19/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Para iniciar a aula, o professor perguntará aos alunos quem é que gosta de contar histórias. Aos alunos que disserem que não gostam, perguntará se não gostam mesmo de contar aos outros pequenas vitórias ou o que viram no ônibus, por exemplo.
http://www.youtube.com/watch?v=uWQ8pQJ_mWk&feature=player_embedded
Para assistirem ao vídeo com orientações, o professor deverá entregar a cada aluno cópia do roteiro abaixo.
Levante hipóteses para responder:
1- Qual a profissão de quem pede ao menino que lhe conte o que o levou a parar ali.
2- Que lugar é esse? Que indícios levam a essa resposta?
Ao fazer a discussão das duas questões, perguntar se todos sabem o que é um trailler e o que significa: filme baseado na história de...
Pedir que levantem hipóteses de quanto de verdade há nesse trailler.
Atividade 2
O professor pedirá que acessem dois sites abaixo:
Leiam Paralisia dos músculos, mas não dos sonhos para conhecerem uma moça chamada Tatiana. A vida de Tatiana, 18 anos, é uma longa espera: ela precisa de várias cirurgias para corrigir problemas causados por uma paralisia cerebral. Ela tem fé. E vai conseguir. (Leia o depoimento dessa menina cheia de coragem e otimismo)
E, no segundo, a história de Beth que viveu um conto de fadas com um príncipe encantado. Mas um carro desgovernado esfacelou sonhos, levou embora seu amor, mudou a realidade.
Clique AQUI e conheça toda a história emocionante de Beth Amorim.
Discutindo o texto:
Em "Amor, perda e superação" temos o relato de Beth.
A moça conta do tempo em que via Ânderson na escola, a aproximação em 2008, a união, os planos, o acidente.O que aconteceu depois?
Vocês creem que essa é uma história real ou é baseada em uma história real? Justifiquem.
Imagem disponível em:
Atividade 3
PRODUÇÃO
Agora é sua vez!!!
Observe as técnicas usadas nos relatos, escolha um modelo e ELABORE sua história.
Encerre a aula fazendo, com os alunos, avaliação da atividade.
Sugestão de critérios para a avaliação do professor:
1- O aluno tem se mostrado mais motivado para produzir textos?
2- O aluno tem se empenhado a escrever seguindo orientações?
3- Neste texto, ele demonstrou maior competência em relação aos outros elaborados por ele?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!