25/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Diferenciar o simples "andar" (atividade física) da "caminhada" (exercício físico);
Atividade 1: Conhecimento prévio do aluno sobre caminhadas
1. O (a) professor (a) perguntará para a turma: quais os tipos de caminhada vocês conhecem?
- De forma organizada (levantar a mão um por vez), cada (a) aluno (a) dirá para a turma as caminhadas que conhecem, só não pode repetir a que o (a) colega já disse.
- Em seguida, reunirão em grupos (máximo 05 alunos (as)), cada grupo fará um quadro (cujo modelo o (a) professor (a) socializará com os grupos em seus netbooks) com seus conhecimentos sobre caminhada. O quadro ficará incompleto e deverá ser completado no decorrer da estratégia. Veja exemplo de Quadro abaixo:
Exemplo:
QUADRO: Caminhada que conhecemos
NOME DA CAMINHADA | COMO FAZER |
____________________________________ | _________________________________ _________________________________ |
____________________________________ | _________________________________ _________________________________ |
____________________________________ | _________________________________ _________________________________ |
Obs: O (a) professor (a) colocará o arquivo de modelo de Quadro nos netbooks dos (as) alunos (as) pelo pendrive ou via email (caso tenham acesso à internet na sala para todos).
2. O (a) professor (a) deve perguntar à turma: qual das caminhadas, dentre as que vocês citaram, são caminhadas esportivas? E quais são caminhadas do dia-a-dia (não esportivas)?
- O (a) professor (a) explicará a diferença entre elas e convidará os (as) alunos (as) a escolher uma delas que será praticada pela turma (votação da maioria).
- Ao final da aula o (a) professor (a) deverá apresentar a definição de caminhada esportiva diferenciando-a da simples caminhada do dia-a-dia.
- Deve ser informado à turma que, nas próximas aulas, estudaremos algumas caminhadas esportivas.
Atividades 4, 5, e 6: Modalidades de caminhadas
1. O (a) professor (a) ampliará o repertório dos (as) alunos (as) apresentando as modalidades de caminhada que eles (as) não mencionaram nas aulas anteriores. Eles (as) deverão vivenciar e registrar todas as aulas (fotos, vídeos e filmagens conforme orientação abaixo):
A) Caminhada de Rua:
- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.
- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
Sugestão de video sobre Caminhada de Rua:
http://www.youtube.com/watch?v=v_mWjRq8bpk&feature=related, acesso em 20/08/2011
B) Caminhada de aventura:
- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.
- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
Sugestão de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QeSA8cUwL2c, acesso em 20/08/2011
C) Caminhada Ecológica:
- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.
- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
Sugestão de vídeo: http://www.dailymotion.com/video/xfc341_caminhada-ecologica-2009-campestre_travel, acesso em 20/08/2011
Atividades 7, 8 e 9: Mas existe caminhada de outro tipo?
1. O (a) professor (a) deve iniciar a aula perguntando a turma o seguinte: você consegue caminhar e correr ao mesmo tempo?
- Em seguida, mediante apresentação de vídeos, o (a) professor (a) deverá apresentar os tipos de marchas que existem:
a) Marcha de sincronismo: ex: Soldados
Sugestões de vídeos:
(animação)
http://www.youtube.com/watch?v=RvGEqKxYFCQ, acesso em 20/08/2011
(sincronismo de soldados)
http://www.youtube.com/watch?v=n_eZ7BZ4hmI&feature=fvwrel, acesso em 20/08/2011
b) Marcha Atlética.
- Ao final da apresentação o (a) professor (a) levará os (as) alunos (as) a compreender que a marcha atlética não se trata de caminhar e correr ao mesmo tempo, mas sim de um movimento particular que, assim como a caminhada, possui um jeito correto de fazer.
2. O (a) professor (a) convidará a turma para aprender a marcha atlética e, na medida que avançam minimamente na compreensão do movimento, poderá propor uma pequena competição de marcha atlética entre eles (as).
Eles (as) deverão filmar (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para que numa aula oportuna possam se divertir assistindo seus próprios movimentos (engraçados) de aprendizado da marcha.
Obs: Certamente, eles (as) acharão engraçado, o que tornará o aprendizado divertido, mesmo assim, o (a) professor (a) deverá insistir no movimento correto.
Sugestões de sites explicativos sobre marcha atlética:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_atl%C3%A9tica, acesso em 20/08/2011
http://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/, acesso em 20/08/2011
http://webrun.uol.com.br/outros/n/historia-da-modalidade-marcha-atletica/985, acesso em 20/08/2011
Sugestões de Vídeos:
(Marcha com adultos) http://www.youtube.com/watch?v=HKRjALvxpbU, acesso em 20/08/2011
(Marcha com crianças) http://www.youtube.com/watch?v=I72vuFlF2xY, acesso em 20/08/2011
Video sobre competição juvenil de Marcha Atlética:
http://www.youtube.com/watch?v=IX1YqTmFIAM, acesso em 20/08/2011
1. Ao final da estratégia, o (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) reúnam nos grupos da primeira aula e complementem o Quadro: as modalidades que conhecemos.
2. Em seguida farão uma reflexão, juntamente com seu (sua) professor (a), sobre as modalidades que eles (as) aprenderam e se eles (as) aprenderam mais sobre as que eles (as) já sabiam.
Sugestões de perguntas avaliativas:
a) Quais das modalidades que eu aprendi? O que eu acho delas (aspectos positivos e negativos)?
b) Quais das modalidades que aprendi e não vivenciei na escola, mas gostaria de praticar? Por quê?
c) Foi importante aprender mais sobre caminhada? Por quê?
d) Afinal, caminhada é exercício de criança? Por quê?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!