Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O apreço pela diversidade: a língua e suas variações

 

05/09/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar variações linguísticas.
  • Conhecer alguns tipos e causas da variação linguística.
  • Refletir e argumentar  sobre o apreço pela variação linguística.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Exposição oral.
  • Argumentação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • discussões coletivas;
  • análise de imagens e poemas;
  • jogo de adivinha;
  • filmagem de exposição oral;
  • texto opinativo.

 

Recursos:

  • classmate/Projeto Uca com câmera para gravação;
  • internet.

 

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

A aula será iniciada pela escuta de um programa de rádio bem humorado sobre as diferenças regionais acerca da temperatura entre mineiros, cariocas, paulistas, baianos e gaúchos.  Título do arquivo de áudio: "O causo do brasileiros em várias temperaturas".

Para isso, os alunos acessarão o link: http://www.youtube.com/watch?v=E0RYkV1qCPo

 

Caso o professor queira visualizar o texto, basta acessar:

http://scriptusest.blogspot.com/2009/07/o-gaucho-e-as-temperaturas.html

 

Após a escuta, o professor polemizará:

  • As diferenças retratadas pelo programa de áudio dizem respeito a quê?
  • Assim como é possível encontrar diferenças no modo de agir dos brasileiros em relação ao clima, podemos encontrar diferenças no que diz respeito à lingua?
  • Quais seriam essas diferenças?

Atenção: professor, neste momento deixe os alunos comentarem livremente sobre as diferenças que observam na língua. Incentive-os a darem exemplos e para melhor terem noção das diferenças anote no quadro os exemplos.

 

Para melhor entenderem sobre as variações, os alunos assistirão com seus laptops o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=OHNg2hSA3n4

 

 

Atividade 2

 

Feito o levantamento inicial do conhecimento de mundo do aluno acerca das variações linguísticas, o professor exibirá em data show algumas imagens, ou ainda pedirá os alunos para acessarem-nas, ou as levará  impressas, e solicitará aos discentes a organização, em grupo, de uma fala de no máximo 3 minutos em que proponham relações entre a imagem e o tema: variações da língua.

Importante: professor, proponha aos alunos filmarem as explicações dos colegas para depois do estudo sobre variação, retomarem as falas inicias e analisarem seu ganho de conhecimento. Para gravarem, os alunos podem utilizar a câmera disponível em seus classmates/UCA.

 

2

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%B5es+lingu%C3%ADsticas&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=AASicCDXPUm-6M:&imgrefurl=http://www.osabetudo.com/variacao-linguistica/&docid=89Xq3O4gU1qlcM&w=300&h=300&ei=4MhOTtehDJHEgAefi7GDBw&zoom=1&iact=rc&dur=435&page=6&tbnh=153&tbnw=153&start=53&ndsp=9&ved=1t:429,r:1,s:53&tx=71&ty=36&biw=1138&bih=519

10

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%B5es+linguisticas&um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbm=isch&tbnid=12CDUEOB1qrAGM:&imgrefurl=http://nerdwayoflifegroup.blogspot.com/2011/07/001-portucast-variacoes-linguisticas.html&docid=x0DPODUbp8qbqM&w=1600&h=1200&ei=ccBOTt3OEtSgsQKO79jzBg&zoom=1&iact=rc&dur=446&page=6&tbnh=117&tbnw=167&start=91&ndsp=16&ved=1t:429,r:0,s:91&tx=76&ty=24&biw=1138&bih=555

11

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%B5es+lingu%C3%ADsticas&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=pfv3mMPlmzULsM:&imgrefurl=http://www.exnel.org.br/%253Fpage_id%253D125&docid=w1moliF_IEdr9M&w=280&h=209&ei=4MhOTtehDJHEgAefi7GDBw&zoom=1&iact=rc&dur=658&page=1&tbnh=117&tbnw=157&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:0&tx=82&ty=44&biw=1138&bih=519

12

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%B5es+lingu%C3%ADsticas&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=Z13absyH9seGcM:&imgrefurl=http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/variacao-linguistica-preconceito-linguistico/&docid=WDuQ8GodUa7yeM&w=627&h=297&ei=4MhOTtehDJHEgAefi7GDBw&zoom=1&iact=rc&dur=351&page=1&tbnh=75&tbnw=159&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=90&ty=49&biw=1138&bih=519

 

8

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%B5es+lingu%C3%ADsticas&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=2hW0Q6SBYu-pOM:&imgrefurl=http://variou.blogspot.com/&docid=45il9_SRtOgHFM&w=584&h=385&ei=4MhOTtehDJHEgAefi7GDBw&zoom=1&iact=hc&vpx=494&vpy=243&dur=11&hovh=182&hovw=277&tx=142&ty=164&page=15&tbnh=130&tbnw=197&start=134&ndsp=10&ved=1t:429,r:7,s:134&biw=1138&bih=519

 

4

http://www.google.com.br/imgres?q=preconceito+linguistico&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbnid=CVxN1beUmalrtM:&imgrefurl=http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110515-17774,00-O%252BPRECONCEITO%252BLINGUISTICO%252BDEVERIA%252BSER%252BCRIME.html&docid=0rXrQeoTs0hhrM&w=480&h=200&ei=g89OTpeuOZOssAKDruDrBg&zoom=1&iact=rc&dur=731&page=1&tbnh=134&tbnw=195&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:10,s:0&tx=75&ty=41&biw=1366&bih=624

 

13

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%A3o+lingu%C3%ADstica&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=b9rX-S1tGXeNOM:&imgrefurl=http://variou.blogspot.com/&docid=45il9_SRtOgHFM&w=450&h=356&ei=QctOTtPEC8HJgQevqIGNBw&zoom=1&iact=hc&vpx=173&vpy=80&dur=36&hovh=200&hovw=252&tx=155&ty=132&page=1&tbnh=120&tbnw=152&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0&biw=1138&bih=519

 

14

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%A3o+lingu%C3%ADstica&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=GvgcowzoGHYTxM:&imgrefurl=http://educador.brasilescola.com/orientacoes/uma-forma-diferenciada-trabalhar-as-variacoes-linguisticas.htm&docid=9REFJX938819jM&w=368&h=208&ei=QctOTtPEC8HJgQevqIGNBw&zoom=1&iact=rc&dur=391&page=20&tbnh=147&tbnw=260&start=183&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:183&tx=200&ty=80&biw=1138&bih=519

15

http://www.google.com.br/imgres?q=varia%C3%A7%C3%A3o+lingu%C3%ADstica&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=6Mc3vZS5p9vtGM:&imgrefurl=http://www.rockcomciencia.com.br/%253Ftag%253Dvariacao-linguistica&docid=y3z7n1G5EZlxwM&w=200&h=198&ei=QctOTtPEC8HJgQevqIGNBw&zoom=1&iact=hc&vpx=230&vpy=160&dur=434&hovh=158&hovw=160&tx=106&ty=66&page=7&tbnh=158&tbnw=160&start=64&ndsp=10&ved=1t:429,r:5,s:64&biw=1138&bih=519

 

17

http://www.google.com.br/imgres?q=preconceito+linguistico&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbnid=mvH2Ccv1cgjUBM:&imgrefurl=http://minhalinguaeeu.blogspot.com/2009/11/niguem-fala-errado.html&docid=bpi9_TTcInnEwM&w=1133&h=1023&ei=g89OTpeuOZOssAKDruDrBg&zoom=1&iact=hc&vpx=1089&vpy=73&dur=100&hovh=213&hovw=236&tx=118&ty=116&page=11&tbnh=143&tbnw=167&start=207&ndsp=18&ved=1t:429,r:11,s:207&biw=1366&bih=624

 

Aula 2

Atividade 1

 

Os alunos, em duplas, receberão fichas para brincarem com palavras que sofrem variações regionais. O objetivo do jogo é fazer o aluno associar as variações para uma mesma palavra. Para tanto, as fichas deverão estar viradas com sua face para baixo, embaralhadas e dispostas uniformente sobre uma mesa. Ganha a dupla que mais rápido terminar e obtiver maior número de pontuação.

Seguem sugestões:

mandioca macaxeira
abóbora jerimum
demônio coisa-ruim
pão cacetinho
sandalia de couro alpercata
triste borocochô
homem cabra
menino guri

 

Depois de brincarem com as fichas, o professor aproveitará as diferenças para uma mesma palavra para questionar:

  • Qual(is) a(s) razão(ões) para as mudanças?

Importante: professor, nesse momento, aproveite para trabalhar com os alunos as causas das variações: época, região, grupo social, idade, sexo, profissão. Dê um exemplo de cada razão da variação: Vossa Mercê/Vosmicê/Você (época); bergamota/tangerina/mexerica (região); nós vamos/nóis vai/plástico/prástico (grupo social); amigo/parceiro/mano (idade); gracinha/menininha (sexo); elemento/pessoa (profissão).

Para ilustrar as diferenças da língua, os alunos acessarão o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=mr50021TJCc&feature=related

 

Atividade 2

Nesta atividade, os alunos, em grupos, acessarão poemas que tratem de variação linguística. Após acessarem, terão de declamá-los para os colegas e propor comentários acerca das imagens literárias evocadas pelas poesias.

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, equipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

http://variacoeslinguisticas.blogspot.com/2011/01/poemas.html

Antigamente 
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. 

 
http://variacoeslinguisticas.blogspot.com/2011/01/poemas.html                            Carlos Drummond de Andrade

 
http://variacoeslinguisticas.blogspot.com/2011/01/poemas.html
Vício na fala 

Para dizerem milho dizem mio 
Para melhor dizem mió 
Para pior pió 
Para telha dizem teia 
Para telhado dizem teiado 
E vão fazendo telhados.


Oswald de Andrade

 

 

Aula 3

Atividade 1

 

Os alunos acessarão o link http://variacoeslinguisticas.blogspot.com/2011/01/as-variacoes-da-lingua.html  e lerão o texto Variações da Língua, de Ana Cláudia Fernandes Ferreira. Em seguida, o professor sorteará dois alunos para resumirem o texto lido e mais dois alunos para comentarem sobre o que disse o texto.

 

Atividade 2

Os alunos deverão ler o trecho da crônica "Nóis mudemo"

“NÓIS MUDEMO”

Fidêncio Bogo

Ônibus da Transbrasiliana deslizava manso pela Belém-Brasilia rumo ao Porto Nacional.
Era abril, mês das derradeiras chuvas. No céu, uma luzona enorme pra namorado nenhum botar defeito. Sob o luar generoso, o cerrado verdejante era um presépio, todo poesia e misticismo.

As aulas tinham começado numa segunda-feira. Escola de periferia, classes heterogêneas, retardatários. Entre eles, uma criança crescida, quase um rapaz.

- Por que você faltou esses dias todos?
- É que nóis mudemo onti, fessora. Nóis veio da fazenda.
Risadinhas da turma.
- Não se diz “nóis mudemo” menino! A gente deve dizer: nós mudamos, ta?
- Tá fessora!
No recreio as chacotas dos colegas: Oi, nóis mudemo! Até amanhã, nóis mudemo!
No dia seguinte, a mesma coisa: risadinhas, cochichos, gozações.
- Pai, não vô mais pra escola!
- Oxente! Módi quê?
Ouvida a história, o pai coçou a cabeça e disse:
- Meu fio, num deixa a escola por uma bobagem dessa! Não liga pras gozações da mininada!
Logo eles esquece.
Não esqueceram.
Na quarta-feira, dei pela falta do menino. Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte. Aí me dei conta de que eu nem sabia o nome dele. Procurei no diário de classe e soube que se chamava Lúcio – Lúcio Rodrigues Barbosa. Achei o endereço.
Longe, um dos últimos casebres do bairro. Fui lá, uma tarde. O rapaz tinha partido no dia anterior para casa de um tio, no sul do Pará.
-É, professora, meu tio não agüentou as gozações da mininada. Eu tentei fazê ele continuá, mas não teve jeito. Ele tava chateado demais. Bosta de vida! Eu devia di tê ficado na fazenda coa famia. Na cidade nóis não tem veis. Nóis fala tudo errado.
Inexperiente, confusa, sem saber o que dizer. Engoli em seco e me despedi.

O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento, ao menos de minha parte.
Uma tarde, um povoado à beira da Belém-Brasília, eu ia pegar o ônibus, quando alguém me chamou.
Olhei e vi, acenando para mim, um rapaz pobremente vestido, magro, com aparência doentia.
-O que é, moço?
-A senhora não se lembra de mim, fessora?
Olhei para ele, dei tratos à bola. Reconstitui num momento meus longos anos de sacerdócio, digo de magistério. Tudo escuro.
-Não me lembro não, moço. Você me conhece? De onde? Foi meu aluno? Como se chama?
Para tantas perguntas, uma resposta lacônica:
-Eu sou “Nóis mudemo”, lembra?
Comecei a tremer.
-Sim, moço. Agora lembro. Como era mesmo o seu nome?
-Lúcio – Lúcio Rodrigues Barbosa.
- 0 que aconteceu? Ah! Fessora! É mais fácil dizê o que não aconteceu. Comi o pão que o diabo amasso. E êta diabo bom de padaria! Fui garimpeiro. Fui bóia-fria, um “gato” me arrecadou e levou num caminhão pruma fazenda no meio da mata. Lá trabaiei como escravo, passaei fome, fui baleado quando conseguir fugi. Peguei tudo quando é doença. Até na cadeia já fui pará. Nóis ignorante as veis fais coisa sem querê fazê. A escola fais uma farta danada. Eu não devia tê saído da quele jeito, fessora, mais não agüentei as gozação da turma. Eu vi logo que nunca ia consegui falá direito. Ainda hoje não sei.

Trecho retirado de: http://eternamenteaprendiz.blogspot.com/2007/07/preconceito-lingstico_03.html

 

Depois, deverão refletir sobre o texto a partir dos questionamentos:

  • como devemos tratar as variações da língua?
  • as variedades da língua trazem prestígio social?
  • como combater o preconceito com a língua diferente do outro?

 Seguidamente à discussão oral, o professor proporá aos alunos a realização de um texto opinativo sobre o tema: O APREÇO PELA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. Os textos produzidos devem ter circulação social, por meio de blogs, jornais escolares ou murais na própria escola.

 

 

Aula 4

Atividade

Os alunos deverão responder as atividades sequintes:

Proposta de Atividade

Mapa-mundi com três países em destaque : Brasil, Angola e Portugal. Embora esse três países tenham o português como língua nacional, às vezes é necessário "traduzir" termos desconhecidos em uma outra região.

A) O trecho abaixo, do romance "A vida verdadeira de Domingos Xavier ", do escritor angolano José Luandino Vieira, mostra um pouco do português usado em Angola.

"Miúdo Zito entrou a correr no pequeno compartimento que servia de sala e, atravessando no quintal, viu o avô, ao fundo, junto às aduelas. Parou, ofegante, e depois chamou:

- Vavô! Vem depressa. Tem preso!

Velho Petelo se virou e interrogou com seus olhos pequenos, piscando na luz do sol da manhã coado nas folhas da mandioqueira:

- Menino disse tem preso? Viste com teus olhos?

Arrastando a perna esquerda e seguido por miúdo Zito, atravessou na sala e saiu para o areal vermelho. Rodearam na cubata de sô Miguel, e, em frente, onde já se aglomeravam algumas mulheres com seus monas escondidos nos panos, viram o homem que fazia esforços para descer da carrinha, debaixo das pancadas de dois cipaios."

 

Tente associar as palavras destacadas a seus respectivos significados:

miúdo - cubata - cipaios - carrinha - monas - aduelas

  1. garoto.

  2. tábuas de barril usadas para formar cercas delimitando o quintal.

  3. habitação feita de restos de materiais de construção; barraco, casebre.

  4. crianças.

  5. caminhonete aberta, tipo pick-up.

  6. policiais africanos, encarregados de policiar a população africana.

 

 

B) Este outro texto, extraído de "O Primo Basílio", do escritor português Eça de Queirós, mostra algumas particularidades do vocabulário do português de Portugal.

Jorge enrolou um cigarro e, muito repousado, muito fresco na sua camisa de chita, sem colete, o jaquetão de flanela azul aberto, os olhos no teto, pôs-se a pensar na sua jornada ao Alentejo. Era engenheiro de minas, no dia seguinte devia partir para Beja, para Évora, mais para o Sul, até S.Domingos; e aquela jornada, em julho, contrariava-o como uma interrupção, afligia-o como uma injustiça. Que maçada por um verão daqueles! Ir dias e dias sacudindo pelo chouto de um cavalo de aluguel, por esses descampados do Alentejo que não acabam nunca, cobertos de um restolho escuro, abafado num sol baço, onde os moscardos zumbem! Dormir nos montados, em quartos que cheiram a tijolo cozido, ouvindo em redor a escuridão da noite tórrida, grunhir as varas dos porcos! A todo momento sentir entrar pelas janelas, passar no ar o bafo quente das queimadas! E só!

 

Associe as palavras destacadas a seus respectivos significados:

chouto - baço - moscardos - restolho - montados

  1. trote miúdo e incômodo.

  2. a parte inferior das gramíneas que fica enraizada após a ceifa.

  3. sem brilho, embaciado.

  4. mosca-da-madeira.

  5. terrenos onde crescem principalmente sobreiros e azinheiros, e onde podem pastar porcos. [Sobreiros e azinheiros - árvores]

Questão adaptada e retirada de: http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#5

 

Proposta de Atividade

Mapa do Brasil - três estados diferentes do país: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco. Nos trechos abaixo, escritores de diferentes partes do Brasil manifestam suas respectivas características regionais.

 

Diga a qual região do país pertencem as falas abaixo. Dica: as regiões são: gaúcha, mineira e nordestina.

 

 

TEXTO DE GUIMARÃES ROSA

"E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra de-dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"

(João Guimarães Rosa, São Marcos, in: Sagarana)

 

 

TEXTO DE SIMÕES L. NETO

"Vancê pare um bocadinho: componha seus arreios, que a cincha está muito pra virilha. E vá pitando um cigarro, enquanto eu dou dois dedos de prosa àquele andante ... que me parece que estou conhecendo ... e conheço mesmo! ... É o índio Reduzo, que foi posteiro dos Costas, na estância do Ibicuí. "

(Simões Lopes Neto, Contos gauchescos e lendas do sul)

 

 

TEXTO DE JOSÉ LINS DO REGO

"Chegou a abolição e os negros do Santa Fé se foram para os outros engenhos. Ficara somente com Seu Lula o boleeiro Macário, que tinha paixão pelo ofício. Até as negras da cozinha ganharam o mundo. E o Santa Fé ficou sem os partidos no mato, com o negro Deodato sem gosto para o eito, para a moagem que se aproximava. Só a muito custo apareceram trabalhadores para os serviços do campo. Onde encontrar mestre de açúcar, caldeireiros, purgador?"

(José Lins do Rego, Fogo Morto)

 Questão adaptada e retirada de: http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#5

 

Atividade 2

 

Os alunos deverão retomar a primeira atividade da primeira aula sobre variação. Olharão novamente as imagens e comentarão sobre elas. Os colegas gravarão as falas uns dos outros.

 

Aula 5

Atividade

 

Comparar as duas gravações sobre os comentários das imagens e sua relação com o tema variação. O professor aproveitará o momento para os alunos se autoavaliarem e perceberem o ganho de conhecimento por meio da explicação e correlação das figuras.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas atividades propostas: discussões coletivas, realização de atividades, proposição de uma produção de texto e reflexão sobre o vídeo gravado por eles mesmos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jonathan, sest senat , Paraíba - disse:
    jonathan.ronyere@gmail.com

    07/01/2015

    Cinco estrelas

    Conheci o texto "nóis mudemo" durante a realização do curso de instrutor de trânsito" e agora, vou utilizá-lo em minha aula na turma de Jovem Aprendiz. Vou fazer as observações sugeridas aqui, no que diz respeito ao texto. Obrigado!


  • nettim, Unisul , Tocantins - disse:
    vocetim@msn.com

    22/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.