14/10/2011
ROSILEY PEREIRA ALVES, Ruth Odenes da Silva
Patrícia da Silva Campelo Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
1. Refletir sobre a importância de se ter uma casa para morar, de maneira a valorizar o seu próprio lar;
2. Conhecer diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, as casas de palafitas, dentre outras;
3. Identificar os diversos materiais que constituem as casas;
4. Produzir textos sobre esse tema.
1. Ideia sobre o que constitui um lar;
2. Respeito aos diferentes tipos de moradia;
2. Contos Infantis.
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Para o professor
É interessante refletir e conversar com os alunos sobre o respeito aos diferentes tipos de moradia em que as pessoas moram. Ao falar da diversidade de lares, espera-se que o estudante valorize a sua própria casa e dê importância aos diversos formatos de moradia.
O professor pode inclusive investigar os variados tipos de moradia pelo mundo e buscar blogs que contribuam para sua reflexão sobre o tema -http://raquelrolnik.wordpress.com/tag/sociologia-urbana/
Desse modo, o professor pode trabalhar em aula com questões relacionadas ao direito da moradia e à importância da constituição do lar.
![]() |
Para dar início às atividades, o professor poderá levar a música 'A Casa' de Vinícius de Moraes em três versões, interpretada por Toquinho (primeiro link), Arlindo Cruz e Marcelo D2 (segundo link) e Capital Inicial (terceiro link).
http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=qtDcXZrju60 http://www.youtube.com/watch?v=fmDnk4ytAMQ&feature=related
Após ouvirem as diferentes versões, os alunos podem ser questionados sobre qual versão preferem e por quê. A partir de suas opiniões, o professor pode colocar novamente a versão que foi considerada a favorita pelos alunos e todos cantam juntos. |
![]() |
Apresentar aos alunos um vídeo com a história dos três porquinhos -http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k O vídeo pode ser apresentado no projetor ou cada aluno pode assisti-lo em seu próprio computador. Após os alunos assistirem o vídeo, as seguintes questões podem ser debatidas em aula: - Quais materiais foram utilizados para construir a casa de cada porquinho? - Qual era a casa mais fraca e a mais resistente? - Você conhece alguém que mora em casa de palha (conforme o primeiro porquinho) e de vara (conforme o segundo porquinho) ? - Como é cada um dos porquinhos? Quais são as características deles? - Por que o lobo coloca uma pele de ovelha em cima de seu corpo?
Após a discussão, os alunos podem trabalhar em duplas para elaborar uma história em quadrinhos no Kolour Paint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]. Neste momento, o professor pode orientar os alunos quanto à transposição de gêneros, visto que eles assistiram a um vídeo e agora terão de transformar aquela história em quadrinhos. |
![]() |
Os alunos terão um tempo para procurar na internet casas pelo mundo consideradas exóticas. O professor pode sugerir o seguinte link: http://cambalacho.com/2009/01/as-casas-mais-bizarras-do-mundo.html É possível considerar as seguintes questões para discussão: - Qual casa você achou mais exótica/estranha? - Você gostaria de morar em alguma delas? Qual? - Por que você acha que as pessoas constroem essas casas exóticas?
Como dever de casa, o professor pode requisitar que os alunos tirem fotos de casas que chamam atenção em em sua cidade, seja por beleza, exotismo, etc. Para isso, eles podem utilizar o software WxCam e tirar foto(s) do(s) local(is) escolhido(s). Na aula seguinte, o aluno deve abrir o software Konqueror, procurar pelo diretório "/home/aluno/Imagens/" e apresentar a(s) foto(s) no projetor. Ao apresentar sua imagem, o aluno deve dizer por que escolheu aquela casa e o que chamou sua atenção.
|
![]() |
Os alunos podem fazer uma pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções. Link da pesquisa:http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=)
Abaixo estão alguns links indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg
Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor poderá fazer as seguintes perguntas: - Por que é importante ter uma casa para morar? - Uma casa nos protege? Do quê? A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo nos protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos, etc. Após a discussão, o professor pode solicitar aos alunos que escrevam no Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] uma carta/e-mail para um de seus colegas, explicando como é sua casa. Eles podem incluir as seguintes características de sua moradia: tamanho, material de construção, localização, etc. Ao final da carta/e-mail o aluno pode convidar seu colega a conhecer sua casa e vice-versa.
|
1. Como escrever histórias em quadrinhos. Disponível em:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html, acesso em 14 de setembro de 2011.
2. Como escrever uma carta. Disponível em:
http://www.guiadicasgratis.com/dicas-de-como-escrever-uma-carta/, acesso em 14 de setembro de 2011.
3. Tipos de moradias. Disponível em:
http://www.slideshare.net/guestd26371/tipos-de-moradias-presentation, acesso em 14 de setembro de 2011.
4. As 10 casas mais estranhas. Disponível em:
http://ofichario.blogspot.com/2010/12/tops-top-10.html, acesso em 14 de setembro de 2011.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos.
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas.
O professor poderá ter também os seguintes critérios para avaliação:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!