Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Aprendendo com a experiência do outro: escuta de histórias reais

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir textos narrativos observando detalhes;  
  • interpretar, analisando hipóteses.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos da narrativa.

    

Estratégias e recursos da aula

 

  • Uso do laptop;
  • exibição de vídeos;
  • exercícios orais e escritos.

Motivação:

Para iniciar a aula, o professor perguntará aos alunos quem é que gosta de contar histórias. Aos alunos que disserem que não gostam, perguntará se não gostam mesmo de contar aos outros pequenas vitórias ou o que viram no ônibus, por exemplo.

  • Espera-se que a conclusão seja de que todo ser humano gosta de ouvir e contar histórias.

Atividades 

Atividade 1 

Pedir para os alunos, em frente a seus laptops, assistirem ao Vídeo trailler - O contador de histórias, disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=uWQ8pQJ_mWk&feature=player_embedded

 

Para assistirem ao vídeo com orientações, o professor deverá entregar a cada aluno cópia do roteiro abaixo.

 

Roteiro de observação:

  • O vídeo se inicia com um homem em um palco fazendo mágicas. Pedir para os alunos desconsiderarem essa parte e concentre-se no episódio onde aparecem uma mulher e um menino.

 

Levante hipóteses para responder:

1- Qual a profissão de quem pede ao menino que lhe conte o que o levou a parar ali.

2- Que lugar é esse? Que indícios levam a essa resposta?

Ao fazer a discussão das duas questões, perguntar se todos sabem o que é um trailler e o que significa: filme baseado na história de...

Pedir que levantem hipóteses de quanto de verdade há nesse trailler.
 

Atividade 2

O professor pedirá que acessem dois sites abaixo:

http://www.tempodemulher.com.br/artigos.asp?CP=TDM&cod=630&PG=TM_O08&TI=Paralisia%20dos%20m%C3%BAsculos,%20mas%20n%C3%A3o%20dos%20sonhos 

Leiam  Paralisia dos músculos, mas não dos sonhos  para conhecerem uma moça chamada Tatiana. A vida de Tatiana, 18 anos, é uma longa espera: ela precisa de várias cirurgias para corrigir problemas causados por uma paralisia cerebral. Ela tem fé. E vai conseguir. (Leia o depoimento dessa menina cheia de coragem e otimismo)

E, no segundo, a história de Beth que viveu um conto de fadas com um príncipe encantado. Mas um carro desgovernado esfacelou sonhos, levou embora seu amor, mudou a realidade.

Clique AQUI e conheça toda a história emocionante de Beth Amorim.

 

Discutindo o texto:

 

Em "Amor, perda e superação" temos o relato de Beth.  . . ......,. . . A moça conta do tempo em que via Ânderson na escola, a aproximação em 2008, a união, os planos, o acidente.

O que aconteceu depois?

Vocês creem que essa é uma história real ou é baseada em uma história real? Justifiquem. 

  • Professor, escute seus alunos. Peça a eles que falem bastante sobre o tema. 

VCTDM

 

Imagem disponível em:

http://www.tempodemulher.com.br/artigos.asp?CP=TDM&cod=589&PG=TM_O08&TI=Amor,%20perda%20e%20supera%C3%A7%C3%A3o

 

Atividade 3

 

PRODUÇÃO

 

Agora é sua vez!!!

Observe as técnicas usadas nos relatos, escolha um modelo e ELABORE sua história.

  • Professor, estimule os alunos a serem criativos. Quando todos tiverem os textos em mãos, coloque-os em grupo para lerem suas produções. Ao final, os alunos deverão selecionar um dos textos do grupo para ser lido para a classe. Faça a correção e publique-os.

 

Encerre a aula fazendo, com os alunos, avaliação da atividade.

  • É  importante o professor saber se os alunos gostam da forma como trabalhou o conteúdo. Isso o fará sempre melhorar suas aulas e repensar seu fazer-pedagógico.

  

Recursos Complementares
  • Professor, assista e indique a seus alunos o filme "Forest Gump", disponível nas mais simples locadoras de todo o país..
Avaliação
  • Professor, leia todos os textos avaliando se está havendo progresso do aluno.

 

Sugestão de critérios para a avaliação do professor:

 

1- O aluno tem se mostrado mais motivado para produzir textos?

2- O aluno tem se empenhado a escrever seguindo orientações?

3- Neste texto, ele demonstrou maior competência em relação aos outros elaborados por ele?

 

  • Devolva os textos com comentários que realmente possam edificar.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.