Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Escuta de texto oral: quem conta um conto aumenta um ponto

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Escutar histórias lidas ou contadas pelo professor e colegas; 
  • desenvolver a capacidade discursiva;
  • desenvolver o prazer de ouvir histórias; 
  • participar de rodas de contação de histórias.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura da narrativa.
  • Leitura e audição de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do computador;
  • Contação de histórias.

 

Motivação:

 

O professor dirá aos alunos que o título que escolheu para essa aula é:

Quem conta um conto aumenta um ponto.

Dirá que esse título é um provérbio. Perguntará se todos sabem o que é um provérbio e o que esse título significa.

Perguntará se já vivenciaram situações em que alguém (ou o próprio aluno) contou a outros o que uma pessoa fez, e nisso houve exagero, isto é, aumentou a história.

Atividades

Atividade 1

 

1- O professor pedirá aos alunos que prestem bastante atenção na história que irá contar. Começa a contar e de repente pára e pede a um aluno para continuar.  (Os alunos deverão ir criando uma sequência para a história começada pelo professor)

Minutos depois, interrompe a contação e pede a outra que continue e assim até chegar ao epílogo .  ...   Se . Se o professor tiver uma ampulheta, poderá usá-la para medir o tempo. Quando a parte superior da ampulheta estiver vazia, passa a vez para outro aluno. Caso não tenha e a sala não tiver relógio de parede, deverá levar um em tamanho grande para cronometrar o tempo. Todos os alunos deverão participar da atividade. Os menos falantes deverão ter a palavra e serem estimulados a falar.

  • Professor, adeque o texto inicial à faixa etária da classe. Estimule os alunos a serem criativos para que a história não se resolva rápido demais.

 

SUGESTÕES DE INÍCIO DE HISTÓRIAS

 

a- Uma senhora de 70 anos ia sozinha por uma calçada e de repente sentiu uma mão muito grande em seus ombros. Ela se virou para trás e viu .....

b- Duas crianças brincavam tranquilamente no quintal de sua casa. Nesse momento chega a mãe que diz: ...

c- Uma professora ia saindo da escola quando...

d- Um gatinho estava com muita fome e de repente viu...

e- A prova de matemática não estava fácil. Ester pensava... pensava e não conseguia descobrir como começar. A professora...

f- A folha de papel vinha rolando pela calçada e acabou parando nos pés de Ruth. A menina, por curiosidade, leu o que estava escrito e ficou pálida...

f- Fulano (não use nome de meninos da sala) era um grande mentiroso. Sempre que...

g- Aqueles três garotos eram corajosos demais. Ontem, brincando perto de casa, entraram em uma casa abandonada há uns dez anos... 

 

  • Professor, elogie a criatividade de seus aluno e auxilie aqueles que, por ventura,  não conseguiram se sair bem na atividade.

 

Atividade 2

 

O professor pedirá aos alunos que, diante de seus laptops, acessem o site:

http://www.soprando.net/pulpito/quem-conta-um-conto-aumenta-um-ponto

 

Entre vários os assuntos da página acima, os alunos deverão abrir o youtube: A pequena vendedora de fósforos.

  vendedora de fósforos

Imagem disponível em:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sugexp=gsis%2Ci18n%3Dtrue&cp=32&gs_id=2&xhr=t&q=a+pequena+vendedora+de+f%C3%B3sforos&pf=p&sclient=psy-ab&site=&source=hp&rlz=1W1ADSA_pt-BRBR400&pbx=1&oq=+A+pequena+vendedora+de+f%C3%B3sforos&aq=0&aqi=g4&aql=&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=fb2a0ee99195309e&biw=1280&bih=518 

 

O vídeo não tem falas. O professor colocará os alunos em grupo  para, depois de assisti-lo, contarem a história uns para os outros. Depois, o professor escolherá um dos alunos para contar a história para a classe simultaneamente à reapresentação do vídeo. Se for necessário, fará algumas pausas no vídeo para que o aluno tenha calma para narrar.

 

        Atividade 3

RODA DE CONTAÇÃO DE PIADAS

 

O professor distribuirá os textos abaixo entre os grupos e pedirá que elejam um aluno para contar a piada para a classe. Depois que todos tiverem contado, o professor recolherá os textos e pedirá que recontem, por escrito, uma das piadas. Recolherá e lerá para a classe aquelas em que verificou que quem conta um ponto aumenta um ponto.

 

     O Bom aluno

Anúncio de "precisa-se" colocado em jornal por um menino de dez anos:

"Desejo entrar em contato com homens que tenham terminado o curso primário em 1960 e que tenham conhecido meu pai naquela época. Objetivo: verificar se ele era tão bom aluno como diz."

 

 O Valor do Dinheiro

Para ensinar ao filho o valor do dinheiro e tentar diminuir algumas de suas compras inúteis, a mãe o fez escrever uma relação detalhada de como gastava a mesada. Um dia em que escrevia com muito esforço as suas contas, ele disse:

 - Sabe mamãe? Desde que comecei a anotar tudo o que gasto, sempre penso bem antes de comprar alguma coisa.

A mãe ficou toda contente pelo êxito do seu método, e ele completou:

-  Eu nunca compro nada que seja difícil de escrever! 

 

 Negócios

Já cansado de ir tantas vezes àquela casa sem encontrar o dono, o cobrador propôs ao pequeno garoto que o atendeu:

 - Olhe, te dou vinte reais para você me dizer onde está seu pai...

-  Impossível, respondeu o menino. A surra que vou receber depois vale cinquenta pratas, no mínimo!

 

Uma Troca Justa

O pai falando para um garotinho que bate freneticamente, sem parar, num tambor:

-  Chama-se a isto de intercâmbio cultural - eu dou um dinheiro a você, e você me dá esse tambor!

 

Um Passeio Matinal

Um menino está passeando de trem com a mãe num dia de sol. De repente, a senhora em frente tira o seio para dar de mamar ao bebê que ela carrega no colo. Intrigado, o menino pergunta a mãe:

 - Mas... que negócio é esse ?!

 - Ela está dando leitinho para o bebê, meu filho.

 - Leitinho? Aquele peito tá cheio de leite ?

 - Tá, meu amor.

 - E o coitado vai beber assim puro sem nenhum biscoito ?

 

Obrigado!

Uma cigana estava ao balcão de uma pastelaria com o filho de quatro anos ao colo. Este arregalava os olhos para os bolos e pastéis. Uma senhora já de idade, que se encontrava ao seu lado, oferece um pastel ao garoto. O menino come num piscar de olhos.

A mãe cigana pergunta então ao filho:

-  Filho, o que é que se diz à senhora ?

Responde o filho:

-  Senhora, dá-me outro! 

 

O Visitante Ilustre

 - Você é sempre assim tão sossegado e quieto, meu filho ? - Perguntou aquele ilustre senhor que estava de visita.

 Claro que não senhor, respondeu o garoto, é que mamãe me dá dez pratas toda vez que eu fico quieto quando estamos com visitas.

 

O Cobrador

O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.

-  Você pode chamar seu pai? - solicitou o cobrador.

-  Meu pai não está em casa! - respondeu o garoto.

-  Como não está? - recuou espantado o comerciante - Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!

-  Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu.

 

A Sábia Natureza

-  A natureza, explicava a professora, trata sempre de dar compensações. Por exemplo, se uma pessoa perde um olho, a vista do outro torna-se mais forte, e se ensurdece dum ouvido, fica ouvindo muito mais nitidamente com o outro, e assim por diante.

 - A senhora tem razão, falou o aluno lá do fundo, também já percebi isso. Por exemplo, eu notei que quando um homem tem uma perna mais curta que a outra, a outra é sempre mais comprida!

 

O Primeiro dia de Aula

O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saido.

 - Não volto mais lá, respondeu indignado.

-  Mas por quê?

-  Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?

 

Atraso Inesperado

A mãe pergunta:

- Por que você está chegando tão tarde da escola, meu filho?

Responde o menino:

- O chofer do ônibus enguiçou!

 

Textos disponíveis em:

http://sitededicas.uol.com.br/humor_piadas3a.htm 

 

  • Após a certificação da participação de todos os alunos nas atividades orais, o professor encerrará a aula, incentivando os alunos a sempre contarem histórias. 

   

 

 

  

Recursos Complementares

Professor, antes de iniciar a atividade, leia o texto teórico disponível em:

http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira13/noticias/noticia1.htm

  

Avaliação
  • Professor, esteja atento à participação oral e escrita de todos os alunos. Registre o nome daqueles que escutaram com atenção as histórias lidas ou contadas pelo professor e colegas ou demonstraram esforço para desenvolver a capacidade discursiva ou ainda daqueles que mostraram prazer em ouvir histórias e participaram das rodas de contação de histórias.  assim, se possível, valorize cada aluno Aalunoco
  • Assim, você poderá valorizar cada aluno com um elogio.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.