29/08/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
- As heresias medievais.
- A proposta católica de inquisição e seus objetivos.
- Os motivos que levaram a Igreja à Inquisição.
- Os métodos inquisitoriais.
- As fases do Tribunal do Santo Ofício.
- A Inquisição e os frades dominicanos.
- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.
- Religião e religiosidade na Idade Média.
INTRODUÇÃO
O professor deverá salientar, antes de discutir a temática da aula, que os alunos irão estudar um dos períodos mais sangrentos, cruéis e misteriosos da história. É importante salientar que as práticas utilizadas por ela para a obtenção de informações, no entanto, não eram e não foram exclusividade do Tribunal de Santo Ofício, sendo aplicadas por outros governos ou instituições durante a Idade Média e, mesmo, ao longo de toda a história da humanidade.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá iniciar a sua aula fazendo uma rápida explanação a respeito da religiosidade na Idade Média. A seguir, deverá iniciar um rápido questionamento a respeito da Inquisição:
- Vocês sabem o que foi a Inquisição?
- Quais eram os seus objetivos?
- Qual o motivo da sua criação?
- Quais os instrumentos utilizados para chegar às confissões dos inquiridos?
Uma vez satisfeito com o debate, o professor distribuirá o texto abaixo aos alunos, que deverão, após a sua leitura, escrever um pequeno texto sobre a Inquisição, levando-se em consideração as perguntas realizadas no início da aula.
Texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/inquisicao-catolica.htm.
Aula 2
A segunda aula deverá ser iniciada pelo professor com o texto disponível em:
http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/heresias-medievais.htm.
Em seguida, o professor levará os alunos à Sala de Informática, onde, divididos em grupos, realizarão uma pesquisa a respeito das principais heresias medievais. Os grupos serão assim distribuídos:
- Grupo 1: “Conciliarismo”.
Sites:
http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=concilarismo&lang=bra
http://www.webtvcn.com/video/42_conciliarismo/p/&web2009&palavras_fe&
- Grupo 2: “Irmãos do Livre Espírito”.
Sites:
http://jorgepinheirosanctus.blogspot.com/2010/09/os-irmaos-do-livre-espirito.html
http://pimentanegra.blogspot.com/2005/08/o-movimento-do-livre-esprito.html
- Grupo 3: “Fraticelli”.
Sites:
http://portalveritas.blogspot.com/2009/05/fraticelli_29.html
http://speminaliumnunquam.blogspot.com/2010/06/seita-dos-fraticelli.html
- Grupo 4: “Catarismo”.
Sites:
http://www.guia.heu.nom.br/catarismo.htm
http://www.infoescola.com/cristianismo/catarismo/
http://maniadehistoria.wordpress.com/historia-dos-cataros/
Imagem: Cátaros: extermínio dos puros.
Disponível em: http://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/04/cataros.jpg?w=436&h=442.
- Grupo 5: “Valdenses”.
Sites:
http://clubevaldenses.vilabol.uol.com.br/valdenses.htm
http://www.aguasvivas.ws/revista/45/espigando2.htm
Imagem: Morte dos valdenses.
Disponível em: http://www.editoriallapaz.org/Valdenses%20muertos%20JM.jpg.
Todos os grupos deverão atentar para os seguintes quesitos:
- Origens;
- Fé e práticas religiosas;
- Locais de manifestação;
- Perseguição.
Os alunos deverão realizar uma coleta de informação e imagens ao longo da pesquisa.
Aula 3
Nesta aula, os alunos de cada grupo realizarão uma apresentação de seus temas, de acordo com a ordem numérica crescente, ou seja, o primeiro grupo a se apresentar será o Grupo 1 e o último o Grupo 5.
As apresentações de cada grupo tomarão toda a aula. Portanto, cada grupo deverá apresentar-se, no máximo, em 10 minutos.
Aula 4
A quarta e última aula será dedicada à percepção da conexão entre as heresias medievais e a instalação da Inquisição pela Igreja Católica. Com o conhecimento adquirido ao longo das outras três aulas, os alunos deverão escrever, individualmente, um pequeno texto de, no máximo, 15 linhas a respeito dessa relação.
CONCLUSÃO
Ao final das aulas, os alunos compreenderão o porquê da criação e instituição da Inquisição pela Igreja católica, seus métodos de tortura e investigação, além da relação com as principais heresias do período medieval.
O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda e terceira aulas, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, os textos produzidos deverão ser analisados em sua forma, apresentação, conteúdo e redação.
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