Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Escuta de texto oral: a novela

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal. 
  •  Participar de uma situação de comunicação oral formal.  
  •  Reconhecer algumas das características e funções de uma novela.
  •  Reconhecer a diferença existente entre telenovela fotonovela, radionovela e novela.
  •  Ampliar capacidades de ler novela. 
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Estrutura da narrativa;
  •  Textos literários.
Estratégias e recursos da aula
  •   Pesquisa na internet;
  •   discussão em grupo;
  •   apresentação oral dos grupos. 

           Motivação:

  •  Conversa com os alunos para sondar os conhecimentos que já têm sobre o tema.
  •  Colocar a TURMA  em grupo e pedir que discutam antes de responder oralmente para a classe:

         1- Que diferença há entre novela, telenovela, fotonovela e radionovela?

          Quando os alunos terminarem de discutir, o professor pedirá que um representante de cada grupo apresente as considerações de seu grupo.

Atividades

   1ª Atividade

    Logo após a motivação, o professor entregará um roteiro para que, ao acessarem o site abaixo em seus laptops, respondam às questões abaixo.                            

    http://singrandohorizontes.wordpress.com/2008/01/03/a-novela-fotonovela-telenovela-radionovela

 

                 1- Qual a diferença entre novela, romance e conto, segundo Carlos Reis?

                 2- E para o formalista russo Eikhenbaun? 

                                           

 2ª Atividade                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     O   O professor dividirá entre os grupos os temas: novela, telenovela, fotonovela e radionovela. Se a classe for numerosa, repetirá os temas e, à hora da apresentação, colocará dois grupos com o  mesmo tema em um só grupo . Deverá estimular os alunos a se prepararem bem para alcançarem bom resultado. Após a apresentação dos temas, perguntará se há dúvidas, caso não haja, principiarão a próxima atividade.

Para se prepararem, deverão acessar:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radionovela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telenovela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela

  

Os alunos deverão ser estimulados a pesquisarem também com seus familiares.

Professor estipule um tempo razoável para a preparação, minha sugestão é de 50 minutos. Depois, 10 minutos para apresentação de cada grupo. 

3ª Atividade

                   O  professor apresentará para leitura o texto abaixo adaptado do site:  www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3203723 

               A Novela literária                                                                               

               ESTRUTURA DA NOVELA

                  Segundo MOISÉS Massoud:

      Quanto à AÇÃO:  A novela constitui-se de uma série de unidades dramáticas. Diferente do conto, que gira em torno de um conflito, a novela focaliza vários. E cada um deles apresenta começo, meio e fim.         O  novelista não esgota por completo o conteúdo de uma unidade para depois efetuar o mesmo com as seguintes: no fim de cada episódio, procura deixar sementes de mistério ou conflito para manter aceso o interesse do leitor.

     Quanto ao TEMPO: O presente é categoria dominante, em que pese às referências sumárias ao pretérito. Tudo se passa como se os dias, as semanas, os meses e os anos, de efêmera importância, significassem muito. A ação desenrola-se por inteiro no presente, aqui e agora: condensado o pretérito em breves anotações.

     Quanto ao ESPAÇO: A noção de espaço acompanha de perto o desenvolvimento dentro da novela. Como esta se organiza em torno de episódios sucessivos, cria-se um dinamismo acelerado semelhante à pressa no cinema mudo.  Assumindo a perspectiva da terceira pessoa, o autor se coloca fora dos acontecimentos, ou concede a uma personagem a direção da narrativa. A linguagem da novela caracteriza-se  pela simplicidade: a metáfora, quando presente, há de ser despojada, de imediata apreensão. Os recursos expressivos (diálogo, narração, descrição, dissertação) acompanham a metamorfose decorrente das circunstâncias internas da novela. O diálogo predomina, mas sem o relevo que ostenta no conto."

    Os protagonistas centrais tornam-se numerosos, e as personagens secundárias aparecem com frequência. O ritmo da novela é acelerado, precipitado, decorrente do fato de basear-se mais na ação do que nos caracteres. Visto que o tempo da ação acompanha os ponteiros do relógio, o problema dos novelistas reside no modo de como entrelaçar as células dramáticas. As personagens centrais permanecem ao longo das unidades dramáticas, aglutinando-as e servindo de elemento catalisador para as peripécias que nelas se desencadeiam. 

     Entre os exemplos clássicos de novela figuram:

  O alienista de Machado de Assis;                  

  A morte de Ivan Ilicht, de Tolstói;

  Os sete enforcados, de Andreiev;

  A metamorfose, de Kafka;

  A morte e a morte de Quincas Berro d’ Água, de Jorge Amado; 

  Ninguém escreve ao coronel, de Gabriel García Marquez.

 

      O professor deverá dividir a classe em dois grupos para acessarem e lerem O Alienista de Machado de Assis e A metamorfose de Kafka. Quando terminarem a leitura da novela, pedir que, em grupo façam a análise do texto conforme teoria apresentada no site Recanto das Letras e o apresentem oralmente para a classe. Isto é, determinem as unidades dramáticas, o tempo, o espaço, os personagens principais e, além disso, apresentem a sinopse das obras.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16957 (O Alienista)

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16641  ( A metamorfose) 

Ao final das discussões, não havendo dúvidas, o professor encerra o tema.     

Recursos Complementares

O estudo poderá ser complementado pela leitura dos textos disponíveis em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela

http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/06/06/000.htm

Avaliação

Sugestão de ficha individual para o aluno se autoavaliar quanto à qualidade de sua participação nas três atividades.

                                                                                                                                                               Sim       Não      Às vezes             

  • Esforcei-me para aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal? 
  • Participei ativamente das atividades de comunicação oral formal?
  • Reconheço algumas das características e funções de uma novela?
  • Reconheço a diferença existente entre telenovela, fotonovela, radionovela e novela?
  • Sinto-me mais  capaz para ler novela?
  •  

     

    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.