Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os tempos mudaram: o que as palavras "sinistro", "irado" e "curtir" significavam no passado

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar em dicionários online
  • Compreender o processo de significação
Duração das atividades
4 horas-aulas ( de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio específico.

Estratégias e recursos da aula

data show

aplicativo K Presenter ( Metasys – Aplicativos – K Presenter) 

Internet

 

 

  • Atividade 1

 

O professor deverá apresentar no data show ,utilizando o aplicativo K Presenter ( Metasys – Aplicativos – K Presenter) algumas palavras aos alunos e pedir que eles façam frases com elas. As palavras sugeridas são:

  • Irado
  • Sinistro
  • Curtir
  • Balada
  • Galera
  • Formidável
  • Tratante
  • Traficante
  • Bárbaro

O professor deverá circular pela sala orientando os alunos na elaboração das frases,auxiliando com o uso de vocabulário, entre outros.

 

Atividade 2

Uma vez concluídas as frases, os alunos lêem suas frases e escolhem as mais adequadas. Em seguida, elas deverão ser expostas para o restante da turma. O professor, então, deverá apresentá-las no data show.

 

 Atividade 3

O professor deverá levar os alunos a comparar as frases feitas por eles e aquelas que serão apresentadas pelo professor.

Como sugestões de frases apresentamos:

  • "Açouta o campo coa ligeira cauda / O  i r a d o  monstro, e em tortuosos giros / Se enrosca no cipreste, e verte envolto /Em negro sangue o lívido veneno. / Leva nos braços a infeliz Lindóia." (Basílio da Gama, O Uraguai)

 

  • "O  s i n i s t r o  fragor das mundanas paixões
    Não chegava de há muito a meus ouvidos lassos;
    O egoísmo, o grande rei, cingira-me em seus braços;
    De ninguém tinha dó, de ninguém tinha inveja
    ..." (Eugênio de Castro,Oaristos,1890)

 

 

 

  • B A L A D A  DE SANTA MARIA EGIPCÍACA

            Santa Maria Egipcíaca seguia
           Em peregrinação à terra do Senhor.
          Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir.
( Manuel Bandeira)

 

 

  • Sei de uma criatura antiga e  f o r m i d á v e lque  a si mesma devora os monstros e as entranhas.” (Machado de Assis, Poesias Completas. pg. 293. )

 

  • Viam-se em palanques modestos os argentários do comércio- os  t r a t a n t e s, como então se dizia profeticamente e inconscientemente.” ( Camilo Castelo Branco,  Perfil do Marquês de Pombal, pg 27 ).

 

 

 

  • Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos  b á r b a r o s , entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. (História de Roma Antiga e o Império Romano, disponível em http://www.suapesquisa.com/imperioromano/)

 

 

Atividade 4

 

O professor, então, deverá promover o debate fazendo perguntas como:

  • A palavra na frase que você criou tem o mesmo sentido que essa apresentada?
  • Analisando a frase, qual o sentido da palavra?
  • Na sua opinião, por que essas palavras estão com sentidos diferentes?
  • Você acha que alguma das frases está errada? Que outra palavra deveria ter sido utilizada?

 

  • Professor, não forneça nenhum tipo de informação adicional nesse momento. Não diga se as previsões dos alunos estão corretas ou não.

 

Atividade 5

Alunos pesquisam em dicionários online as palavras utilizadas.

Sugestões de dicionários:

http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx

Dicionário online

 

http://www.dicio.com.br/

dicionario

Ao final do trabalho de pesquisa, os alunos deverão perceber que as palavras pesquisadas modificaram seus sentidos ao longo dos tempos.

Professor, nesse momento, você deverá explicitar aos alunos que a língua e consequentemente,as palavras são regidos pelos falantes. Pois são esses que modificar o sentido das palavras, uma vez que a língua não é estática, mas antes, dinâmica.

 

Atividade 6

Alunos escrevem frases utilizando as palavras nos sentidos apresentados pelos dicionários.

Recursos Complementares
  • Professor, acesse os sites abaixo e complemente sua aula com mais informações.

 

http://www.amalgama.blog.br/04/2011/palavras-de-vida-facil/ - Artigo Palavras de vida fácil do professor Fernando da Mota Lima

http://quintaldaruaacre.blogspot.com/2006/11/palavra-essa-maravilha.html - Artigo A palavra, essa maravilha! de Mauro Pereira da Silva

http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/r00002.htm - Artigo A relação de sentido entre as palavras de Ana Cláudia Fernandes Ferreira

http://www.artigonal.com/linguas-artigos/a-linguagem-dos-jovens-contexto-e-significados-3261845.html - Artigo Linguagem dos jovens: contextos e significados

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/96641 - Artigo sobre balada

Avaliação

O professor deverá fazer uma avaliação da produção das frases.

As frases produzidas pelos alunos serão avaliadas por sua coerência, precisão e fidelidade à atividade proposta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.