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O movimento da "Negritude": construindo identidades.

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno conhecerá o movimento da Negritude e seus principais princípios e reivindicações. Poderá acessar, dessa forma, diferentes percepções acerca do mundo social, percepções essas que fazem parte da construção deste, bem como de suas modificações ao longo do tempo.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O processo de colonização das Américas, iniciado ao fim do século XV e início do XVI. O processo transformou esse continente em território de muitos países europeus que, mesmo após a maioria das independências no século XIX, mantiveram algumas áreas de domínio ou influência diretos.

• O estabelecimento do comércio e do tráfico de escravos com Estados da África por volta do século XVI e XVII. O aumento desse tráfico e o deslocamento de homens e mulheres vindos do continente africano para as áreas de domínio europeu nas Américas.

• Imperialismo europeu na África desde a segunda metade do século XIX. O domínio político e econômico ao qual os povos, comunidades e Estados existentes no continente foram expostos. As formas de resistência anteriores e posteriores ao estabelecimento europeu.

• O surgimento do Pan-africanismo ainda no século XIX nos Estados Unidos, no Haiti e em outros países das Américas, bem como seu crescimento na África durante o século XX. Construção de novas identidades para e pelos homens e mulheres que se consideravam descendentes dos antigos escravos trazidos da África para as Américas, bem como dos próprios africanos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O Movimento da Négritude teve seu início na década de 1930 por meio da ação de jovens das Américas e da África que se encontravam congregados no continente europeu, onde desenvolviam estudos universitários. O conceito de Négritude foi primeiro utilizado por Aimé Césaire, nascido na Martinica, em artigo publicado na revista lançada por ele e Léopold Sedar Snghor, nascido no Senegal, chamada L’Étudiant Noir (O estudante negro). Ambos eram de colônias francesas e se encontraram em Paris. A articulação destes com outros estudantes vindos de colônias francesas, que depois se tornariam grandes pensadores, como Léon Damas, daria início ao movimento político e literário intitulado Négritude.

O movimento procurava ressaltar a capacidade do homem negro e afirmava a importância da valorização e reconhecimento de uma identidade negra. Era contra a afirmação da supremacia da cultura e literatura européia e procurava ressaltar a importância e a riqueza das manifestações populares de seus países. Foi um dos primeiros movimentos a ressaltar a possibilidade de afirmação de uma identidade negra, mesmo que esta não tenha resistido aos desejos de unicidade de seus expoentes, uma vez que mesmo em seu interior a multiplicidade era ampla e logo se tornaria evidente.

Desenvolvimento

Aula 1

Os alunos deverão ser divididos em três grupos que ficarão encarregados de pesquisa na sala de informática sobre o movimento da Négritude. O mesmo tema e sugestão de pesquisa serão dados aos três grupos, no entanto eles deverão desenvolver pesquisas paralelas.

Oslinks e imagens sugeridos são:

Négritude:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Negritude

http://en.wikipedia.org/wiki/N%C3%A9gritude

http://plato.stanford.edu/entries/negritude/

Aimé Césaire:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aim%C3%A9_C%C3%A9saire

http://en.wikipedia.org/wiki/Aim%C3%A9_C%C3%A9saire

http://www.buala.org/pt/autor/aime-cesaire

Léopold Senghor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9opold_S%C3%A9dar_Senghor

http://science.jrank.org/pages/10462/Negritude-Philosophy-Practice-Senghor.html

http://ardfilmjournal.wordpress.com/2010/02/08/leopold-sedar-senghors-concept-of-negritude/

Artigos relacionados:

http://www.celat.ulaval.ca/histoire.memoire/cm_articles/cm3_7_neto.pdf

http://www.4shared.com/document/hiz7Bbkp/Aime_Cesaire_-_Discurso_sobre_.html

http://www.ueangola.com/index.php/criticas-e-ensaios/item/255-a-negritude-e-a-recep%C3%A7%C3%A3o-lus%C3%B3fona-em-segunda-m%C3%A3o-de-letudiant-noir-paris-1935-de-m%C3%A1rio-pinto-de-andrade-a-alfredo-margarido-e-manuel-ferreira-balan%C3%A7o-homenagem-e-exorta%C3%A7%C3%A3o.html

Leopold Senghor (acenando) e Aimé Césaire.

Léopold Senghor (acenando) e Aimé Césaire. Fonte: http://www.mediaseine.fr/Soiree-hommage-a-Aime-Cesaire-a-00139

Aimé Césaire, década de 1930.

Aimé Césaire, década de 1930. Fonte: http://www.geledes.org.br/atlantico-negro/movimentos-lideres-pensadores/afrolatinos-caribenhos/martinica/814-aime-cesaire

Leopold Senghor, ex-presidente do Senegal.

Leopold Senghor, ex-presidente do Senegal. Fonte: http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/antonio-olinto-elogio-a-senghor,236,3867.html

Durante a pesquisa os alunos deverão recolher informações nestes e em outros links em grupo, organizando suas idéias e percepções, individualmente, em um pequeno texto de uma lauda acerca do movimento e seus expoentes.

Aula 2

Após a produção do pequeno texto, os alunos deverão ler em sala de aula os dois poemas a seguir:

PRECEITO
Aimé Césaire


É bom que eu entre como selvagem hirsuto coberto pelos
Espinhos dos caminhos
Pelo arco de três portas das vigorosas selvas

Excluído mas violador de santuários
E entrando pelo triunfante portal do mar
Escavando em solavancos o pudor da pedra

Banido do branco pão da festa das crianças
Mas entrando com minha estranha garganta na garganta do
Vento que morde
A planta nua de ser estranho riso obsceno

Um país negro é como um sonho negro fiel
Ébrio do puro vinho do leite negro da terra.


Tradução de Nelson Ubaldo e Péricles Prade

MULHER NEGRA
Léopold Senghor


Mulher nua, mulher negra
Vestida de tua cor que é vida, de tua forma que é beleza!
Cresci à tua sombra; a doçura de tuas mãos acariciou os meus olhos.
E eis que, no auge do verão, em pleno Sul, eu te descubro,
Terra prometida, do cimo de alto desfiladeiro calcinado,
E tua beleza me atinge em pleno coração, como o golpe certeiro
de uma águia.
Fêmea nua, fêmea escura.
Fruto sazonado de carne vigorosa, êxtase escuro de vinho negro,
boca que faz lírica a minha boca
savana de horizontes puros, savana que freme com
as carícias ardentes do vento Leste.
Tam-tam escultural, tenso tambor que murmura sob os dedos
do vencedor
Tua voz grave de contralto é o canto espiritual da Amada.
Fêmea nua, fêmea negra,
Lençol de óleo que nenhum sopro enruga, óleo calmo nos flancos do atleta,
nos flancos dos príncipes do Mali.
Gazela de adornos celestes, as pérolas são estrelas sobre
a noite da tua pele.
Delícia do espírito, as cintilações de ouro sobre tua pele que ondula
à sombra de tua cabeleira. Dissipa-se minha angústia,
ante o sol dos teus olhos.
Mulher nua, fêmea negra,
Eu te canto a beleza passageira para fixá-la eternamente,
antes que o zelo do destino te reduza a cinzas para
alimentar as raízes da vida.

 

Tradução de Guilherme de Souza Castro

Após a leitura, nos respectivos grupos, os alunos devem procurar diferenciar os dois poemas e a posição dos dois autores aqui tratados, tudo com base na pesquisa já realizada e nas percepções acerca dos princípios do movimento e de suas diversidades internas e de suas mudanças ao longo do tempo.

Aula 3

Após a discussão os alunos deverão construir cartazes que unam as pesquisas feitas na primeira aula e as percepções acerca dos poemas trabalhados na segunda aula. Os cartazes devem conter imagens e informações que os alunos achem relevantes para dizer sobre o movimento aqui tratado, seus princípios e diversidades, bem como de sua importância.

Os cartazes serão apresentados na turma, para que os alunos possam trocar experiências e percepções e atentos para que mesmo diante das mesmas fontes primárias seus trabalhos serão diferentes, por adotarem visões e posições diversas.

Aula 4

Todos os alunos deverão ser organizados em círculo na sala de aula para que debatam acerca de suas descobertas e percepções do movimento, de sua multiplicidade e de seu papel construtor do mundo social pelo qual foi instituído. Além disso, os alunos deverão pensar sobre seu próprio papel como agentes sociais.

As questões que deverão introduzir ao debate são:

-De quais maneiras o movimento da Négritude procurou modificar identidades e representações? Tratou-se de um movimento uno?

-Durante as atividades realizadas, de que maneira as posições tomadas pelo grupo guiaram a construção de percepções acerca do movimento? De que maneira isso se relaciona com as iniciativas tomadas dentro da Négritude e em outros movimentos sociais?

Conclusão

Por fim, os alunos terão percebido o movimento da Négritude como parte da construção e reconstrução de identidades no mundo ocidental e a importância das posições políticas e culturais tomadas por seus expoentes. Além disso, através das atividades, do trabalho em grupo e da construção de hipóteses e explicações diversas para o assunto por cada grupo, os alunos perceberão a multiplicidade e o fator criativo na construção histórica, bem como seu papel ativo nessa criação.

Recursos Complementares
Avaliação

A primeira atividade será avaliada a partir do pequeno texto construído pelos alunos após as pesquisas. A segunda atividade será avaliada de acordo com o comprometimento nas discussões em grupo realizadas em sala de aula com a presença do professor. Depois, os cartazes serão avaliados de acordo com a capacidade de síntese e narrativa dos alunos durante a apresentação e a partir dos próprios produtos. Por fim, durante o debate, os alunos devem demonstrar conhecimento acerca do assunto, bem como percepção ampla diante de sua atuação durante as atividades anteriores. A capacidade argumentativa, de articulação das informações e construção de posições fortes e coerentes será avaliada.     

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