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UCA - Coesão recorrencial: recorrência de termos

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar casos de recorrência de termos.
  • Verificar que a recorrência de termos funciona como mecanismo de coesão textual.
  • Analisar efeitos de sentido produzidos pela recorrência de termos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos.
  • A localização de informações no texto.
  • A elaboração de inferências simples.
  • A noção de efeito de sentido.
  • Noções de paródia e paráfrase.
Estratégias e recursos da aula
  • laptopUCA;
  • internet;
  • vídeos do Youtube;
  • processador de textos Kword;
  • programa Kpresenter;
  • produção textual;
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento dos estudantes acerca da expressão “recorrência de termos”. Questione se eles sabem o seu significado ou se conseguem inferi-lo. Exemplifique a recorrência por meio de alguns versos do poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira (Disponível em: <http://www.literaturaemfoco.com/?p=135>. Acesso em: 15 ago. 2011), tais como:

                           Trem de ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Café com pão

 

Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força [...]

 

Após ouvir os discentes, conclua com eles que a recorrência de termos é a repetição de palavras ou expressões em um determinado texto, o que se torna um mecanismo de coesão textual, visto que integra diferentes partes do texto, provocando um efeito de sentido a cada nova recorrência.

No poema “Trem de Ferro”, percebe-se a imitação sonora de um trem em movimento, provocada pela repetição, pelo ritmo e pela musicalidade baseada na métrica, na aliteração e na assonância.

Em seguida, solicite que cada grupo acesse, em apenas um laptop, via internet, o vídeo do Youtube intitulado “Paulo Diniz - ‘E agora, José’ (texto de Carlos Drummond de Andrade)” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUo-decrEmo&NR=1&feature=fvwp>. Acesso em: 15 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 1

Desenvolvam o que se pede nas questões abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o vídeo do Youtube intitulado "Paulo Diniz - ‘E agora, José’ (texto de Carlos Drummond de Andrade)”, o qual apresenta uma interpretação musical para o poema de Drummond (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUo-decrEmo&NR=1&feature=fvwp>. Acesso em: 15 ago. 2011.).

2)    Assistam atentamente ao vídeo, procurando identificar as recorrências de termos existentes no poema.

3)    Façam uma lista dos termos recorrentes no poema.

4)    Analisem qual o efeito de sentido do poema e se a recorrência contribui para gerar esse sentido.

5)    Apresentem para os colegas os termos destacados e a conclusão do grupo.

 

Professor, para socializar as respostas, peça que quatro grupos leiam suas respostas e outros quatro comentem-nas e complementem-nas, apresentando a visão do grupo.

 

Atividade 2 – Identificação da recorrência de termos como mecanismo de coesão textual

Alunos ainda organizados em grupos de três integrantes.

Professor, nesta etapa da aula os alunos desenvolverão uma atividade utilizando-se do vídeo do Youtube intitulado "Pedro Pedreiro", no qual assistirão a um filme com animação, cujo roteiro foi baseado na música de Chico Buarque que dá nome ao vídeo (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vy42po4cmiw>. Acesso em: 15 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 2

Desenvolvam as questões abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o vídeo do Youtube intitulado "Pedro Pedreiro", no qual assistirão a um filme com animação, cujo roteiro foi baseado na música de Chico Buarque que dá nome ao vídeo (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vy42po4cmiw>. Acesso em: 15 ago. 2011.).

2)    Assistam atentamente ao vídeo.

3)    Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado  "Música Pedro Pedreiro - recorrência de termos”. Acessem a letra da música por meio do link disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/letras/pedroped_65.htm>. (Acesso em: 15 ago. 2011.). Selecionem o texto, copiem e colem no arquivo criado.

4)    Identifiquem as recorrências de termos existentes na letra da música. Destaquem-nas em negrito e em cor diferente do restante do texto.

5)    O verbo “esperar”, no texto, está no modo verbal gerúndio, isto é, foi utilizado para indicar uma ação em processo, ainda não acabada. Que sentido adquirem as repetições desse verbo ao longo do texto?

6)    Analisem se as recorrências são pertinentes nesse contexto e se são importantes para estabelecer coesão no texto.

7)    Identifiquem o efeito de sentido gerado por esse texto. Observem se a recorrência contribui para gerar esse sentido.

8)    Apresentem para os colegas as recorrências encontradas e a conclusão elaborada pelo grupo a partir das respostas às questões 6 e 7.

 

Professor, organize a turma em círculo para socialização das análises feitas. Solicite a cada grupo que, oralmente, cite um termo destacado por eles no texto analisado. Caso os grupos tenham deixado de destacar algum termo, complemente as respostas e solicite que façam os destaques devidos em seus arquivos.

Após essa correção, solicite a um aluno de cada grupo que apresente a conclusão elaborada por eles quanto aos itens abordados nas questões 6 e 7. Comente com eles que Chico Buarque, com toda sua sensibilidade e talento, retrata, nessa música, a vida de um trabalhador, como tantos no Brasil, que vivem uma vida sem perspectiva de melhora, sonhando e esperando, esperando pelo trem que nunca vem, isto é, por fatos positivos e pela mudança de vida, que nunca acontece.

 

Atividade 3 – Produção textual: paródia

Alunos ainda organizados em grupos de três integrantes.

Professor, nesta etapa da aula, os estudantes acessarão uma paródia do poema “E agora, José”, para que possam, em seguida, produzir uma paródia ou paráfrase própria (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/poesias/1534757>. Acesso em: 16 ago. 2011.):

 

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Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, uma paródia do poema “José”, escrita por Lucas Koehler e publicada no site Recanto das Letras (Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/poesias/1534757>. Acesso em: 16 ago. 2011.).

2)    Leiam atentamente o texto.

3)    Utilizando o mesmo recurso analisado nos textos de Drummond e Chico Buarque, isto é, a recorrência de termos com o objetivo de produzir um certo efeito de sentido, produzam uma paródia ou paráfrase tendo como referência o texto original "Pedro Pedreiro". Vocês podem abordar a realidade da escola ou comunidade da qual fazem parte, questões sociais e políticas do país e do mundo ou outro tema que lhes interesse.

4) Criem um arquivo no programa KWord, intitulado "Paródia (ou paráfrase) da música Pedro Pedreiro”, para produzirem o texto. Depois que derem título ao texto de vocês, podem usá-lo para renomear o arquivo criado.

5)    Apresentem o poema escrito por vocês para seus colegas e professor.

6)    Após a apresentação, avaliem, oralmente, o texto quanto ao uso das recorrências, analisando os efeitos de sentido gerados.

 

Professor, organize a turma em círculo para socialização da atividade. Cada grupo apresentará seu texto por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Nesse caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

Após a apresentação da paródia ou paráfrase criada, solicite que cada grupo responda à questão 6 oralmente ou projete a resposta por meio do datashow.

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre coesão textual, recorrência de termos e análise dos textos trabalhados, acesse os seguintes sites:

- Artigo: Coesão e Coerência – Devem se distinguir?. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABNz0AC/coesao-coerencia>. Acesso em: 15 ago. 2011.

 - Síntese do livro Coesão e coerência textuais, de Leonor Lopes Fávero. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/51567186/coesao-e-coerencia-textuais-Leonor-Lopes-Favero>. Acesso em: 15 ago. 2011.

 - Análise do poema Trem de ferro, de Manuel Bandeira. Disponível em: <http://www.literaturaemfoco.com/?p=135>. Acesso em: 14 ago. 2011.

- Vídeo: E agora, José?, com o poema recitado originalmente por Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NGqCfPQnzXU>. Acesso em: 15 ago. 2011.

- Análise do poema José, de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: <http://oficinadoescritor.blogspot.com/2010/03/analise-do-poema-jose.html#more>. Acesso em: 15 ago. 2011.

- Vídeo: Pedro Pedreiro, com a música original de Chico Buarque e imagens atuais do Brasil. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ERmJvNguGXI>. Acesso em: 15 ago. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalhar em grupo.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responder aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de: identificar as recorrências de termos usadas como mecanismo de coesão textual; analisar o efeito de sentido causado pelas recorrências; produzir uma paródia ou paráfrase, de forma coerente, valendo-se das recorrências para criar efeitos de sentidos diferenciados.

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