13/10/2011
Graça Regina Franco da Silva Reis, Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Pesquisar na internet títulos de livros;
Acessar bibliotecas digitais;
Fazer o download de livros;
Ler livros digitais.
Ter noções básicas do uso do laptop.
Recursos utilizados nesta aula:
KSpread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
Coletivamente, peça para a turma listar palavras que identifiquem o que é e para que serve uma biblioteca. Solicitar que escrevam as palavras no KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] do laptop.
Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma biblioteca digital. Se não souberem, apresente o conceito. Uma biblioteca digital é constituída por documentos que são digitalizados sob a forma material (disquetes, CR-ROM, DVD), ou através da Internet, permitindo o acesso à distância.O objetivo de uma biblioteca digital é seleccionar, organizar e distribuir a informação, sob forma de documentos digitais. Explicar esse conceito aos alunos, que devem anotá-lo no arquivo do Kword do laptop.
A partir do que foi discutido nas atividades anteriores, solicite que os alunos façam uma tabela no KSpread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica], comparando a biblioteca tradicional com a digital. A tabela poderá ser como o exemplo abaixo:
Cada aluno deverá ler para a turma a sua tabela, completando-a com as informações que os outros colegas listaram e que não constam na sua própria tabela.
Solicitar que os alunos entrem nos links abaixo para conhecer o funcionamento de algumas bibliotecas digitais e procurem descobrir como os materiais das bibliotecas digitais listadas poderão ser acessados. http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/ http://iguinho.ig.com.br/zuzu/livro.html http://www2.uol.com.br/ruthrocha/livros.htm
Pedir que os alunos realizem o download de algum dos materiais da biblioteca nos quais tenham interesse. Auxiliá-los nesta tarefa. Os alunos podem auxiliar uns aos outros também, pois alguns conseguirão aprender a acessar os materiais mais rapidamente do que outros.
Cada aluno, após ler o material selecionado na atividade 5, deverá fazer um resumo, indicando do que se trata o material. Tal resumo deverá ser feito no Kword do laptop.
|
Professor, no link abaixo poderá ser conhecida a "Biblioteca Digital Infantil", na qual crianças escrevem histórias para crianças:
"A Biblioteca Digital Infantil tem por missão a criação e divulgação na internet de banco composto por ebooks infantis produzidos por crianças que escrevem histórias infantis para crianças. É mantida pelo ICLB - Instituto Cultural Ladjane Bandeira."
http://www.ladjanebandeira.org/bpa/bdi.html
O site também oportuniza o acesso a e-books infantis gratuitamente.
É importante que as crianças percebam que elas também podem contribuir escrevendo histórias para serem disponibilizadas na rede Internet.
A avaliação deverá acontecer em diferentes momentos das atividades.
a- Observe como cada grupo usa as ferramentas disponíveis para pesquisa e acesso às bibliotecas digitais,
b- Verifique se a tabela foi completada com os dados solicitados,
c-Observe a participação de todos na elaboração do registro de descobertas,
d- Revise o resumo que cada aluno fez em relação aos materiais pesquisados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!