Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Tipos de moradias

 

14/10/2011

Autor e Coautor(es)
Eliseo Berni Reategui
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS COLEGIO DE APLICACAO UFRGS

Tipos de moradias

ROSILEY PEREIRA ALVES, Ruth Odenes da Silva

Patrícia da Silva Campelo Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre a importância de se ter uma casa para morar, de maneira a valorizar o seu próprio lar;

2. Conhecer diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, as casas de palafitas, dentre outras;

3. Identificar os diversos materiais que constituem as casas;

4. Produzir textos sobre esse tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 10-horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Ideia sobre o que constitui um lar;

2. Respeito aos diferentes tipos de moradia; 

2. Contos Infantis.

Estratégias e recursos da aula

 

A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:

 

 Banner com os personagens do projeto UCA

 

Kword                   [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ] 

KolourPaint         [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ] 

WxCam                [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ] 

 

Para o professor

 

É interessante refletir e conversar com os alunos sobre o respeito aos diferentes tipos de moradia em que as pessoas moram. Ao falar da diversidade de lares, espera-se que o estudante valorize a sua própria casa e dê importância aos diversos formatos de moradia.

O professor pode inclusive investigar os variados tipos de moradia pelo mundo e buscar blogs que contribuam para sua reflexão sobre o tema -http://raquelrolnik.wordpress.com/tag/sociologia-urbana/ 

Desse modo, o professor pode trabalhar em aula com questões relacionadas ao direito da moradia e à importância da constituição do lar.

 

  

Atividade         

1ª Atividade

Para dar início às atividades, o professor poderá levar a música 'A Casa' de Vinícius de Moraes em três versões, interpretada por Toquinho (primeiro link), Arlindo Cruz e Marcelo D2 (segundo link) e Capital Inicial (terceiro link).        

 

http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qtDcXZrju60 

http://www.youtube.com/watch?v=fmDnk4ytAMQ&feature=related 

 

Após ouvirem as diferentes versões, os alunos podem ser questionados sobre qual versão preferem e por quê.  A partir de suas opiniões, o professor pode colocar novamente a versão que foi considerada a favorita pelos alunos e todos cantam juntos.

 

Atividade

2ª Atividade

Apresentar aos alunos um vídeo com a história dos três porquinhos -http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

O vídeo pode ser apresentado no projetor ou cada aluno pode assisti-lo em seu próprio computador. Após os alunos assistirem o vídeo, as seguintes questões podem ser debatidas em aula:

- Quais materiais foram utilizados para construir a casa de cada porquinho?

- Qual era a casa mais fraca e a mais resistente?

- Você conhece alguém que mora em casa de palha (conforme o primeiro porquinho) e de vara (conforme o segundo porquinho) ?

-  Como é cada um dos porquinhos? Quais são as características deles? 

- Por que o lobo coloca uma pele de ovelha em cima de seu corpo?   

 

Após a discussão, os alunos podem trabalhar em duplas para elaborar uma história em quadrinhos no Kolour Paint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]. Neste momento, o professor pode orientar os alunos quanto à transposição de gêneros, visto que eles assistiram a um vídeo e agora terão de transformar aquela história em quadrinhos.

 

Atividade

3ª Atividade

Os alunos terão um tempo para procurar na internet casas pelo mundo consideradas exóticas.  O professor pode sugerir o seguinte link: http://cambalacho.com/2009/01/as-casas-mais-bizarras-do-mundo.html 

É possível considerar as seguintes questões para discussão:

- Qual casa você achou mais exótica/estranha?

- Você gostaria de morar em alguma delas? Qual?

- Por que você acha que as pessoas constroem essas casas exóticas?

 

Como dever de casa, o professor pode requisitar que os alunos tirem fotos de casas que chamam atenção em em sua cidade, seja por beleza, exotismo, etc. Para isso, eles podem utilizar o software WxCam e tirar foto(s) do(s) local(is) escolhido(s).

Na aula seguinte, o aluno deve abrir o software Konqueror, procurar pelo diretório "/home/aluno/Imagens/" e apresentar a(s) foto(s) no projetor. Ao apresentar sua imagem, o aluno deve dizer por que escolheu aquela casa e o que chamou sua atenção.

 

 

Atividade

4ª Atividade

Os alunos podem fazer uma pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções.

Link da pesquisa:http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=) 

  

 

Abaixo estão alguns links indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa  

 http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu   

http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/arquitetura/4294-casas-flutuantes-podem-ser-solucao-para-zonas-alagadas     

http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape     

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita   

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg   

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/apesar-de-bloqueios-moradores-de-rua-ocupam-viadutos-da-bandeirantes.html     

 

Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:      

- Por que é importante ter uma casa para morar?

- Uma casa nos protege? Do quê?   

 A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo nos protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos, etc. 

Após a discussão, o professor pode solicitar aos alunos que escrevam no  Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] uma carta/e-mail para um de seus colegas, explicando como é sua casa. Eles podem incluir as seguintes características de sua moradia: tamanho, material de construção, localização, etc. Ao final da carta/e-mail o aluno pode convidar seu colega a conhecer sua casa e vice-versa.

 

Recursos Complementares

1. Como escrever histórias em quadrinhos. Disponível em:

 http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html, acesso em 14 de setembro de 2011.

2. Como escrever uma carta. Disponível em:

http://www.guiadicasgratis.com/dicas-de-como-escrever-uma-carta/, acesso em 14 de setembro de 2011.

3.  Tipos de moradias. Disponível em:

http://www.slideshare.net/guestd26371/tipos-de-moradias-presentation, acesso em 14 de setembro de 2011.

4. As 10 casas mais estranhas. Disponível em:

http://ofichario.blogspot.com/2010/12/tops-top-10.html, acesso em 14 de setembro de 2011.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos.

É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas. 

O professor poderá ter também os seguintes critérios para avaliação:

  • Participação nas discussões em aula sobre moradia;
  • Capacidade de construção da história em quadrinhos em duplas sobre os três porquinhos;
  • Realização da atividade de fotografar e analisar uma casa;
  • Capacidade de construção de um gênero textual carta/e-mail para o colega.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.