Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - O jogo entre "dizer" e "não dizer" em músicas de Chico Buarque

 

30/08/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer músicas de Chico Buarque de Hollanda, produzidas na época da ditadura militar no Brasil.
  • Associar o contexto de produção das músicas com o momento sócio-histórico-político-cultural brasileiro.
  • Analisar letras de música, descrever seus sentidos explícitos e inferir sentidos implícitos.
  • Produzir resenha crítica de um filme.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • o período da ditadura militar no Brasil;
  • noções de explícito e implícito; dito e não-dito;
  • gênero textual resenha crítica.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • processador de textos Kword;
  • produção textual;
  • projetor multimídia (datashow);
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é propiciar o contato dos alunos com uma das músicas compostas por Chico Buarque durante o período da ditadura militar no Brasil, a qual servirá de estímulo para discutir a relação entre a produção textual e o contexto sócio-histórico-político-cultural relacionado a ela, assim como os sentidos implícitos gerados.

Para tanto, os estudantes deverão acessar o vídeo do Youtube intitulado “Chico Buarque – Apesar de Você (Ditadura Militar)” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=05BtNNxeYmU>. Acesso em: 12 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos estudantes que acessem também a letra da música “Apesar de você” (Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=apesarde_70.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 1

Desenvolvam as atividades propostas a seguir. Para responder às questões, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Análise da música Apesar de você”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o vídeo do Youtube intitulado “Chico Buarque – Apesar de Você (Ditadura Militar)” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=05BtNNxeYmU>. Acesso em: 12 ago. 2011.).

2)    Para entenderem melhor a letra da música “Apesar de você”, acessem-na no site Chico Buarque (Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=apesarde_70.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.).

3)    Assistam ao vídeo atentamente e leiam a letra da música. Analisem as imagens utilizadas, associando-as à letra da música. Pode-se estabelecer alguma relação entre as linguagens verbal e não verbal utilizadas? Expliquem.

4)    Essa música foi composta por Chico Buarque em 1970, durante o período da ditadura militar no Brasil. Considerando essa informação, como é possível associar o tema dessa música com o momento sócio-histórico-político-cultural brasileiro vivido naquele período? Expliquem e exemplifiquem.

5)    Considerando o contexto de produção da música, como é possível analisar seu título? O que significa “Apesar de você”? Quem seria o “você” a que o eu-lírico se refere?

6)    Façam uma análise da primeira estrofe da música, que compreende os versos de "Hoje você é quem manda" até "Esqueceu-se de inventar o perdão". Expliquem o sentido que pode ser atribuído a eles.

7)    Esse texto pode ser considerado como um protesto em relação ao regime militar ditatorial? Expliquem.

8)    No plano explícito, do dito, do que está claro, como essa música pode ser interpretada? E qual seria o sentido implícito veiculado por ela?

 

Professor, organize a turma em círculo para a socialização das respostas das questões 3 a 8. Encadeie as apresentações orais de forma que o primeiro grupo apresentará a resposta à questão 3 e o segundo grupo a comentará e complementará; o terceiro grupo apresentará a resposta à questão 4, que será comentada pelo quarto, e assim por diante. Complemente as explicações, caso julgue necessário.

 

Atividade 2 – Análise da música “Cálice”

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é conduzir os discentes a analisarem a música “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973, durante o período da ditadura militar no Brasil, ressaltando os sentidos explícitos e implícitos gerados pelo texto e sua vinculação ao contexto de sua produção.

Para tanto, os estudantes deverão acessar o vídeo do Youtube intitulado “Cálice (Chico Buarque)” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IMVzesYIm4o>. Acesso em: 12 ago. 2011.):

 

a

 

Os estudantes acessarão também a letra da música “Cálice” (Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=calice_73.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas a seguir. Para responder às questões, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Análise da música Cálice”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o vídeo do Youtube intitulado “Cálice (Chico Buarque)” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IMVzesYIm4o>. Acesso em: 12 ago. 2011.).

2)    Para aprimorar o entendimento em relação à letra da música, acessem-na no site Chico Buarque (Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=calice_73.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.).

3)    Assistam ao vídeo atentamente e leiam a letra da música. Analisem as imagens utilizadas, associando-as à letra da música. É possível estabelecer alguma relação entre as linguagens verbal e não verbal utilizadas? Expliquem.

4)    A música “Cálice” foi composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, durante um dos períodos mais severos da ditadura militar no Brasil. Considerando essa informação,  como é possível associar o tema dessa música com o momento sócio-histórico-político-cultural brasileiro vivido naquela época? Expliquem e exemplifiquem.

5)    Muitas vezes, os autores utilizam-se de linguagem figurada, valendo-se de metáforas, metonímias, paradoxos, dentre outras figuras de linguagem, para não serem explícitos demais - por opção ou por não ser pertinente naquele momento ou situação. É possível perceber esse jogo entre “dizer” e “não dizer”, "mostrar" e "esconder" na música analisada? Exemplifiquem e justifiquem.

6)    Considerando o contexto de produção da música “Cálice”, como é possível analisar esse título? Há ambiguidade nele?

7)    É possível reconhecer marcas de intertextualidade nessa música? Se sim, com qual(is) texto(s)? Citem exemplos.

8)    Como é possível analisar o verso “Pai, afasta de mim esse cálice”?

9)    Na bíblia, a frase “De vinho tinto de sangue” refere-se ao sangue de Cristo. Nessa música, o que ele significa?

10)    Pode-se reconhecer um sentido implícito no verso “Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano”? Qual seria esse sentido?

11)    No verso, “Como é difícil, pai, abrir a porta”, o que “a porta” simboliza? Expliquem.

12)    Essa música pode ser considerada como um protesto em relação ao regime militar ditatorial? Expliquem.

13)    Concluindo: de forma explícita, clara, o eu-lírico fala sobre qual tema? E qual seria o sentido implícito nessa música?

 

Professor, as questões de 3 a 13 devem ser discutidas e suas respostas socializadas. Organize as apresentações de modo que dois ou três grupos (dependendo da quantidade de grupos de sua turma) respondam às questões 3, 4, 5 e 6 e outros três grupos comentem-nas e complementem-nas, caso necessário. Em seguida, outros dois ou três grupos apresentarão as respostas às questões 6, 7, 8 e 9, as quais serão comentadas e complementadas por mais dois ou três grupos, e assim por diante. Escolha um grupo responsável por sintetizar as informações explícitas e implícitas existentes na música e apresentá-las aos colegas.

 

Atividade 3 – Produção textual: resenha crítica

Estudantes organizados para assistirem a um filme.

Professor, nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os discentes assistam ao filme O Ano em que meus pais saíram de férias, para, em seguida, produzirem uma resenha crítica sobre ele, estabelecendo relação entre os temas abordados na obra fílmica e nas músicas analisadas.

Esse filme, dirigido por Cao Hamburger, foi produzido e lançado no Brasil, em 2006, e tem duração de 110min. A história passa-se no Brasil, em 1970, quando Mauro é um garoto de doze anos que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, pois seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar e, por essa razão, decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia em que Mauro chega a São Paulo, o que faz com que o menino tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que era vizinho do avô. (Sinopse adaptada a partir do site adorocinema – Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/ano-em-que-meus-pais/>. Acesso em: 17 ago. 2011.).

O filme aborda, portanto, um dos períodos mais críticos da ditadura militar no Brasil, narrado, porém, sob a perspectiva de uma criança que tem sua vida transformada repentinamente.

O trailer do filme pode ser acessado no site Youtube (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lRWjv5fj8Dg>. Acesso em: 17 ago. 2011.):

 

a

 

O filme deverá ser providenciado com antecedência (alugado ou comprado) e projetado para os discentes. Antes de iniciar a projeção, entregue aos estudantes a seguinte ficha de atividade, para que eles preparem-se melhor para desenvolvê-la durante a projeção:

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Após assistirem ao filme, reúnam-se em duplas e redijam uma resenha crítica sobre ele. Considerem também as informações sobre a ditadura militar no Brasil presentes nas músicas analisadas. Estabeleçam relações entre o filme e as músicas e utilizem essas informações para enriquecerem a argumentação a ser feita.

2)    Digitem o texto em seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado "Resenha do filme O ano em que meus pais".

3)    Quando terminarem a produção, salvem o arquivo, fechem-no e troquem seus laptops com outra dupla. Leiam os textos de seus colegas e façam sugestões que ajudem a aprimorar os textos lidos.

4)    Destroquem os laptops e alterem seus textos, se julgarem pertinentes as sugestões de seus colegas.

5)    Apresentem seus textos à turma.

 

Professor, para socializar a atividade, será necessário utilizar o recurso de um projetor multimídia (datashow). Cada dupla terá de 3 a 5 minutos para expor seu trabalho aos colegas. Desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que possam comentar pertinentemente as resenhas lidas e apontar diferenças existentes entre elas. Organize essas falas dando oportunidade para que todos os discentes façam suas colocações.

Recursos Complementares

- Artigo: A música brasileira e a censura da ditadura militar. Disponível em: <http://jeocaz.wordpress.com/2008/09/03/a-musica-brasileira-e-a-censura-da-ditadura-militar/>. Acesso em: 28 jul. 2011.

- Artigo: A música na ditadura militar brasileira - Análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda. Disponível em: <ftp://ftp.usjt.br/pub/revistaic/pag35_edi01.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2011.

- Análise da letra da música Cálice. Disponível em: <http://analisedeletras.com.br/chico-buarque/calice/>. Acesso em: 12 ago. 2011.

- Site: Chico Buarque. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/index.html>. Acesso em: 28 jul. 2011.     

- Site: Acervo Contra a Ditadura. Disponível em: <http://www.acervoditadura.rs.gov.br/>. Acesso em: 16 ago. 2011.

- Vídeo: Ditadura Militar no Brasil, onde tudo começou Parte 1 de 3. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=0GrvZoiIqpE>. Acesso em: 28 jul. 2011.

- Vídeo: Ditadura Militar no Brasil, onde tudo começou Parte 2 de 3. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eh167QVAbDU>. Acesso em: 28 jul. 2011.

- Vídeo: Ditadura Militar no Brasil, onde tudo começou Parte 3 de 3. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=iCfU8gVlY-g&feature=related>. Acesso em: 28 jul. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, assim como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verificar também:

- a capacidade de associarem a produção das músicas e seus temas com o contexto sócio-histórico-político-cultural brasileiro;

- a capacidade de interpretarem sentidos explícitos e de reconhecerem a existência de um discurso implícito nos textos trabalhados e inferi-lo;

- a qualidade da resenha crítica apresentada, demonstrando conhecimento sobre esse gênero textual e perspicácia em relação à análise do filme e sua inter-relação com as músicas trabalhadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.