Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Inquisição na Idade Média

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As heresias medievais.

- A proposta católica de inquisição e seus objetivos.

- Os motivos que levaram a Igreja à Inquisição.

- Os métodos inquisitoriais.

- As fases do Tribunal do Santo Ofício.

- A Inquisição e os frades dominicanos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.

- Religião e religiosidade na Idade Média.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá salientar, antes de discutir a temática da aula, que os alunos irão estudar um dos períodos mais sangrentos, cruéis e misteriosos da história. É importante salientar que as práticas utilizadas por ela para a obtenção de informações, no entanto, não eram e não foram exclusividade do Tribunal de Santo Ofício, sendo aplicadas por outros governos ou instituições durante a Idade Média e, mesmo, ao longo de toda a história da humanidade.  

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a sua aula fazendo uma rápida explanação a respeito da religiosidade na Idade Média. A seguir, deverá iniciar um rápido questionamento a respeito da Inquisição:

- Vocês sabem o que foi a Inquisição?

- Quais eram os seus objetivos?

- Qual o motivo da sua criação?

- Quais os instrumentos utilizados para chegar às confissões dos inquiridos?

Uma vez satisfeito com o debate, o professor distribuirá o texto abaixo aos alunos, que deverão, após a sua leitura, escrever um pequeno texto sobre a Inquisição, levando-se em consideração as perguntas realizadas no início da aula.

Texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/inquisicao-catolica.htm.

 

Aula 2

A segunda aula deverá ser iniciada pelo professor com o texto disponível em:

http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/heresias-medievais.htm.

Em seguida, o professor levará os alunos à Sala de Informática, onde, divididos em grupos, realizarão uma pesquisa a respeito das principais heresias medievais. Os grupos serão assim distribuídos:

- Grupo 1: “Conciliarismo”.

Sites:

http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=concilarismo&lang=bra

http://www.webtvcn.com/video/42_conciliarismo/p/&web2009&palavras_fe&

 

- Grupo 2: “Irmãos do Livre Espírito”.

Sites:

http://jorgepinheirosanctus.blogspot.com/2010/09/os-irmaos-do-livre-espirito.html

http://pimentanegra.blogspot.com/2005/08/o-movimento-do-livre-esprito.html

 

- Grupo 3: “Fraticelli”.

Sites:

http://portalveritas.blogspot.com/2009/05/fraticelli_29.html

http://speminaliumnunquam.blogspot.com/2010/06/seita-dos-fraticelli.html

 

- Grupo 4: “Catarismo”.

Sites:

http://www.guia.heu.nom.br/catarismo.htm

http://www.infoescola.com/cristianismo/catarismo/

http://maniadehistoria.wordpress.com/historia-dos-cataros/

 

Imagem: Cátaros: extermínio dos puros.

Cátaros

Disponível em: http://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/04/cataros.jpg?w=436&h=442.

 

- Grupo 5:  “Valdenses”.

Sites:

http://clubevaldenses.vilabol.uol.com.br/valdenses.htm

http://www.aguasvivas.ws/revista/45/espigando2.htm

Imagem: Morte dos valdenses.

Valdenses

Disponível em: http://www.editoriallapaz.org/Valdenses%20muertos%20JM.jpg.

Todos os grupos deverão atentar para os seguintes quesitos:

- Origens;

- Fé e práticas religiosas;

- Locais de manifestação;

- Perseguição.

Os alunos deverão realizar uma coleta de informação e imagens ao longo da pesquisa.

 

Aula 3

Nesta aula, os alunos de cada grupo realizarão uma apresentação de seus temas, de acordo com a ordem numérica crescente, ou seja, o primeiro grupo a se apresentar será o Grupo 1 e o último o Grupo 5.

As apresentações de cada grupo tomarão toda a aula. Portanto, cada grupo deverá apresentar-se, no máximo, em 10 minutos.

 

Aula 4

A quarta e última aula será dedicada à percepção da conexão entre as heresias medievais e a instalação da Inquisição pela Igreja Católica. Com o conhecimento adquirido ao longo das outras três aulas, os alunos deverão escrever, individualmente, um pequeno texto de, no máximo, 15 linhas a respeito dessa relação.

 

CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos compreenderão o porquê da criação e instituição da Inquisição pela Igreja católica, seus métodos de tortura e investigação, além da relação com as principais heresias do período medieval. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda e terceira aulas, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, os textos produzidos deverão ser analisados em sua forma, apresentação, conteúdo e redação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.