14/09/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
O que o aluno deverá aprender com esta aula:
· Classes de palavras
· Verbos
· Gêneros textuais
Estratégias e recursos de aulas:
· Computador/ internet (sala de informática)
· Data-show
· Caixas de som
Aula 1:
O professor deverá dividir a turma em equipes e escrever no quadro o seguinte enunciado:
Os textos, sejam verbais ou não verbais, fazem parte de diversas atividades que realizamos em nosso cotidiano. Juntamente com sua equipe, liste o maior número de situações nas quais a leitura ou escrita de textos são necessárias.
(...)
Depois de listar as situações em que os textos são utilizados, o professor deverá auxiliar os alunos a reconhecer quais gêneros textuais são utilizado em cada uma das situações listadas e separá-los no quadro abaixo, conforme exemplo:
Textos verbais |
Textos não-verbais |
Recibo (comprovar um pagamento) Mapa (orientar-me na estrada) Carta, e-mail (comunicar-me com um amigo distante)
|
Placas (orientar-me na estrada) |
Aula 2:
O professor deverá levar para a sala de aula, escritas em um papel e colocadas em um saco plástico, algumas situações-problema em que o uso de um determinado gênero seja necessário para que o conteúdo requerido seja comunicado a alguém. Organizados em equipes, os alunos deverão sortear uma situação e redigir um texto, utilizando o gênero mais adequado àquela situação, para resolver o problema.
Observe o exemplo:
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR: Direcione os alunos à escrita de um telegrama ou outro gênero que possibilite uma comunicação rápida. Lembre-se, onde não há telefone, geralmente não há internet.
SUGESTÃO PARA O PROFESSOR: Oriente os alunos a escreverem as regras do jogo. Lembre-os de usar o modo imperativo e de procurar detalhar bem cada momento da brincadeira.
Aula 3
O professor deverá levar para a sala de aula, ou solicitar que os alunos levem, textos de diferentes gêneros textuais, como notícia, horóscopo, tirinha, poema, sinopse, bula, receita, classificados... Os textos devem ser mostrados para a turma que, em equipes, deverão responder completar para cada gênero a seguinte tabela:
GÊNERO |
FINALIDADE |
Charge |
Divertir e criticar |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Seguem alguns exemplos de gêneros:
http://www.asterisco.ppg.br/blog/charge/CHARGE.jpg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSK-NUFqllrSo2oO0RfAHjd53GsWdCjgsnoi-qvmKwlBdodAE91
http://www.cpatelecom.com.br/imagens/principal/editorial%20sm.jpg
Para finalizar, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk&feature=player_detailpage
Os alunos deverão registrar as informações mais importantes.
Leituras sugeridas ao professor:
http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-marcuschi-presentation
Avaliação: Na quarta aula, utilizando os gêneros coletados pelos alunos e a tabela acima, os alunos deverão construir um portfólio de gêneros, separando os textos em grupos conforme a sua finalidade, por exemplo, uma primeira seção poderá ser dos gêneros que tenham como finalidade manter contato, como o e-mail, a carta, o SMS. Além de avaliar o portfólio, o professor deve acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos nas demais atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!