29/08/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
- O ideal da cavalaria.
- As principais obras e autores sobre a cavalaria na Idade Média.
- Trovadorismo e cavalaria.
- A importância das obras sobre a cavalaria para a justificativa de sua participação na sociedade.
- A cavalaria como mito, lenda e ideal de vida.
- Artur e a Távola Redonda.
- A canção de Rolando.
-Noções sobre as estruturas básicas da Idade Média e do feudalismo.
-Noções sobre a cavalaria e sua participação na sociedade medieval.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que o tema desenvolvido diz respeito a um ideal de sociedade e de comportamento ético que, embora nem sempre respeitados, eram seguidos e idealizados
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para dar início à primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre a literatura medieval. Se já ouviram falar na expressão canção de gesta ou sobre literatura cavaleiresca. Se já ouviram as histórias do Rei Artur, do Santo Graal, Tristram e Lancelote, ou sobre Rolando e Oliveiros. Esta preparação inicial servirá para despertar a curiosidade dos alunos e apresentar a eles o tema da aula: “O ciclo arturiano e o ideal da cavalaria”.
A seguir, o professor deverá distribuir entre os seus alunos o seguinte texto, disponível em:
http://www.infopedia.pt/$ciclo-arturiano
Os alunos deverão realizar uma leitura silenciosa do texto e apontar, por escrito, os seguintes aspectos descritos no texto:
- As principais versões sobre a história do rei Artur;
- Os autores das obras;
- As outras “lendas” arturianas;
- Características.
Os textos deverão ser entregues ao professor para avaliação.
Imagem: Rei Artur empunha sua espada Excalibur
http://2001video.empresarial.ws/blog/wp-content/uploads/2011/06/king-arthur-tapestry.jpg
Aula 2
O professor deverá iniciar a segunda aula com a apresentação das seguintes imagens:
Imagem 1: A morte de Rolando
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg
Imagem 2: Capa do livro “A canção de Rolando”
http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/26598/A_CANCAO_DE_ROLANDO_1241447548P.jpg
Em seguida, perguntar aos alunos se eles conhecem a lenda de Rolando e a batalha de Roncesvalles, o seu significado histórico e político e, principalmente, se sabem de sua importância e relevância para o desenvolvimento de um ideal cavaleiresco. O professor deverá estimular os alunos a um debate, interferindo sempre que considerar necessário.
Uma vez se dê por satisfeito, distribuir entre os alunos o texto abaixo e retomar o debate:
http://www.infopedia.pt/$a-cancao-de-rolando
Aula 3
No início da aula o professor deverá distribuir entre seus alunos os seguintes textos:
Com o conhecimento adquirido ao longo das duas aulas anteriores e com a ajuda dos dois textos lidos na terceira aula, os alunos deverão redigir um texto entre 25-30 linhas onde deverão levar em conta:
O texto deverá ser entregue ao professor para ser avaliado.
CONCLUSÃO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a cavalaria medieval em muito justificava suas atitudes e função por meio da literatura e de canções. Mesmo que os cavaleiros da realidade não seguissem de facto as regras por eles exaltadas, o ideal das histórias de Rolando e do rei Artur eram perseguidos e exigidos para que seu comportamento fosse controlado e que sua função tivesse uma justificativa social.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
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