20/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
1- Que diferença há entre novela, telenovela, fotonovela e radionovela?
Quando os alunos terminarem de discutir, o professor pedirá que um representante de cada grupo apresente as considerações de seu grupo.
1ª Atividade
Logo após a motivação, o professor entregará um roteiro para que, ao acessarem o site abaixo em seus laptops, respondam às questões abaixo.
http://singrandohorizontes.wordpress.com/2008/01/03/a-novela-fotonovela-telenovela-radionovela
1- Qual a diferença entre novela, romance e conto, segundo Carlos Reis?
2- E para o formalista russo Eikhenbaun?
2ª Atividade O O professor dividirá entre os grupos os temas: novela, telenovela, fotonovela e radionovela. Se a classe for numerosa, repetirá os temas e, à hora da apresentação, colocará dois grupos com o mesmo tema em um só grupo . Deverá estimular os alunos a se prepararem bem para alcançarem bom resultado. Após a apresentação dos temas, perguntará se há dúvidas, caso não haja, principiarão a próxima atividade.
Para se prepararem, deverão acessar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radionovela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telenovela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela
Os alunos deverão ser estimulados a pesquisarem também com seus familiares.
Professor estipule um tempo razoável para a preparação, minha sugestão é de 50 minutos. Depois, 10 minutos para apresentação de cada grupo.
3ª Atividade
O professor apresentará para leitura o texto abaixo adaptado do site: www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3203723
A Novela literária
ESTRUTURA DA NOVELA
Segundo MOISÉS Massoud:
Quanto à AÇÃO: A novela constitui-se de uma série de unidades dramáticas. Diferente do conto, que gira em torno de um conflito, a novela focaliza vários. E cada um deles apresenta começo, meio e fim. O novelista não esgota por completo o conteúdo de uma unidade para depois efetuar o mesmo com as seguintes: no fim de cada episódio, procura deixar sementes de mistério ou conflito para manter aceso o interesse do leitor.
Quanto ao TEMPO: O presente é categoria dominante, em que pese às referências sumárias ao pretérito. Tudo se passa como se os dias, as semanas, os meses e os anos, de efêmera importância, significassem muito. A ação desenrola-se por inteiro no presente, aqui e agora: condensado o pretérito em breves anotações.
Quanto ao ESPAÇO: A noção de espaço acompanha de perto o desenvolvimento dentro da novela. Como esta se organiza em torno de episódios sucessivos, cria-se um dinamismo acelerado semelhante à pressa no cinema mudo. Assumindo a perspectiva da terceira pessoa, o autor se coloca fora dos acontecimentos, ou concede a uma personagem a direção da narrativa. A linguagem da novela caracteriza-se pela simplicidade: a metáfora, quando presente, há de ser despojada, de imediata apreensão. Os recursos expressivos (diálogo, narração, descrição, dissertação) acompanham a metamorfose decorrente das circunstâncias internas da novela. O diálogo predomina, mas sem o relevo que ostenta no conto."
Os protagonistas centrais tornam-se numerosos, e as personagens secundárias aparecem com frequência. O ritmo da novela é acelerado, precipitado, decorrente do fato de basear-se mais na ação do que nos caracteres. Visto que o tempo da ação acompanha os ponteiros do relógio, o problema dos novelistas reside no modo de como entrelaçar as células dramáticas. As personagens centrais permanecem ao longo das unidades dramáticas, aglutinando-as e servindo de elemento catalisador para as peripécias que nelas se desencadeiam.
Entre os exemplos clássicos de novela figuram:
O alienista de Machado de Assis;
A morte de Ivan Ilicht, de Tolstói;
Os sete enforcados, de Andreiev;
A metamorfose, de Kafka;
A morte e a morte de Quincas Berro d’ Água, de Jorge Amado;
Ninguém escreve ao coronel, de Gabriel García Marquez.
O professor deverá dividir a classe em dois grupos para acessarem e lerem O Alienista de Machado de Assis e A metamorfose de Kafka. Quando terminarem a leitura da novela, pedir que, em grupo façam a análise do texto conforme teoria apresentada no site Recanto das Letras e o apresentem oralmente para a classe. Isto é, determinem as unidades dramáticas, o tempo, o espaço, os personagens principais e, além disso, apresentem a sinopse das obras.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16957 (O Alienista)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16641 ( A metamorfose)
Ao final das discussões, não havendo dúvidas, o professor encerra o tema.
O estudo poderá ser complementado pela leitura dos textos disponíveis em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/06/06/000.htm
Sugestão de ficha individual para o aluno se autoavaliar quanto à qualidade de sua participação nas três atividades.
Sim Não Às vezes
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!