Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvimento sustentável: Uma solução para os problemas ambientais – UCA.

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que é Desenvolvimento Sustentável;
  • Verificar diferentes possibilidades de se produzir com sustentabilidade;
  • Analisar a viabilidade de se produzir com sustentabilidade.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegetação.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, internet e instrumento musical (opcional).

 

Atividade 1 – Conhecendo o que é desenvolvimento sustentável

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a dois vídeos, observando o que eles trazem de informações sobre desenvolvimento sustentável.

 

 Imagem de sustentabilidade

 

  • Os links e as imagens abaixo possibilitam os alunos assistirem aos vídeos abaixo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw. Acessado em 19/08/2011.

 

Video de sustentabilidade

 

http://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk&feature=related. Acessado em 19/08/2011.

 

Video 2 sustentalidade

 

Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir à turma que se divida em grupos de quatro alunos e discutam os aspectos observados no vídeo.

Ao concluir este momento de reflexão, o professor irá solicitar aos grupos que apresentem o resultado das discussões levantadas. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos a falar sobre suas observações apontadas no vídeo e no momento da reflexão. Em seguida, ele fará o fechamento deste momento de troca entre alunos e professor.

 

 Imagem 2 sustentabilidade

 

Atividade 2 – Uma análise sobre desenvolvimento sustentável

Nos mesmos grupos de trabalho o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado a internet, façam uma pesquisa sobre o tema em questão e elaborem uma paródia.

 

Sugestões de sítios para pesquisa

 

Menino ilustrativo

http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html. Acessado em 19/08/2011.

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm. Acessado em 19/08/2011.

http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/. Acessado em 19/08/2011.

http://www.sustentabilidade.org.br/. Acessado em 19/08/2011.

http://www.revistasustentabilidade.com.br/. Acessado em 19/08/2011.

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/. Acessado em 19/08/2011.

http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/o-que-e-sustentabilidade/. Acessado em 19/08/2011.

http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/2010/03/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011.

http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40121.htm. Acessado em 19/08/2011.

 

Após o grupo concluir a paródia o professor irá solicitar que eles através do laptop, construam uma apresentação no Kpresenter, utilizando a mesma base da pesquisa, abordando sua compreensão sobre desenvolvimento sustentável.

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 3– Apresentação dos trabalhos

Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, ou algum instrumento musical que o grupo achar necessário.

Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação e n o intervalo delas o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor fará o fechamento das discussões levantadas em sala.

 

Atividade 4 – Divulgação dos resultados

O professor irá solicitar aos grupos que construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, a paródia e a apresentação no Kpresenter.

Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Lembrando que esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.

 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 19/08/2011.

 

Criar um blog

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_265715.shtml. Acessado em 19/08/2011.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 19/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 19/08/2011. 

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/2010/03/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011.

http://ambiente.hsw.uol.com.br/desenvolvimento-sustentavel.htm. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/desenvolvimento_sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.