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Movimentos Populares na Idade Média

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os principais movimentos populares medievais.

- As principais reivindicações.

- Os impostos e tributos medievais.

- Movimentos populares urbanos.

- Rebeliões camponesas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções sobre cultura, sociedade, economia e política da sociedade medieval.

- O Feudalismo e sua organização social e política.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes do início da aula, o professor deverá explicar que os movimentos populares da Idade Média se diferenciam dos da atualidade. É importante salientar que, no medievo, as corporações de ofício e as associações camponesas apenas começavam e que uma ação coesa era muito mais difícil do que nos tempos de hoje.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula distribuindo aos alunos o texto disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/revoltas-camponesas.htm. O professor deve fazer com seus alunos a leitura do texto, parando a cada parágrafo, perguntando se há alguma dúvida ou dificuldade a respeito do que foi lido.

A seguir, o professor deverá dispor a turma em um grande círculo e iniciar um pequeno debate, tendo em vista o seguinte roteiro:

- Principais motivos que levaram ao florescimento econômico no medievo;

- Principais motivos que levaram à crise a relação senhor feudal-servo;

- Principais mobilizações sociais e suas localizações; e

- Algumas revoltas que ficaram famosas.

Uma vez que o professor se dê por satisfeito com o resultado do debate, deverá instruir seus alunos a redigirem uma pequena redação (de 10 linhas) a respeito do tema debatido.

Imagem: A revolta dos Jacques.

Jacquerie

Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Jacquerie_repression.jpg.

Aula 2

A segunda aula se dedicará aos movimentos camponeses, detendo-se especialmente na Revolta camponesa de 1381, na Inglaterra, e na Jacquerie, ocorrida na França.

O professor deverá iniciar a sua aula com o texto abaixo, distribuindo-o entre seus alunos e fazendo com eles uma leitura em voz alta.

Texto: http://www.colegioweb.com.br/historia/revoltas-camponesas.html.

Em seguida, levar os alunos para a Sala de Informática para que, divididos em grupos, realizem uma pesquisa a respeito dos dois principais movimentos camponeses da Idade Média.

- Grupo 1: “Jacquerie”.

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacquerie

http://www.ricardocosta.com/univ/jacquerie.htm

Imagem: “Os Jacques são massacrados em Meaux”, disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/50/Jacquerie_meaux.jpg/300px-Jacquerie_meaux.jpg.

Jacquerie 2

- Grupo 2: “As revoltas camponesas de 1381”.

Sites: http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Revolta_camponesa_de_1381 http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_camponesa_de_1381

Imagem: http://rogerkov.files.wordpress.com/2009/09/13811.jpg?w=300&h=240

Revolta Camponesa de 1381

A seguir, cada um dos grupos deverá apresentar à turma sua pesquisa. Deverão levar em conta as causas da rebelião, o período de duração, as consequências e as medidas repressoras tomadas contra elas.

Aula 3

A terceira aula será dedicada aos movimentos urbanos. Para tanto, o professor deverá questionar os alunos a respeito da cidade medieval, para saber se realmente conhecem o seu funcionamento. Deverá ser salientado que, apesar de muito similar a uma cidade antiga, a urbe medieval ganha uma maior dimensão econômica, à medida que, dentro de seu contorno, desenvolvem-se atividades comerciais intensas, além do aparecimento da oficina, a unidade de produção básica da Idade Média e de uma produção diferente daquela presente no campo.

Para que as especificidades supracitadas das cidades medievais se concretizem na mente dos alunos, o professor poderá recorrer aos textos disponíveis em:

- http://www.infopedia.pt/$cidade-medieval

- http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html

Uma vez que o professor se dê por satisfeito, deverá distribuir entre os alunos o texto encontrado no seguinte endereço eletrônico:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://mahan.wonkwang.ac.kr/medsociety/symposium/networks/05.doc

Os alunos farão uma leitura silenciosa no texto e, baseados nele e nos conhecimentos adquiridos ao longo das três aulas, deverão escrever uma redação entre 10-15 linhas, elencando os principais assuntos abordados pelo autor, tais como: a organização das cidades e as redes que as interligavam; os motivos que levaram os citadinos ao descontentamento, suas reivindicações e as consequências das rebeliões.

CONCLUSÃO

Uma vez findas as três aulas, os alunos compreenderão que as revoltas populares, sejam elas urbanas ou camponesas, estão presentes no cotidiano social há muito. Apesar de suas especificidades quanto ao modo de ação e suas reivindicações, ainda podem ser notadas algumas semelhanças quando comparadas aos movimentos populares da atualidade.

Recursos Complementares

- Biografia de Étienne Marcel, disponível em:

http://pt.infobiografias.com/biografia/25099/%C3%89tienne-Marcel.html.

- Texto sobre a Guerra dos Cem anos e o contexto das revoltas medievais, disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/guerra-cem-anos.htm.

Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como os seus conhecimentos demonstrados durante os debates propostos. Os textos, por sua vez, deverão ser avaliados em seu conteúdo, redação, argumentação e consistência. 

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