30/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio específico.
data show
aplicativo K Presenter ( Metasys – Aplicativos – K Presenter)
Internet
O professor deverá apresentar no data show ,utilizando o aplicativo K Presenter ( Metasys – Aplicativos – K Presenter) algumas palavras aos alunos e pedir que eles façam frases com elas. As palavras sugeridas são:
O professor deverá circular pela sala orientando os alunos na elaboração das frases,auxiliando com o uso de vocabulário, entre outros.
Atividade 2
Uma vez concluídas as frases, os alunos lêem suas frases e escolhem as mais adequadas. Em seguida, elas deverão ser expostas para o restante da turma. O professor, então, deverá apresentá-las no data show.
Atividade 3
O professor deverá levar os alunos a comparar as frases feitas por eles e aquelas que serão apresentadas pelo professor.
Como sugestões de frases apresentamos:
Santa Maria Egipcíaca seguia
Em peregrinação à terra do Senhor.
Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir. ( Manuel Bandeira)
Atividade 4
O professor, então, deverá promover o debate fazendo perguntas como:
Atividade 5
Alunos pesquisam em dicionários online as palavras utilizadas.
Sugestões de dicionários:
http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx
Ao final do trabalho de pesquisa, os alunos deverão perceber que as palavras pesquisadas modificaram seus sentidos ao longo dos tempos.
Professor, nesse momento, você deverá explicitar aos alunos que a língua e consequentemente,as palavras são regidos pelos falantes. Pois são esses que modificar o sentido das palavras, uma vez que a língua não é estática, mas antes, dinâmica.
Atividade 6
Alunos escrevem frases utilizando as palavras nos sentidos apresentados pelos dicionários.
http://www.amalgama.blog.br/04/2011/palavras-de-vida-facil/ - Artigo Palavras de vida fácil do professor Fernando da Mota Lima
http://quintaldaruaacre.blogspot.com/2006/11/palavra-essa-maravilha.html - Artigo A palavra, essa maravilha! de Mauro Pereira da Silva
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/r00002.htm - Artigo A relação de sentido entre as palavras de Ana Cláudia Fernandes Ferreira
http://www.artigonal.com/linguas-artigos/a-linguagem-dos-jovens-contexto-e-significados-3261845.html - Artigo Linguagem dos jovens: contextos e significados
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/96641 - Artigo sobre balada
O professor deverá fazer uma avaliação da produção das frases.
As frases produzidas pelos alunos serão avaliadas por sua coerência, precisão e fidelidade à atividade proposta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!