26/09/2011
Ana Leticia Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ao final das três aulas, o aluno conhecerá a importância de Émile Durkheim para a consolidação da Sociologia como disciplina autônoma e científica, bem como seus principais conceitos e métodos de investigação sociológica.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução ressaltando que, ainda que Comte seja considerado o precursor da Sociologia, foi Émile Durkheim o responsável por sua consolidação como disciplina autônoma e rigorosamente científica. Durkheim nasceu na Alsácia, descendente de uma família de rabinos. Iniciou seus estudos em Filosofia na Escola Superior de Paris, concluindo-os, mais tarde, na Alemanha. Lecionou Sociologia em Bordéus, primeira cátedra da disciplina criada na França. Em 1902, transferiu-se para Sorbone, reunindo um importante grupo de intelectuais que deram origem à Escola Sociológica Francesa.
Atividades
Aula 1: Consciência coletiva e Coerção Social
Exibir o vídeo Clássicos da Sociologia: Emile Durkheim, realizado pela UNIVESP TV, disponível em:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=D6BY6LtK9xQ&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=LJENpHfaS_k&feature=relmfu
Com base no vídeo apresentado, o professor deverá fazer uma roda de debate com os alunos a fim de discutir a importância do código jurídico e da escola para garantir a harmonia, a integração e a perpetuação de valores em uma sociedade
(Atenção! Exibir o vídeo até os 2:03 minutos da segunda parte.)
Aula 2: Fato Social
Com base no vídeo apresentado na aula anterior, discutir com a classe o conceito de Fato Social defendido por Émile Durkheim. Em seguida, na Biblioteca ou na Sala de Informática, os alunos deverão selecionar em revistas e noticiários exemplos de fatos sociais. De volta à sala, eles deverão apresentar para o restante da turma a notícia selecionada, justificando sua escolha de acordo com o conceito apresentado pelo professor.
Aula 3: Solidariedade orgânica e Solidariedade mecânica
Exibir o restante do vídeo Clássicos da sociologia: Emile Durkheim.
Dividir os alunos em três grupos. Cada grupo deverá receber uma das imagens abaixo:
Legenda: Assembleia de professores em Belo Horizonte. Disponível em: http://www.r7.com/data/files/2C92/94A3/2798/B9C6/0127/9C56/5D4A/1CAC/professores-bh-20100326.JPG
Legenda: Quebradeiras de coco no Maranhão. Disponível em: http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/IMG/jpg/MULHERES_SENTADAS_QUEB_COCO_EM_ESPERANTINOPOLIS-MA.jpg
Legenda: Mutirão no Bioconstruindo 2010, Ecocentro IPEC. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=ecocentro+ipec&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&gbv=2&tbm=isch&tbnid=j9fRop81zzoPeM:&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/7copa/&docid=rxUU_S-cKFa9IM&w=500&h=375&ei=1KtSTqC9NKTisQKEo-D1Bg&zoom=1&iact=hc&vpx=533&vpy=295&dur=959&hovh=194&hovw=259&tx=112&ty=113&page=7&tbnh=127&tbnw=166&start=106&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:106&biw=
1264&bih=603
Os alunos deverão fazer uma discussão, tentando responder às perguntas:
- De que se trata a imagem?
- Ela pode ser identificada como um exemplo de solidariedade orgânica ou de solidariedade mecânica?
- Quais elementos justificam a resposta anterior?
Após a discussão, cada grupo deverá apresentar sua imagem e as reflexões debatidas.
- ORTIZ, Renato. Durkhein: arquiteto e herói fundador. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_11/rbcs11_01.htm
- CARLOS, J. A. O crime segundo a perspectiva de Durkheim. Disponível em: http://www.karlmarx.pro.br/apostilas/sociologia/emille_durkhein.pdf
Todas as atividades deverão ser pontuadas. O professor deverá estar atento à participação e ao interesse dos alunos nas aulas, bem como o domínio do conteúdo.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/08/2015
Cinco estrelasMuito boa a sugestão!
11/08/2014
Cinco estrelasexcelente material e roteiro de aula. Obrigada!!!!
03/10/2013
Cinco estrelasBom dia muito boa as atividadepara trabalhados com o aluno.
03/03/2013
Cinco estrelasmuito boa a sujestão de aula.