01/11/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
O aluno poderá reconhecer os antecedentes da proclamação da República, as campanhas e movimentos que, articulados, deram origem a mudança do espaço público no Brasil: do regime monárquico ao regime republicano. Poderá aprender também as formas de dar construir as idéias de república que estavam presentes nos momentos que antecederam a sua proclamação no país.
- a monarquia no Brasil as formas peculiares desse regime frente a organização das monarquias clássicas
- a crise do regime monárquico no Brasil
AULA 1:
O professor deve fazer uma breve introdução sobre a monarquia no Brasil: sua organização específica, seu desenvolvimento enquanto um regime e sua crise iniciada na segunda metade do século XIX. O professor deve lembrar aos alunos a importância da Guerra do Paraguai, da campanha abolicionista e do surgimento do movimento político republicano. Esses assuntos serão aprofundados nas atividades propostas a seguir.
Imagem 1:
Óleo sobre tela representando o o momento da proclamação da República no Rio de Janeiro.
Imagem 2:
Marechal Deodoro da fonseca, o proclamador da República no Brasil.
Imagem 3:
Imagem feminina consagrada como a alegoria da República
Imagem 4:
Primeira bandeira republicana adotada pelo Brasil após da Proclamação da República.
Em seguida, o professor deve dividir a turma em sete grupos para pesquisar os temas propostos nos sites sugeridos. A pesquisa não deve se limitar à sugestão mas sim ser ampliada pelos próprios alunos.
*Grupo 1: O conceito de república: o que é república
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica
http://www.coladaweb.com/politica/conceito-geral-de-republica-e-monarquia
*Grupo 2 : A idéia de republica no Brasil: quais as formas de república que eram debatidas no Brasil imperial
http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica
*Grupo 3: A guerra do Paraguai e sua influência no ambiente repúblicano no país
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2770u19.jhtm
*Grupo 4: A campanha abolicionista e sua articulação com o ambiente republicano no país
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2004/11/16/001.htm
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u63.jhtm
*Grupo 5: O movimento republicano: como se organizau, em torno de quais idéias
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2004/11/16/001.htm
http://abrindogavetas1.blogspot.com/2008/04/o-movimento-republicano.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/republica.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081110163624AAPd2xy
Grupo 6 A questão religiosa e a questão militar: como estas duas questões influenciaram na proclamação da República
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/questao-religiosa-igreja-e-estado-entram-em-conflito.jhtm
http://netopedia.tripod.com/historia/IIReinado.htm
http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/questao-militar/
* Grupo 7: A proclamação da República: como se deu. com quais forças políticas, quais suas consequências e seu impacto
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm
http://www.suapesquisa.com/republica/
http://www.brasilescola.com/historiab/proclamacaodarepublica.htm
http://www.objetivoitajuba.com.br/xix/pesquisaescolar/frmproclamacao.html
Durante a pesquisa os alunos deverão coletar dados e imagens para serem usados em atividade posterior. Deverão também compor um pequeno texto jornalístico relativo aos temas de cada grupo também a ser usado em atividade posterior
2ª AULA:
O professor deverá reunir a turma em um seminário orientado por ele para debater em conjunto as conclusões de cada grupo e tentar chegar à uma conclusão sobre a natureza e o caráter da proclamação da república no Brasil. Também deve ser um eixo da discussão as propostas de implantação da república no Brasil bem como o desempenho do Movimento Republicano para a proclamação da república. Os alunos deverão ser capazes de responder às questões colocadas pelos temas de cada grupo
3ª AULA:
A partir do material iconográfico e documental produzido pela pesquisa e do material produzido em aulas anteriores, os alunos devem compor um jornal do dia da proclamação da república com notícias, imagens e análises do evento, a ser afixado em local apropriado da escola.Esse jornal pode ser montado em cartolina ou emformato de um blog. As opções para a apresentação do trbalho final dependerão das condições oferecidas pela escola. Cada grupo publicará resultados de suas pesquisas com imagens e o texto jornalístico
Os alunos serão avaliados na sua participação na pesquisa iconográfica e documental, na produção de textos para a atividade final: sua coerência e consistência bem como sua criatividade.
O trabalho final deverá ser também avaliado na sua apresentação, coerência e consistência. Deve também ser levado em conta, na avaliação, as análises produzidas pelos alunos sobre os antecedentes, do movimento, sua natureza e seu caráter.
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