30/08/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Atividade 1 – Motivação
Alunos organizados em grupos de três componentes.
Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos artigos definidos e indefinidos. Questione o que lembram de terem estudado sobre essa classe de palavras. Elabore algumas frases para exemplificar pedindo a eles que identifique os artigos, tais como:
Tistu é um nome esquisito. Não existe um São Tistu.
O dia em que fui ao cinema conheci uma menina interessante.
Para ajudá-los a relembrar esse conteúdo, apresente para toda a turma, em datashow, os dois vídeos do Youtube indicados abaixo:
1) “Artigo - Gramática ” (4m16s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Bv6kRk7tTbo>. Acesso em: 21 ago. 2011.):
2) Classes de palavras: Determinantes e pronomes Demonstrativos e Possessivos (4m13s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=viN_LBsVfP0>. Acesso em: 21ago. 2011.):
Solicite aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade para orientar a discussão após a projeção dos vídeos:
Exercício 1 Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Artigos definidos e indefinidos”. Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo: 1) Assistam atentamente ao vídeo. 2) Identifiquem o conceito de artigo apresentado pelo vídeo 1. Discutam como poderiam formular esse conceito de forma pessoal. Digitem esse conceito elaborado por vocês no arquivo "Artigos definidos e indefinidos" (criado no programa Kword). 3) Identifiquem, no vídeo, alguns exemplos de uso do artigo. Baseando-se neles, criem três frases que contenham diferentes exemplos de uso do artigo. Digitem-nas no mesmo arquivo citado acima. Destaquem os artigos em negrito e em cor diferente do restante do texto. 4) Apresentem para os colegas os exemplos criados por vocês para a classe de palavras em estudo.
|
|
Professor, para socializar as respostas, cada grupo apresentará oralmente ou por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Neste caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.
Atividade 2 – uso do artigo na construção do texto
Os estudantes continuam organizados em grupos de três integrantes.
Professor, nesta atividade, os alunos devem identificar o artigo indefinido e analisar as diferentes funções por ele exercidas e os sentidos produzidos na construção de uma narrativa
Apresente para toda turma, em datashow, o conto de fadas intitulado “ João e Pé de Feijão” (9m26s); Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ>. Acesso em: 21 ago. 2011.
Solicite aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:
Exercício 2 Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Artigo: diferentes funções e sentidos”.Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo: 1) Assistam atentamente ao vídeo, prestando atenção à história. 2) Assistam novamente ao vídeo para transcreverem as frases em que os artigos indefinidos foram usados. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do enunciado. 3) Compare as frases e discutam a função sintática exercida pelo artigo e o sentido por ele produzido.
|
Professor, é importante discutir com os alunos como as classes de palavras, quando usadas na construção de textos, exercem diferentes funções e produzem diferentes sentidos em determinados contextos. Como, por exemplo, discuta com eles o uso dos artigos nas frases do conto visto por eles:
A) Era uma vez uma pobre viúva que vivia em uma casinha.
Nesta frase, por exemplo, o artigo indefinido uma, na expressão “Era uma vez”, é usado para marcar a temporalidade, expressão "cristalizada" característica própria dos contos de fada. Já o artigo uma que antecede pobre viúva e casinha exerce a função sintática de adjunto adnominal e também tem a função de introduzir, pela primeira vez, uma informação no texto.
B) O seu pai era um homem muito nobre, João.
C) Eu também me sinto um nobre!
Veja que nestas duas frases o artigo indefinido, exercendo a função de adjunto adnominal, produz o sentido de reforçar alguma característica de um ser. Podemos dizer que funciona como um artigo adjetivo. Na frase C, o artigo indefinido exerce a função de substantivo e também reforça uma característica.
Na apresentação das respostas dos alunos, verifique se eles conseguiram alcançar este tipo de análise. Senão, faça suas intervenções chamando a atenção para estes aspectos. Para socializar as respostas, cada grupo apresentará oralmente ou por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Neste caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.
Atividade 3 – O uso do artigo indefinido em outras situações
Os alunos continuam organizados em grupos de três integrantes.
I- Analise a função e o sentido do uso do artigo em frases tais como:
II- Crie uma mini-história empregando artigos indefinidos de acordo com o que foi estudado.
Fazer a correção dos exercícios, verificando se os alunos procederam à análise e ao emprego dos artigos, conforme o estudado.
Para analisar o emprego do artigo em narrativas, sugiro contos como:
- O menor conto de fadas do mundo. Disponível em: <http://jornaldalua.blogspot.com/2008/04/o-menor-conto-de-fadas-do-mundo.html > Acesso em 22 ago. 2011
- O Casamento de Dona Baratinha em: <http://www.youtube.com/watch?v=LEa17NS7Uok>.Acesso em: 21 ago. 2011.
A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem grupo e em dupla.
Avalie ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos exercícios propostos e, especificamente, se eles conseguiram verificar os diferentes sentidos produzidos pelos artigos, em especial os indefinidos, e suas diferentes funções.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!