Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Durkheim e a consolidação da Sociologia como disciplina autônoma

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Leticia Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das três aulas, o aluno conhecerá a importância de Émile Durkheim para a consolidação da Sociologia como disciplina autônoma e científica, bem como seus principais conceitos e métodos de investigação sociológica.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

O professor deverá fazer uma breve introdução ressaltando que, ainda que Comte seja considerado o precursor da Sociologia, foi Émile Durkheim o responsável por sua consolidação como disciplina autônoma e rigorosamente científica. Durkheim nasceu na Alsácia, descendente de uma família de rabinos. Iniciou seus estudos em Filosofia na Escola Superior de Paris, concluindo-os, mais tarde, na Alemanha. Lecionou Sociologia em Bordéus, primeira cátedra da disciplina criada na França. Em 1902, transferiu-se para Sorbone, reunindo um importante grupo de intelectuais que deram origem à Escola Sociológica Francesa.

 

Atividades

 

Aula 1: Consciência coletiva e Coerção Social

 

Exibir o vídeo Clássicos da Sociologia: Emile Durkheim, realizado pela UNIVESP TV, disponível em:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=D6BY6LtK9xQ&feature=related

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=LJENpHfaS_k&feature=relmfu

 

Com base no vídeo apresentado, o professor deverá fazer uma roda de debate com os alunos a fim de discutir a importância do código jurídico e da escola para garantir a harmonia, a integração e a perpetuação de valores em uma sociedade

 

(Atenção! Exibir o vídeo até os 2:03 minutos da segunda parte.)

 

Aula 2: Fato Social

 

Com base no vídeo apresentado na aula anterior, discutir com a classe o conceito de Fato Social defendido por Émile Durkheim. Em seguida, na Biblioteca ou na Sala de Informática, os alunos deverão selecionar em revistas e noticiários exemplos de fatos sociais. De volta à sala, eles deverão apresentar para o restante da turma a notícia selecionada, justificando sua escolha de acordo com o conceito apresentado pelo professor.

 

Aula 3: Solidariedade orgânica e Solidariedade mecânica

 

Exibir o restante do vídeo Clássicos da sociologia: Emile Durkheim.

 

Dividir os alunos em três grupos. Cada grupo deverá receber uma das imagens abaixo:

 

Assembleia de professores

Legenda: Assembleia de professores em Belo Horizonte. Disponível em: http://www.r7.com/data/files/2C92/94A3/2798/B9C6/0127/9C56/5D4A/1CAC/professores-bh-20100326.JPG

 

Quebradeiras de coco babaçu

Legenda: Quebradeiras de coco no Maranhão. Disponível em: http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/IMG/jpg/MULHERES_SENTADAS_QUEB_COCO_EM_ESPERANTINOPOLIS-MA.jpg

 

IPEC

 

Legenda: Mutirão no Bioconstruindo 2010, Ecocentro IPEC. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=ecocentro+ipec&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&gbv=2&tbm=isch&tbnid=j9fRop81zzoPeM:&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/7copa/&docid=rxUU_S-cKFa9IM&w=500&h=375&ei=1KtSTqC9NKTisQKEo-D1Bg&zoom=1&iact=hc&vpx=533&vpy=295&dur=959&hovh=194&hovw=259&tx=112&ty=113&page=7&tbnh=127&tbnw=166&start=106&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:106&biw=

1264&bih=603

 

 Os alunos deverão fazer uma discussão, tentando responder às perguntas:

 

- De que se trata a imagem?

- Ela pode ser identificada como um exemplo de solidariedade orgânica ou de solidariedade mecânica? 

- Quais elementos justificam a resposta anterior?

 

Após a discussão, cada grupo deverá apresentar sua imagem e as reflexões debatidas.

Recursos Complementares

- ORTIZ, Renato. Durkhein: arquiteto e herói fundador. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_11/rbcs11_01.htm

 

- CARLOS, J. A. O crime segundo a perspectiva de Durkheim. Disponível em: http://www.karlmarx.pro.br/apostilas/sociologia/emille_durkhein.pdf

Avaliação

Todas as atividades deverão ser pontuadas. O professor deverá estar atento à participação e ao interesse dos alunos nas aulas, bem como o domínio do conteúdo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.