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O ciclo arturiano e o ideal de cavalaria

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O ideal da cavalaria.

- As principais obras e autores sobre a cavalaria na Idade Média.

- Trovadorismo e cavalaria.

- A importância das obras sobre a cavalaria para a justificativa de sua participação na sociedade.

- A cavalaria como mito, lenda e ideal de vida.

- Artur e a Távola Redonda.

- A canção de Rolando.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções sobre as estruturas básicas da Idade Média e do feudalismo.

-Noções sobre a cavalaria e sua participação na sociedade medieval.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que o tema desenvolvido diz respeito a um ideal de sociedade e de comportamento ético que, embora nem sempre respeitados, eram seguidos e idealizados 

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Para dar início à primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre a literatura medieval. Se já ouviram falar na expressão canção de gesta ou  sobre literatura cavaleiresca. Se já ouviram as histórias do Rei Artur, do Santo Graal, Tristram e Lancelote, ou sobre Rolando e Oliveiros. Esta preparação inicial servirá para despertar a curiosidade dos alunos e apresentar a eles o tema da aula: “O ciclo arturiano e o ideal da cavalaria”.

A seguir, o professor deverá distribuir entre os seus alunos o seguinte texto, disponível em:

http://www.infopedia.pt/$ciclo-arturiano

Os alunos deverão realizar uma leitura silenciosa do texto e apontar, por escrito, os seguintes aspectos descritos no texto:

- As principais versões sobre a história do rei Artur;

- Os autores das obras;

- As outras “lendas” arturianas;

- Características.

Os textos deverão ser entregues ao professor para avaliação.

Imagem: Rei Artur empunha sua espada Excalibur

Rei Artur

http://2001video.empresarial.ws/blog/wp-content/uploads/2011/06/king-arthur-tapestry.jpg

Aula 2

O professor deverá iniciar a segunda aula com a apresentação das seguintes imagens:

Imagem 1: A morte de Rolando

A morte de Rolando

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg

Imagem 2: Capa do livro “A canção de Rolando”

A canção de Rolando

http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/26598/A_CANCAO_DE_ROLANDO_1241447548P.jpg

Em seguida, perguntar aos alunos se eles conhecem a lenda de Rolando e a batalha de Roncesvalles, o seu significado histórico e político e, principalmente, se sabem de sua importância e relevância para o desenvolvimento de um ideal cavaleiresco. O professor deverá estimular os alunos a um debate, interferindo sempre que considerar necessário.

Uma vez se dê por satisfeito, distribuir entre os alunos o texto abaixo e retomar o debate:

http://www.infopedia.pt/$a-cancao-de-rolando

Aula 3

No início da aula o professor deverá distribuir entre seus alunos os seguintes textos:

  1. http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Cavalaria
  2. http://www.decavalaria.com/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=291

Com o conhecimento adquirido ao longo das duas aulas anteriores e com a ajuda dos dois textos lidos na terceira aula, os alunos deverão redigir um texto entre 25-30 linhas onde deverão levar em conta:

  • Os ideais de cavalaria presentes nos contos e na vida real: suas diferenças e similitudes.
  • A importância social da cavalaria e a sua justificativa;
  • A importância das obras de cavalaria para a sua inserção e justificação social;
  • A cavalaria entre mito e realidade.

O texto deverá ser entregue ao professor para ser avaliado.

CONCLUSÃO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a cavalaria medieval em muito justificava suas atitudes e função por meio da literatura e de canções. Mesmo que os cavaleiros da realidade não seguissem de facto as regras por eles exaltadas, o ideal das histórias de Rolando e do rei Artur eram perseguidos e exigidos para que seu comportamento fosse controlado e que sua função tivesse uma justificativa social.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

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