Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Pacote de Abril em 1977

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

A partir do estudo do Pacote de Abril, editado em 1977, o aluno poderá compreender os eventos do governo do General Ernesto Geisel, tendo como foco o processo de abertura política que aconteceu no País na década de 1970, e que levaria ao fim do regime militar na década de 1980. Ao mesmo tempo, o aluno irá familiarizar-se com alguns dos mecanismos autoritários utilizados para impedir as liberdades políticas em um momento em que a oposição popular ao regime militar começava a ganhar força.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

A partir do estudo do Pacote de Abril, editado pelo governo Geisel em 1977, esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos a dinâmica política que se estabeleceu entre o governo militar e o campo da oposição, que se pluralizara a partir da metade da década de 1970. Os estudantes voltavam às ruas, os movimentos sociais cresciam em importância e o Novo Sindicalismo já se gestava. Reagindo ao fortalecimento da oposição e buscando evitar uma nova derrota eleitoral, como a que havia sofrido em 1974, o regime militar editou um pacote de medidas autoritárias que visava a controlar as instituições legislativas e o processo eleitoral. Para a abordagem do tema, o professor poderá fazer uma pequena revisão dos conteúdos já estudados sobre o regime militar brasileiro, inclusive utilizando-se do vídeo: 

 

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade será desenvolvida com o objetivo de realizar uma grande síntese do governo do General Ernesto Geisel. O professor deverá dividir a turma em quatro grupos: dois grupos irão trabalhar com o texto disponível em http://www.brasilescola.com/historiab/ernesto-geisel.htm (acesso em: 15 ago. 2011) e os outros dois grupos com o texto disponível em http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u71.jhtm (acesso em: 15 ago. 2011). Cada grupo deverá levantar os principais tópicos dos textos, que serão expostos em um seminário mediado pelo professor no segundo momento da aula. O objetivo do professor deverá ser situar fatos e personagens, estimulando os alunos a construírem os elementos que os permitam situar o governo Geisel no panorama da história brasileira do período. Em seguida, os alunos poderão sistematizar suas conclusões em um painel que ficará afixado na escola. Como tarefa de casa, os alunos poderão elaborar um pequeno texto dissertativo que sintetize os pontos discutidos em sala.

 

 

Atividade 2

Na segunda atividade, será desenvolvido o tema da oposição ao governo Geisel, tendo como foco central o Movimento Estudantil, que deu um passo importante para a sua reorganização em 1977, mesmo ano em que se editou o Pacote de Abril. O professor deverá exibir para os alunos o curta-metragem “O apito da panela de pressão”, à disposição em: http://www.youtube.com/watch?v=etIQPbAXAmg (Parte 1) e http://www.youtube.com/watch?v=cLY1fhumvUI&feature=related (Parte 2), acessado em 15/8/2011.

Em seguida, com os alunos postados em círculo, o professor deverá conduzir um debate acerca das principais reivindicações dos estudantes, quais as suas formas de manifestação e qual a reação do governo a essa ação política. O professor deverá estimular um quadro comparativo com as formas de organização estudantil nos dias de hoje, na sua escola: há grêmios estudantis? O que eles fazem e como agem? Se não existem, quais as formas de manifestação dos alunos da escola? Como trabalho para casa, os alunos deverão realizar uma pesquisa, utilizando a Biblioteca da escola e a Internet, a respeito de outros personagens da oposição ao governo militar em 1977. Os trabalhos poderão ser escritos ou apresentados na aula seguinte.

Tentativa de realização do III ENE

 

Passeata USP

 

 

Atividade 3

Na terceira atividade, os alunos deverão cruzar o que aprenderam nas duas primeiras: os fatos do governo Geisel e a crescente oposição popular ao regime militar. O professor deverá dispor a sala em dois grupos; cada um deverá discutir um dos textos a seguir, disponíveis em: http://www.marcovilla.com.br/2011/07/o-pacote-de-abril-e-o-senado.html e http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/abertura-lenta-insegura-434193.shtml  (acesso em: 15 ago.2011). A partir da leitura e breve discussão e comparação dos textos, o professor deverá reunir os alunos em círculo e exibir o vídeo “Propaganda Eleitoral Gratuita”, à disposição no site http://www.youtube.com/watch?v=Xr0oDVJGLT8 (acesso em: 15 ago. 2011), com a propaganda eleitoral dos candidatos do partido do governo, Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em 1976. Qual a relação deste vídeo de 1976 com o Pacote de Abril, editado um ano depois? Quais as diferenças ou semelhanças entre essa propaganda eleitoral e a dos dias de hoje?

Congresso Fechado

 

 

Conclusão

No decorrer das atividades, os alunos deverão ser capazes de compreender os eventos do governo Geisel e do processo de abertura política brasileira, a partir da edição do Pacote de Abril, em 1977. Os alunos deverão conhecer quais os principais temas do governo do General Ernesto Geisel, bem como os atores da oposição que se reorganizava naquele ano. Ao mesmo tempo, deverão ser capazes de compreender o processo político que envolveu o País na segunda metade da década de 1970 e que culminaria com o retorno da democracia na década seguinte.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares

Governo Geisel no Telecurso 2000: http://www.youtube.com/watch?v=h48ZaOZdGzM (acessado em 15/08/2011)

Curta documentário sobre o III ENE em Belo Horizonte: http://www.youtube.com/watch?v=kdfakIWafnc (acessado em 15/08/2011)

Curta documentário realizado em 1977 sobre o Movimento estudantil paulista: http://www.youtube.com/watch?v=MYhh9jLTD-E (acessado em 15/08/2011)

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e das atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos, ainda, poderão ser avaliados a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que também poderá ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.