Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para que escrevemos textos?

 

14/09/2011

Autor y Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

O que o aluno deverá aprender com esta aula:

  • ler textos de diferentes gêneros e esferas,
  • refletir sobre os propósitos comunicativos de cada gênero;
  • se apropriarem da escrita como instrumento comunicativo;
  • reconhecer e produzir textos em diversos gêneros.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

·         Classes de palavras

·         Verbos

·         Gêneros textuais

Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias e recursos de aulas:

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data-show

·         Caixas de som

Aula 1:

O professor deverá dividir a turma em equipes e escrever no quadro o seguinte enunciado:

Os textos, sejam verbais ou não verbais, fazem parte de diversas atividades que realizamos em nosso cotidiano. Juntamente com sua equipe, liste o maior número de situações nas quais a leitura ou escrita de textos são necessárias.

  1. Comprovar um pagamento
  2. Orientar-me na estrada
  3. Comunicar-me com um amigo distante
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  

(...)

 

 

Depois de listar as situações em que os textos são utilizados, o professor deverá auxiliar os alunos a reconhecer quais gêneros textuais são utilizado em cada uma das situações listadas e separá-los no quadro abaixo, conforme exemplo:

Textos verbais

Textos não-verbais

 

Recibo (comprovar um pagamento)

Mapa (orientar-me na estrada)

Carta, e-mail (comunicar-me com um amigo distante)

 

 

 

 

 

 

Placas (orientar-me na estrada)

 

 

Aula 2:

O professor deverá levar para a sala de aula, escritas em um papel e colocadas em um saco plástico, algumas situações-problema em que o uso de um determinado gênero seja necessário para que o conteúdo requerido seja comunicado a alguém. Organizados em equipes, os alunos deverão sortear uma situação e redigir um texto, utilizando o gênero mais adequado àquela situação, para resolver o problema.

 

Observe o exemplo:

  • Carlos é um garoto bastante obediente, por isso, sua mão, Cláudia, permitiu que ele passasse alguns dias das férias na casa de seu primo Zeca. A mãe, muito precavida, pediu a Carlos que, assim que chegasse, lhe telefonasse, dizendo se a viagem correu bem. Carlos foi feliz para a casa do primo e fez boa viagem, porém, ao chegar no pequeno sítio onde Zeca morava, percebeu que o único telefone da casa estava estragado e que o celular não pegava. Como Carlos se comunicará com a mãe?

SUGESTÃO PARA O PROFESSOR: Direcione os alunos à escrita de um telegrama ou outro gênero que possibilite uma comunicação rápida. Lembre-se, onde não há telefone, geralmente não há internet.

 

  • Marina adora brincar de rouba bandeira, mas sua amiga Flávia morou muito tempo fora do Brasil e não sabe como funciona a brincadeira. Para brincarem com a turma do bairro, Marina não deixará a amiga passar vergonha ou ficar de fora. Parece fácil, NE? Mas Flávia está ouvindo muito mal, devido a uma infecção no ouvido. Como Marina poderá ensiná-la a brincadeira?

SUGESTÃO PARA O PROFESSOR: Oriente os alunos a escreverem as regras do jogo. Lembre-os de usar o modo imperativo e de procurar detalhar bem cada momento da brincadeira.

Aula 3

O professor deverá levar para a sala de aula, ou solicitar que os alunos levem, textos de diferentes gêneros textuais, como notícia, horóscopo, tirinha, poema, sinopse, bula, receita, classificados... Os textos devem ser mostrados para a turma que, em equipes, deverão responder completar para cada gênero a seguinte tabela:

 

GÊNERO

FINALIDADE

Charge

Divertir e criticar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguem alguns exemplos de gêneros:

 

http://www.asterisco.ppg.br/blog/charge/CHARGE.jpg

 

 

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSK-NUFqllrSo2oO0RfAHjd53GsWdCjgsnoi-qvmKwlBdodAE91

 

 

http://www.cpatelecom.com.br/imagens/principal/editorial%20sm.jpg

 

 

Para finalizar, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo disponível em:

 

http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk&feature=player_detailpage

 

Os alunos deverão registrar as informações mais importantes.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Avaliação: Na quarta aula, utilizando os gêneros coletados pelos alunos e a tabela acima, os alunos deverão construir um portfólio de gêneros, separando os textos em grupos conforme a sua finalidade, por exemplo, uma primeira seção poderá ser dos gêneros que tenham como finalidade manter contato, como o e-mail, a carta, o SMS. Além de avaliar o portfólio, o professor deve acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos nas demais atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.