Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


D. Pedro II Viajante

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O alunos aprenderá como as viagens do Imperador d. Pedro II serviam para fins políticos e como elas são representativas de momentos específicos de seu governo.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimentos sobre o período das Regências que antecedem a ascensão ao poder do Imperador D. Pedro II. Compreender que ela é um grande laboratório político e social, onde se debateram várias propostas de Estado e Nação. Deve conhecer também, de maneira geral, o Segundo Reinado. Além disso, deve ter conhecimento de jornais e diários de viagem.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA AULA

 

O professor deverá fazer uma introdução geral sobre o Segundo Reinado e sobre D. Pedro II.

 

Sugestão de links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil

(acesso em: 9 ago. 2011): resumo da vida de D. Pedro II;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_reinado

(acesso em: 9 ago. 2011): resumo do Segundo Reinado;

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=YyQnPPEofRYC&oi=fnd&pg=PA65&dq=livro+d+pedro+ii+e+seu+reino+tropical&ots=iJl6spUI36&sig=_z34OzQIzcqaOyS6ESVziywpM0o#v=onepage&q&f=false

(acesso em: 9 ago. 2011): livro O Império em Procissão: ritos e símbolos do Segundo Reinado;

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=FDlOxp2ospkC&oi=fnd&pg=PA3&dq=as+barbas+do+imperador&ots=n86uwOG_He&sig=YbZvPJJAHj7cibeZUoed5vVcbrY#v=onepage&q=as%20barbas%20do%20imperador&f=false

(acesso em: 9 ago. 2011): livro D. Pedro II, imperador do Brasil.

 

Depois da breve introdução, que não deverá ultrapassar meia aula, o professor irá pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto (no máximo, de 10 linhas), resumindo o que entenderam do governo de D. Pedro II e de sua personalidade. Guardar esses textos para uma futura atividade.

 

SEGUNDA AULA

 

Depois que os alunos tiverem realizado a atividade desse primeiro passo, adquirindo um mínimo de compreensão do período de governo de D. Pedro II, o professor deverá pedir a eles que façam uma pesquisa na Internet e descubram quais foram as viagens que o Imperador fez.

Dividindo a sala em dois grupos, um deles pesquisará as viagens pelo país e o outro, as viagens ao exterior. Todos os alunos de cada grupo devem fazer a pesquisa, depois eles devem se reunir socializando os resultados. O grupo deverá apresentar o resultado da pesquisa de forma oral para toda a turma e guardar o material escrito e visual que tenha conseguido na pesquisa para usar em futura atividade. Para essa apresentação oral que deve contemplar os pontos abaixo especificados não precisa ser todos os alunos do grupo, deve ser definido um ou dois alunos para essa apresentação

A pesquisa deverá apontar: a) destino da viagem; b) trânsito da viagem; c) circunstâncias históricas da viagem; d) possíveis motivações da viagem; e) protocolo e cerimonial da viagem; f) encontros e relacionamentos interpessoais do Imperador na viagem; e g) repercussões no Brasil e no exterior.

 

Alguns links indicados para a pesquisa (todos os links servem para os dois grupos, tanto o das viagens ao exterior quanto o das viagens pelo Brasil:

http://pt.scribd.com/doc/6389400/Lilia-Moritz-Schwarcz-As-Barbas-Do-Imperador

(acesso em: 9 ago. 2011): livro As Barbas do Imperador, principalmente o capítulo 14sobre as viagens;

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000400011

(acesso em: 9 ago. 2011): resenha para o livro acima;

http://books.google.com.br/books?id=eG4HBoIH5CEC&pg=PA115&lpg=PA115&dq=d.+pedro+ii;+ser+ou+n%C3%A3o+ser&source=bl&ots=mRFMaIfAbk&sig=p3KRKiqnq0HzKPkTUAIBsRUO5bI&hl=pt-BR&ei=FDhBTrSpK4jf0QGvndjLCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CBoQ6AEwADgU#v=onepage&q&f=false

(acesso em: 9 ago. 2011): livro D. Pedro II: ser ou não ser, de José Murilo de Carvalho, principalmente os capítulos 18 e 20 sobre as viagens;

http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria/download/CadernosDeHistoria-05-11.pdf

(acesso em: 9 ago. 2011): resenha para o livro Pedro II: ser ou não ser, de José Murilo de Carvalho;

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000300022&script=sci_arttext

(acesso em: 9 ago. 2011): outra resenha para D. Pedro II: ser ou não ser, de José Murilo de Carvalho;

http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/VGRO-7AYFZ7/1/disserta__o_de_joao_ricardo_ferreira_pires.pdf

(acesso em: 9 ago. 2011): dissertação “Notas de um Diário de Viagem a Minas Gerais: política e ciência na escrita viajante do Imperador D. Pedro II (1881)”, principalmente o capítulo 1 sobre as várias viagens do Imperador;

http://www.ilb.ufop.br/IIIsimposio/51.pdf

(acesso em: 9 ago. 2011): texto “Entre o Viajar e o Narrar: o olhar viajante de D. Pedro II em Minas Gerais (1881)”.

 

TERCEIRA AULA

 

O professor deverá mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam às perguntas correspondentes a cada imagem. As respostas às perguntas deverão ser registradas em um texto dissertativo para ser utilizado na atividade seguinte. Também deverá ser apresentado de forma oral para toda a sala.

 

Charge de d. Pedro II

Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

 

- A caricatura de D. Pedro II mostra-o em trajes civis e com certo olhar distante. O que isso significa?

- O que significa a coroa e o cetro, meio que abandonados em uma cadeira, e o manto saindo da mala?

- A partir da resposta dada acima, o que a imagem traz para entendermos as motivações das viagens ao exterior do Imperador D. Pedro II?

 

Mapa das Viagens

Fonte: http://idisabel.wordpress.com/2010/10/22/istoe-pedro-ii-o-imperador-viajante/.. Acesso em: 9 ago. 2011.

 

- No mapa, vemos os lugares no exterior que D. Pedro II fez viagens. Relacione, baseado nos passos anteriores, os lugares com os períodos de viagem, discutindo o contexto.

- O que esses lugares demonstram da personalidade do Imperador?

 

D. Pedro II de gaúcho

Fonte: http://lealevalerosa.blogspot.com/2010/06/sociedades-esportivas-e-recreativas-de.html Acesso em: 9 ago. 2011.

 

- Na imagem, temos o Imperador D. Pedro II vestindo uma roupa de gaúcho. Baseado apenas na data da foto (1865), que informações você retira desta imagem?

- Que mensagem ou representação você acha que esta foto quer passar?

- O que representou a viagem de D. Pedro II aos campos de guerra no Paraguai?

 

QUARTA AULA

 

O professor deverá dividir a sala em dois grupos para este passo. Juntando todo o material pesquisado e respondido nos últimos passos, um grupo deverá fazer um jornal que faça a cobertura de uma viagem do Imperador. Escolha uma viagem e colete o máximo de informações sobre ela para elaborar o Jornal. O outro grupo deverá escrever um Diário de Viagem como se fosse o Imperador contemplando informações coletadas nas outras aulas.  Tanto o jornal quanto o diário deve ser apresentado em forma de mural para a sala e para toda a escola.

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido que as viagens podem ter vários motivos e que um governante, quando viaja, carrega consigo várias representações de seu país e aciona uma dialética entre as características da região visitada com a região de origem.

Recursos Complementares

- Portais de banco de dados de documentos (acesso em: 9 ago. 2011):

http://bndigital.bn.br/

http://www.wdl.org/pt/ 

http://www.brasiliana.usp.br/

- Site do Museu Imperial (acesso em: 9 ago. 2011):

http://www.museuimperial.gov.br


 


Avaliação

A avaliação será dividida em duas partes: uma primeira, que é a soma das notas dadas em cada uma das atividades dos passos, dividida por três (texto sobre D. Pedro II e seu Reinado, a apresentação oral das viagens do Imperador e as respostas das perguntas sobre as imagens). Isso forma a primeira metade da nota. A outra metade é dada pela atividade no quarto passo: o Jornal e o Diário. Além dessa avaliação, no final, deverá ser pedido ao aluno um texto reflexivo sobre a sua aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.