunos em grupos de 5 e peça para eles pesquisarem na internet sobre lendas e festas do folclore brasileiro sugestão de site de pesquisa: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm acesso em: 16 de agosto do 2011). Os alunos devem seguir as seguintes instruções: identificar de qual região as lendas fazem parte; os elementos culturais encontrados nas histórias (o espaço geográfico, o contexto histórico, a linguagem, os valores culturais e a religiosidade) e também devem buscar fotos e imagens das festas.
- Em seguida, peça para os mesmos produzirem um vídeo que contenha todas as informações que eles encontraram na pesquisa feita. Para fazer o vídeo utilize no laptop UCA o programa: kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação) ou proponha aos grupos que façam uma encenação teatral da história escolhida e a filmem (na área de trabalho, clicar no menu câmera). Salvar produção em pen drive.
Aula 3:
Recursos Complementares
Avaliação
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam que as manifestações folclóricas brasileiras, sejam os contos, festas, lendas, mitos, dentre outras, são formas de representação da nossa cultura popular. Se aprenderam a identificar, por meio das atividades propostas, quais são os elementos dessas manifestações folclóricas que expressam a cultura do povo a qual pertence, como, o espaço geográfico, o contexto histórico, a linguagem, os valores culturais, a religiosidade, dentre outros aspectos.