Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COMO TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS? (UCA)

 

26/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais;

  • Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado;

  • Utilizar o texto instrucional na evolução da escrita alfabética;

  • Ampliar e enriquecer o vocabulário;

  • Ler com compreensão.

  • Organizar-se temporalmente com a relação antes/agora

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos –6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento. Além disso, os alunos deverão conhecer alguns recursos de seus netbooks como: Mozilla Firefox, WxCam e o KRecord.

Estratégias e recursos da aula

Todos

Professor, a escola tem sido um dos poucos espaços onde crianças podem se encontrar e brincar, pois a modernidade, os recursos tecnológicos, a violência urbana e a diminuição de filhos por família dificultam estes momentos.  Assim, é importante que as crianças, principalmente as que moram nos grandes centros e que estão cada vez mais distantes das brincadeiras em grupos, tenham espaços e oportunidades para realizar suas brincadeiras.

As brincadeiras e brinquedo dos tempos de seus pais ou avós, possibilitam um trabalho com a cultura popular, contextualizando a leitura e a escrita por meio de textos significativos.

As brincadeiras e os brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade, proporcionam a interação e estimulam a criatividade, além de divertir a criançada. Veja a sugestão a seguir.   

 

1º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

RODA DE CONVERSA

 Inicie a aula com uma rodinha, para introduzir o tema e motivar os alunos. Converse com os alunos sobre já terem brincado com seus familiares de alguma brincadeira legal, como brincadeira de roda, brincadeira cantada ou outras. Faça com eles, uma lista destas brincadeiras, que podem ser escritas em um cartaz ou no quadro negro. Depois, proponha a brincadeira antiga “Escravos de Jó”, ela resgata o trabalho em grupo, pois só acontece se houver a colaboração de todos os participantes, além de trabalhar a coordenação motora e a acuidade auditiva.

 

Antes de iniciá-la, compartilhe um vídeo com os alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw. Para isso, utilize o MozillaFirefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e um projetor de mídia para que possam visualizar a brincadeira, caso não a conheçam. Logo após, explique as regras antes de começar.

Solicite ainda que, quem errar e sair da brincadeira, fotografe o momento com o auxílio do WxCam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

 LETRA:

ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ

TIRA, PÕE, DEIXA FICAR

GUERREIROS COM GUERREIROS

FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ

 

REGRAS E MODO DE JOGAR:

 _ MATERIAL: CAIXINHA DE FÓSFORO OU UMA PEDRINHA PARA CADA CRIANÇA OU QUALQUER OUTRO OBJETO PEQUENO.

 _ PARTICIPANTES: NO MÍNIMO DOIS.

_ ORGANIZAÇÃO: ASSENTADOS EM CÍRCULO, UM AO LADO DO OUTRO.

_ COMO BRINCAR: CADA UM COLOCA UMA PEDRINHA À SUA FRENTE. ENQUANTO CANTA, A CRIANÇA PEGA A SUA PEDRA E COLOCA NA FRENTE DO COLEGA, ASSENTADO À SUA DIREITA. NOS VERSOS “TIRA, PÕE / DEIXA FICAR!”, TODAS TIRAM A PEDRINHA DA FRENTE DO COLEGA, COLOCAM NA SUA FRENTE E A DEIXAM ALI POR ALGUNS SEGUNDOS. QUANDO CANTAM “GUERREIROS COM GUERREIROS”, AS CRIANÇAS RETOMAM OS MOVIMENTOS ATÉ O VERSO “FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ!” NESSE MOMENTO, OS PARTICIPANTES SEGURAM A PEDRA MOVIMENTANDO-A DE LÁ PARA CÁ E DEIXANDO-A, POR FIM, NA FRENTE DO COLEGA.

 Fonte: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=27

Consulta realizada em 12/08/2011

 

Observação: leve a letra e as regras escritas para que os alunos tenham contato com o código escrito e compreendam a função social da leitura e da escrita.

Professor, repita várias vezes a brincadeira, para que os alunos entendam, depois explore oralmente:

_Quem conhecia esta brincadeira?

_ Do que fala a brincadeira?

_ Se alguém parar a brincadeira durante os movimentos o que acontece?

 _ Se alguém errar o que temos que fazer?

_Vocês imaginam qual foi a época em que esta brincadeira foi criada?

 

2º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Neste momento, retome o material escrito, letra e música. Releia-o com os alunos, coletivamente. Depois, dê a cada um a cópia da letra da música para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e explore; frase, palavras, sílabas e letras.

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

CRUZADINHA

cruzadinha

1-      O QUE OS PERSONAGENS DA MÚSICA FAZIAM?

2-      QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA MÚSICA?

3-      DE ONDE ELES ERAM?

4-      O QUE ELES JOGAVAM?

 

 ILUSTRE A MÚSICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

INSTIGANDO A CURIOSIDADE

Professor, inicie este momento relembrando a brincadeira “Escravos de Jó”, questione se eles lembram como se brinca, se gostaram e se gostariam de conhecer novas brincadeiras do tempo da vovó. Faça também, uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.

 

ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.

UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, ALÉM DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, EMPINAR PIPA DENTRE VÁRIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.

COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.

ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CANÇÕES ANTIGAS E FAÇAM OS GESTOS E REPRESENTAÇÕES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS MÚSICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO ESTÁ LATINDO, O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LELÊ, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.

- ESCRAVOS DE JÓ:DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.

- AMARELINHA:RISCA-SE A AMARELINHA NO CHÃO, DE 1 A 10, FAZENDO NO ÚLTIMO NÚMERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O CÉU. PULA-SE COM UM PÉ SÓ, DENTRO DE CADA QUADRADO.

- PIÃO:UM PIÃO DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERSÃO É OBSERVAR O PIÃO RODANDO.

- PASSAR ANEL:OS PARTICIPANTES FICAM COM AS MÃOS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE ESTÁ COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS MÃOS DENTRO DAS MÃOS DOS OUTROS PARTICIPANTES ATÉ ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS MÃOS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE “FULANO, COM QUEM ESTÁ O ANEL?” E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.

- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECUÇÃO DA BRINCADEIRA OS BATEDORES VÃO CANTANDO “UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA PÕE A MÃO NO CHÃO; SENHORA, SENHORA PULE DE UM PÉ SÓ; SENHORA, SENHORA DÊ UMA RODADINHA E VÁ PRO MEIO DA RUA”. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.

- BOLINHA DE GUDE:ESSA BRINCADEIRA TEM VÁRIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRIÂNGULO, BARCA E JOGO DO PAPÃO, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CAÇAPAS.

- EMPINANDO PIPA:ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE NÃO TENHA FIOS DE ENERGIA ELÉTRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. PORÉM, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGUÉM LHE DÊ O PREPARADO.

- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. VÃO PASSANDO UMA BOLA, BEM RÁPIDO, DE MÃO EM MÃO E O QUE ESTÁ DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ‘QUEIMOU’, É ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE NÃO FOR ELIMINADO.

Adaptação do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

Fonte:http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm

Consulta realizada em 13/08/2011

 

Discuta com os alunos:

- O que entenderam sobre o texto?

- Por que as brincadeiras mudaram?

- Será que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por quê?

 

Para ampliar o tema sugerimos algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa:

Atividades de casa

1-     Pesquisando com os familiares:

 

Pesquisa

Com a curiosidade mais aguçada a respeito do tema, solicite uma pesquisa sobre brincadeiras antigas, tanto na internet, como com seus familiares. Para isso, diga a eles que levem seus netbooks para casa e entrevistem os seus  avós ou parentes mais velhos, perguntando se eles conhecem esta brincadeira e quando ela foi criada. Para isso, use o KRecord [Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som].

 

 

2-     Pesquisando na internet:

 

Pesquisa

 

 

 

A pesquisa da internet, acontecerá com o intuito de ampliar ainda mais os conhecimentos, poderá ser realizada utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], para obtenção destes dados.

 


 

 

 

 

Por se tratar de uma pesquisa, não é possível dizer quais os sítios serão utilizados, porém seguem algumas sugestões:

http://brincadeirasdaqueletempo.blogspot.com/2008/06/resgatando-brincadeiras.html

http://educaja.com.br/2009/03/resgatando-brincadeiras.html

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm

Consulta realizada em 13/08/2011

4º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Professor, retome a atividade de casa e liste na lousa as brincadeiras que os pais ou avós dos alunos relataram e as brincadeiras das crianças hoje. Faça um quadro para dar mais visibilidade. Veja uma sugestão:

 

ANTES

 

PASSA ANEL

AMARELINHA

PETECA

ESCONDE ESCONDE

BARRA MANTEIGA

BOCA DE FORNO

PULAR CORDA

AGORA

 

JOGOS NO COMPUTADOS

BAKUGAN

BABY ALIVE

HOT WELLS

PLAY SATATION

COLHEITA FELIZ

 

Compare as brincadeiras de antigamente com as de hoje e a sua importância cultural, pois elas fazem parte de um tempo em que as pessoas conviviam mais em grupos e os ensinamentos eram passados por meio de conversas, ou seja, oralmente, somente há pouco tempo estas brincadeiras passaram a ter registros escritos e divulgados por meio de livros e revistas.

Posteriormente, convide-os para elegerem três (3) destas brincadeiras para brincarem no pátio da escola, em brincadeiras orientadas. Leve também para o pátio, os netbooks dos alunos e solicite que, com o auxílio do WxCam, a webcam,acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam], fotografem os amigos brincando.

Estas fotos, que poderão ser feitas pelos alunos que forem saindo da brincadeira, poderão ser impressas e registrar o trabalho desenvolvido com a turma.

 

5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

ESCRITA CONTEXTUALIZADA E A ESCRITA ALFABÉTICA

Professor, a atividade a seguir pretende, ao contextualizar o que devem escrever, estimular a escrita e a criação de novas hipóteses de escrita, na tentativa da promoção da escrita alfabética.

PASSOS:

1-     Relembre as brincadeiras vivenciadas no pátio.

2-     Solicite que os alunos formem três (3) grupos. Cada grupo ficará responsável por uma brincadeira.

3-     Assim como você fez com a brincadeira Escravos de Jó, que eles puderam ter contato com a letra da música e as regras, de forma escrita, solicite que façam com a brincadeira que o grupo ficou responsável.

4-     Ao final, cada grupo deverá ilustrar e socializar com os colegas o material escrito.

 

6º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

MUDANDO AS REGRAS   

Agora que os alunos já conhecem bem algumas brincadeiras, solicite que escolham três novas brincadeiras, daquelas já listadas, para mudarem as regras. Eles farão isto com passos semelhantes aos da atividade anterior, escrevendo-as em grupo.

Depois, convide-os para voltarem ao pátio da escola e testarem se as mudanças ficaram boas. Para isso, o grupo explica e os demais executam.

Para este momento também seria interessante que os alunos levassem seus netbooks e fotografassem, com a diferença que o grupo que refez a regra é que fica responsável pelas fotos. Eles poderão novamente utilizar o WxCam, a webcam, acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a vivência das brincadeiras até a sistematização, pois é por meio da avaliação que teremos um feedback se  conseguimos alcançar os objetivos que nortearam nosso trabalho.

Para isso, uma boa dica é observar se, no decorrer das aulas, participaram com entusiasmo, se a contextualização da leitura e da escrita foi um fator relevante para o incentivo de realizá-las e se conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em momentos diferentes (como por exemplo, no horário do recreio).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Núbia Silvia Guimarães Paiva, ESEBA , Minas Gerais - dijo:
    nubiasgp@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    Aline, que bacana! Gostei muito colega! Parabéns pelas valiosas dicas! Beijo.


  • Valéria Soares, EM SALUSTIANO DA MOTTA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    vava-soartes@hotmail.com

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS PELA AULA ADOREI, SÃO SUGESTÃO QUE PASSAREI PARA MINHAS PROFESSORAS DE ARTES DOS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO-INFANTIL.


  • Isabel Cristina Boeni Miguel, ESC EST ENS FUND MANUEL ARRUDA CAMARA , Rio Grande do Sul - dijo:
    isabel.lebasi.miguel@gmail.com

    26/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a sua aula, pois além de resgatar brincadeiras antigas, também instiga a pesquisa de brincadeiras da internet, fazendo o comparativo. Os alunos gostam de desafios. Abraços Isabel Cristina Coordenadora da EEEF Manuel Arruda Câmara


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.