Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caminhada é exercício de criança? UCA

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar a caminhada do dia-a-dia da caminhada esportiva;
  • Adquirir conhecimentos científicos elementares sobre uma caminhada correta, contextualizando-a no seu dia-a-dia;
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos/ Total: 500 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenciar o simples "andar" (atividade física) da "caminhada" (exercício físico);

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecimento prévio do aluno sobre caminhadas

1. O (a) professor (a) perguntará para a turma: quais os tipos de caminhada vocês conhecem?

- De forma organizada (levantar a mão um por vez), cada (a) aluno (a) dirá para a turma as caminhadas que conhecem, só não pode repetir a que o (a) colega já disse.

- Em seguida, reunirão em grupos (máximo 05 alunos (as)), cada grupo fará um quadro (cujo modelo o (a) professor (a) socializará com os grupos em seus netbooks) com seus conhecimentos sobre caminhada.  O quadro ficará incompleto e deverá ser completado no decorrer da estratégia. Veja exemplo de Quadro abaixo:

Exemplo:

QUADRO: Caminhada que conhecemos

NOME DA CAMINHADA COMO FAZER
____________________________________ 

 _________________________________

 _________________________________

____________________________________

 _________________________________

 _________________________________

____________________________________

 _________________________________

_________________________________

Obs: O (a) professor (a) colocará o arquivo de modelo de Quadro nos netbooks dos (as) alunos (as) pelo pendrive ou via email (caso tenham acesso à internet na sala para todos).

 

2.  O (a) professor (a) deve perguntar à turma: qual das caminhadas, dentre as que vocês citaram, são caminhadas esportivas? E quais são caminhadas do dia-a-dia (não esportivas)?

- O (a) professor (a) explicará a diferença entre elas e convidará os (as) alunos (as) a escolher uma delas que será praticada pela turma (votação da maioria).

- Ao final da aula o (a) professor (a) deverá apresentar a definição de caminhada esportiva diferenciando-a da simples caminhada do dia-a-dia.

- Deve ser informado à turma que, nas próximas aulas, estudaremos algumas caminhadas esportivas.

 

Atividades 4, 5, e 6: Modalidades de caminhadas

1. O (a) professor (a) ampliará o repertório dos (as) alunos (as) apresentando as modalidades de caminhada que eles (as) não mencionaram nas aulas anteriores. Eles (as) deverão vivenciar e registrar todas as aulas (fotos, vídeos e filmagens conforme orientação abaixo):

A)    Caminhada de Rua:

- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.

- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?

caminhadas-rua

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

Sugestão de video sobre Caminhada de Rua:

http://www.youtube.com/watch?v=v_mWjRq8bpk&feature=related, acesso em 20/08/2011

 

B)    Caminhada de aventura:

- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.

- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?

caminhadas avent

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

Sugestão de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QeSA8cUwL2c, acesso em 20/08/2011

 

C)    Caminhada Ecológica:

- Eles (as) assistirão os vídeos para praticarem em seguida.

- O (a) professor (a) destacará nos vídeos e em suas explicações que existe uma forma correta de realizar a caminhada: qual será? Vamos praticar?

caminhadas eco

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

Sugestão de vídeo: http://www.dailymotion.com/video/xfc341_caminhada-ecologica-2009-campestre_travel, acesso em 20/08/2011

 

Atividades 7, 8 e 9: Mas existe caminhada de outro tipo?

1. O (a) professor (a) deve iniciar a aula perguntando a turma o seguinte:  você consegue caminhar e correr ao mesmo tempo?

- Em seguida, mediante apresentação de vídeos, o (a) professor (a) deverá apresentar os tipos de marchas que existem:

a) Marcha de sincronismo: ex: Soldados

Sugestões de vídeos:

(animação)

marcha desenh http://www.youtube.com/watch?v=RvGEqKxYFCQ, acesso em 20/08/2011

 

(sincronismo de soldados)

marcha soldhttp://www.youtube.com/watch?v=n_eZ7BZ4hmI&feature=fvwrel, acesso em 20/08/2011

 

b) Marcha Atlética.

- Ao final da apresentação o (a) professor (a) levará os (as) alunos (as) a compreender que a marcha atlética não se trata de caminhar e correr ao mesmo tempo, mas sim de um movimento particular que, assim como a caminhada, possui um jeito correto de fazer.

2. O (a) professor (a) convidará a turma para aprender a marcha atlética e, na medida que avançam minimamente na compreensão do movimento, poderá propor uma pequena competição de marcha atlética entre eles (as).

Eles (as) deverão filmar (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para que numa aula oportuna possam se divertir assistindo seus próprios movimentos (engraçados) de aprendizado da marcha.

Obs: Certamente, eles (as) acharão engraçado, o que tornará o aprendizado divertido, mesmo assim, o (a) professor (a) deverá insistir no movimento correto.

 

Sugestões de sites explicativos sobre marcha atlética:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_atl%C3%A9tica, acesso em 20/08/2011

http://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/, acesso em 20/08/2011

http://webrun.uol.com.br/outros/n/historia-da-modalidade-marcha-atletica/985, acesso em 20/08/2011

 

Sugestões de Vídeos:

(Marcha com adultos) http://www.youtube.com/watch?v=HKRjALvxpbU, acesso em 20/08/2011

(Marcha com crianças) http://www.youtube.com/watch?v=I72vuFlF2xY, acesso em 20/08/2011

Recursos Complementares

Video sobre competição juvenil de Marcha Atlética:

http://www.youtube.com/watch?v=IX1YqTmFIAM, acesso em 20/08/2011

Avaliação

1. Ao final da estratégia, o (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) reúnam nos grupos da primeira aula e complementem o Quadro: as modalidades que conhecemos.

2. Em seguida farão uma reflexão, juntamente com seu (sua) professor (a), sobre as modalidades que eles (as) aprenderam e se eles (as) aprenderam mais sobre as que eles (as) já sabiam.

Sugestões de perguntas avaliativas:

a) Quais das modalidades que eu aprendi? O que eu acho delas (aspectos positivos e negativos)?

b) Quais das modalidades que aprendi e não vivenciei na escola, mas gostaria de praticar? Por quê?

c) Foi importante aprender mais sobre caminhada? Por quê?

d) Afinal, caminhada é exercício de criança? Por quê?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.