25/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Os alunos irão aprender sobre a questão agrária no Brasil no período da Ditadura Militar (1964-1985), com foco na figura política de Francisco Julião.
É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com os seus alunos, utilizando, assim, a discussão sobre a questão agrária como uma oportunidade de aprofundar o estudo sobre o período.
É de extrema importância entender a atuação das Ligas Camponesas, e seus diversos militantes, em sua luta pela democratização da terra na década de 1960.
Até o início da década de 1960, as Ligas Camponesas orientavam a sua ação na luta pela expansão dos direitos civis e sociais. O centro estratégico era formado pela luta jurídica: ao representarem o camponês no Tribunal, os advogados das Ligas transformavam conflitos sociais – como, por exemplo, a expropriação de terras − em conflitos jurídicos e o camponês, seu autor, em um sujeito portador de direitos. A partir de 1962, as Ligas assumiram um projeto radical de Reforma Agrária − "Na lei ou na marra" −, promoveram invasões e ocupações de terra.
Nesse contexto, será destacada a biografia do advogado Francisco Julião.
Francisco Julião (centro), líder das Ligas Camponesas, dirigindo reunião pela Reforma Agrária. Na direta Luis Carlos Prestes, dirigente do PCB. Fonte: http://www.pontodevista.jor.br/blog/2010/03/page/2/
O casal Francisco Julião e Alexina, ao lado de Fidel Castro, aplaude a exibição do Circo Moscou, em Havana, em 1961. Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/perfil/parlamentares/FranciscoJuliao/foto08.html
Para melhor trabalhar o tema, dividiremos os alunos em três grandes grupos temáticos.
Grupo 1 - o grupo ficará responsável por contextualizar a questão agrária no Brasil
Texto 1 - Reforma Agrária na lei ou na marra - http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/voce-aceita-legalizacao-das-drogas/artigo/qual-relacao-entre-tabagismo-as-drogas (acesso em 13 de agosto de 2011)
Texto 2 - Reforma Agrária - http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/REFAGR3.HTM (acesso em 13 de agosto de 2011)
Texto 3 - Questão Agrária no governo Jango - http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/A_questao_agraria_no_governo_Jango (acesso em 13 de agosto de 2011)
Questões que pautarão a discussão:
- Em quais momentos o Brasil tentou fazer a Reforma Agrária?
- Quais as leis que já foram criadas para regular a ocupação da terra no Brasil?
- Qual a reação da população nos diversos momentos da história do Brasil em que a Reforma Agrária foi discutida?
Grupo 2 - o grupo ficará responsável por pesquisar a história das "Ligas Camponesas" e sua atuação.
Texto 1 - As Ligas Camponesas do Brasil nas décadas de 50/60 - http://faceaovento.wordpress.com/2010/11/08/650/ (acesso em 12 de agosto de 2011)
Texto 2 - Ligas Camponesas - http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=315&Itemid=191 (acesso em 12 de agosto de 2011)
Texto 3 - O que foram as Ligas Camponesas? http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=315&Itemid=191 (acesso em 12 de agosto de 2011)
Vídeo - Depoimento de Elizabeth Teixeira - http://www.youtube.com/watch?v=C1dzvSi0fd8 (acesso em 12 de agosto de 2011)
Questões que pautarão a discussão:
- Em qual região do País surgiram as primeiras Ligas Camponesas?
- As relações de trabalho nesses locais eram bem estruturadas?
- Em que momento o lema "Na lei ou na marra" apareceu no movimento?
- Podemos aproximar outros movimentos sociais com a experiência das Ligas?
Grupo 3 - este grupo ficará responsável pela “Biografia de Francisco Julião”.
Texto 1 - Francisco Julião - http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/francisco_juliao (acesso em 12 de agosto de 2011)
Texto 2 - Entrevista de Francisco Julião - http://www.geneton.com.br/archives/000209.html (acesso em 12 de agosto 2011)
Texto 3 - Direito e história: Francisco Julião, as ligas camponesas e o Supremo Tribunal Federal - http://jus.uol.com.br/revista/texto/10475/direito-e-historia-francisco-juliao-as-ligas-camponesas-e-o-supremo-tribunal-federal (acesso em 12 de agosto de 2011)
Questões que pautarão a discussão:
- Quais eram os princípios que norteavam a atuação de Francisco Julião?
- Qual era a sua concepção de distribuição de terra?
- Você concorda com a sua forma de atuação?
A discussão será em forma de um seminário, mas de forma mais livre. Cada grupo terá que apresentar, orientado pelo professor, as principais questões do seu tema.
A sala será dividida em grupos que representarão os diversos atores políticos, em um debate em defesa de suas ideias.
Primeiramente, a sala terá que, em discussão livre, decidir quais atores políticos serão escolhidos para discutir essa temática. A escolha é importante porque, nessa primeira discussão, os alunos definirão quem se interessa pela questão agrária no Brasil, como, por exemplo: classe média urbana, latifundiários, posseiros, jagunços, pequenos fazendeiros, camponeses, entre outros.
Após a definição, haverá um sorteio para definir em que grupo cada aluno irá participar. O sorteio é importante, pois, independentemente da posição política do aluno, ele terá que saber argumentar a favor ou contra a Reforma Agrária.
Por fim, nessa discussão não há certo ou errado, ela valerá pelos argumentos em favor dos interesses de cada grupo escolhido.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=12298&cod_canal=41
Panfleto dos fazendeiros contra a reforma agrária. Data: 1963. Fonte: http://rodrigosetecinco.blogspot.com/
A atividade síntese de todo o processo é a construção de um grande mural, onde cada grupo representado na atividade 2 colarão notícias, imagens, poemas, letras de música, etc. que corroborarão com os argumentos de sua discussão.
Filme "Cabra Marcado para Morrer" - http://www.youtube.com/watch?v=E6X9__lBbiA (acesso em 14 de agosto de 2011)
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba, durante a discussão dos grupos e ao final das aulas, se os alunos entenderam os conceitos envolvidos, as diferenças e as proximidades de cada tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!