Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: biblioteca digital

 

13/10/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Troca-troca de livros

Graça Regina Franco da Silva Reis, Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  1. Pesquisar na internet títulos de livros;

  2. Acessar bibliotecas digitais;

  3. Fazer o download de livros;

  4. Ler livros digitais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noções básicas do uso do laptop.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Recursos utilizados nesta aula:

Banner com personagens do projeto UCA

 

KSpread   [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

KWord                 [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]


atividades

Atividade 1

Coletivamente, peça para a turma listar palavras que identifiquem o que é e para que serve uma biblioteca. Solicitar que escrevam as palavras no KWord  [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] do laptop.

Atividade 2

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma biblioteca digital.

Se não souberem, apresente o conceito. Uma biblioteca digital é constituída por documentos  que são digitalizados  sob a forma material (disquetes, CR-ROM, DVD), ou através da Internet, permitindo o acesso à distância.O objetivo de uma biblioteca digital é seleccionar, organizar e distribuir a informação, sob forma de documentos digitais.

Explicar esse conceito aos alunos, que devem anotá-lo no arquivo do Kword do laptop.

Atividade 3

A partir do que foi discutido nas atividades anteriores, solicite que os alunos façam uma tabela no KSpread   [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica], comparando a biblioteca tradicional com a digital. A  tabela poderá ser como o exemplo abaixo:

Biblioteca Tradicional  Biblioteca Digital
   
   
   
   

Cada aluno deverá ler para a turma a sua tabela, completando-a com as informações que os outros colegas listaram e que não constam na sua própria tabela. 

Atividade 4

Solicitar que os alunos entrem nos links abaixo para conhecer o funcionamento de algumas bibliotecas digitais e procurem descobrir como os materiais das bibliotecas digitais listadas poderão ser acessados.

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/livro.html

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/livros.htm

Atividade 5

Pedir que os alunos realizem o download de algum dos materiais da biblioteca nos quais tenham interesse. Auxiliá-los nesta tarefa. Os alunos podem auxiliar uns aos outros também, pois alguns conseguirão aprender a acessar os materiais mais rapidamente do que outros.

Atividade 6

Cada aluno, após ler o material selecionado na atividade 5, deverá fazer um resumo, indicando do que se trata o material. Tal resumo deverá ser feito no Kword do laptop.

 


 

 

Recursos Complementares

Professor, no link abaixo poderá ser conhecida a "Biblioteca Digital Infantil", na qual crianças escrevem histórias para crianças:

"A Biblioteca Digital Infantil tem por missão a criação e divulgação na internet de banco composto por ebooks infantis produzidos por crianças que escrevem histórias infantis para crianças. É mantida pelo ICLB - Instituto Cultural Ladjane Bandeira." 

http://www.ladjanebandeira.org/bpa/bdi.html

O site também oportuniza o acesso a e-books infantis gratuitamente. 

É importante que as crianças percebam que elas também podem contribuir escrevendo histórias para serem disponibilizadas na rede Internet.

 

Avaliação

A avaliação deverá acontecer em diferentes momentos das atividades. 

a- Observe como cada grupo usa as ferramentas disponíveis para pesquisa e acesso às bibliotecas digitais,

 b- Verifique se a tabela foi completada com os dados solicitados,

 c-Observe a participação de todos na elaboração do registro de descobertas,

d- Revise o resumo que cada aluno fez em relação aos materiais pesquisados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.