29/08/2011
Lígia Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores originários do Nordeste, na década de 1970, que passou a ser conhecido como o “Pessoal do Ceará”. A obra criada por esses artistas evidenciou o surgimento de uma nova geração de compositores fora do eixo Rio−São Paulo que enriqueceu o cenário musical brasileiro.
- Indústria cultural.
- Regionalismo.
- MPB (Música Popular Brasileira).
- Ditadura Militar.
Aulas |
Atividade |
1 |
Pesquisa em Grupo |
2 |
Produção de Programas de Rádio |
3 |
Seminário Interdisciplinar |
INTRODUÇÃO
A aula visa a discutir a diversificação musical gerada na canção popular brasileira, com a afirmação de uma nova geração de compositores oriundos do Nordeste, que passou a ser conhecida nacionalmente como o “Pessoal do Ceará”. Inicialmente, o termo “Pessoal do Ceará” foi utilizado como o título de um disco conjunto gravado por Ednardo, Rodger Rogério e Teti. Poucos anos depois, a imprensa estendeu o termo para referir-se também a Belchior e Fagner. Durante o aprendizado, os alunos deverão entrar em contato com a temática trabalhada pelos compositores, bem como os debates culturais, políticos e sociais em que esses artistas se inseriram durante a década de 1970.
DESENVOLVIMENTO
AULA 1: PESQUISA EM GRUPO
A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do repertório do chamado “Pessoal do Ceará”, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a trajetória artística dessa nova geração de compositores e o contexto cultural, social e político da década de 1970.
Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:
GRUPO 1
Os alunos serão responsáveis por contextualizar o surgimento dos integrantes do “Pessoal do Ceará”, em meio ao contexto histórico em que iniciaram suas carreiras. Qual era o cenário político, cultural e social brasileiro durante a década de 1970? Quais são os compositores e intérpretes que fizeram parte do “Pessoal do Ceará”? Os alunos deverão pesquisar, também, quais foram as principais influências artísticas, culturais e políticas dos integrantes desse grupo de compositores e intérpretes.
Este grupo, também, será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos do “Pessoal do Ceará”. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do Long Play (LP). A capa garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.
http://brnuggets.blogspot.com/2006/10/ednardo-pessoal-do-cear-1973.html
http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00855
http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI01185
http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00648
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:
- http://www.dicionariompb.com.br/
- http://cliquemusic.uol.com.br/
GRUPO 2
Os alunos deverão estabelecer relações entre os temas abordados pelos compositores do “Pessoal do Ceará” e o debate acerca do regionalismo presente na cultura brasileira durante a década de 1970. Nesse período, houve um intenso debate no cenário musical sobre a entrada em cena de novos compositores e intérpretes vindos de fora do eixo Rio−São Paulo. Este grupo será responsável por apresentar aos colegas quais foram os principais embates entre os novos compositores e a chamada segunda “Geração de Ouro” da música brasileira que surge na década de 1960. De que maneira o regionalismo foi explorado pela indústria cultural? Qual era o tipo de relação entre os artistas e as gravadoras na época?
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:
- http://www.dicionariompb.com.br/
- http://cliquemusic.uol.com.br/
GRUPO 3
Alguns autores afirmam que, após o Decreto do Ato Institucional nº. 5, a Ditadura Militar – por meio da censura e da repressão exercida sobre diversas áreas da cultura, da arte e da educação – foi a responsável pelo surgimento de uma espécie de “vazio cultural” no Brasil. Segundo esses estudiosos, o exílio de vários dos grandes artistas brasileiros e a censura aos que ficaram no País fizeram com a geração dos anos 1970 estivesse aquém da sofisticação artística característica da década anterior. Além do “Pessoal do Ceará”, quais foram os outros grandes nomes surgidos no cenário artístico brasileiro? Seria possível falar em “vazio cultural” no período?
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:
- http://www.dicionariompb.com.br/
- http://cliquemusic.uol.com.br/
A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a trajetória do “Pessoal do Ceará” e outros artistas do período.
AULA 2 – PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO
Primeiro passo
Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:
- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;
- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;
- Microfone normal para computador.
Segundo passo
Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão escolher também o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos à comunidade escolar, em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue, abaixo, um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre o “Pessoal do Ceará”, disponível em:
http://www.4shared.com/file/lVXQKSa-/Decantando_-_Pessoal_do_cear.html
AULA 3 -SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas, utilizando equipamento de som. Os programas produzidos por cada um dos grupos serão apresentados à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. O professor solicitará aos alunos um trabalho final, escrito extraclasse, sobre a trajetória do Movimento Tropicalista a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pelos artistas ligados a esse movimento da música popular, os temas abordados em sala de aula e o contexto histórico estudado.
A avaliação será realizada em todas as etapas do aprendizado:
- A pesquisa sobre os personagens e os discos mais importantes do “Pessoal do Ceará” possibilitará ao aluno entrar em contato direto com a história da música popular brasileira e com a cultura geral do contexto;
- Durante o trabalho em grupo, os alunos serão avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas, como a interação e o diálogo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opiniões divergentes;
- A escolha dos temas estudados, em diálogo com as canções selecionadas, deverá ser avaliada, levando-se em consideração a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de tomar suas próprias decisões a partir da análise pertinente do contexto histórico;
- Durante a produção dos Programas de Rádio, serão avaliadas a redação, a criatividade e a desenvoltura na utilização das ferramentas de edição de áudio, além da capacidade de trabalhar em grupo;
- O seminário interdisciplinar será um meio de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e transmitir, de forma concatenada, o aprendizado adquirido durante as atividades.
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