29/08/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegetação.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, internet e instrumento musical (opcional).
Atividade 1 – Conhecendo o que é desenvolvimento sustentável
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a dois vídeos, observando o que eles trazem de informações sobre desenvolvimento sustentável.
http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw. Acessado em 19/08/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk&feature=related. Acessado em 19/08/2011.
Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir à turma que se divida em grupos de quatro alunos e discutam os aspectos observados no vídeo.
Ao concluir este momento de reflexão, o professor irá solicitar aos grupos que apresentem o resultado das discussões levantadas. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos a falar sobre suas observações apontadas no vídeo e no momento da reflexão. Em seguida, ele fará o fechamento deste momento de troca entre alunos e professor.
Atividade 2 – Uma análise sobre desenvolvimento sustentável
Nos mesmos grupos de trabalho o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado a internet, façam uma pesquisa sobre o tema em questão e elaborem uma paródia.
Sugestões de sítios para pesquisa
http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html. Acessado em 19/08/2011.
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm. Acessado em 19/08/2011.
http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/. Acessado em 19/08/2011.
http://www.sustentabilidade.org.br/. Acessado em 19/08/2011.
http://www.revistasustentabilidade.com.br/. Acessado em 19/08/2011.
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/. Acessado em 19/08/2011.
http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/o-que-e-sustentabilidade/. Acessado em 19/08/2011.
http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/2010/03/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011.
http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40121.htm. Acessado em 19/08/2011.
Após o grupo concluir a paródia o professor irá solicitar que eles através do laptop, construam uma apresentação no Kpresenter, utilizando a mesma base da pesquisa, abordando sua compreensão sobre desenvolvimento sustentável.
Atividade 3– Apresentação dos trabalhos
Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, ou algum instrumento musical que o grupo achar necessário.
Lembrando que cada grupo terá quinze minutos para apresentação e n
o intervalo delas o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor fará o fechamento das discussões levantadas em sala.
Atividade 4 – Divulgação dos resultados
O professor irá solicitar aos grupos que construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, a paródia e a apresentação no Kpresenter.
Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Lembrando que esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 19/08/2011.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_265715.shtml. Acessado em 19/08/2011.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 19/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.criarumblog.com/. Acessado em 19/08/2011.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/2010/03/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011.
http://ambiente.hsw.uol.com.br/desenvolvimento-sustentavel.htm. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/desenvolvimento_sustentavel.html. Acessado em 19/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!